Arq. Futuro no RJ - Cidades I Percepção e Comunicação em seminário na Escola Eleva

Evento segue para o Rio de Janeiro e reunirá importantes nomes do jornalismo brasileiro para debater o papel da mídia na percepção das cidades pela população; haverá exibição dos vídeos da série Cidade I Cidadão

No dia 24.10, o Arq. Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, leva ao Rio de Janeiro o Seminário “Cidades | Percepção e Comunicação”. O evento acontecerá na Escola Eleva e contará com a participação de importantes nomes do jornalismo brasileiro. São eles Fernando Molica (CBN), Consuelo Dieguez (revista Piauí), Octavio Guedes (Extra), Plínio Fraga (Folha de S. Paulo), João Gabriel de Lima (ex diretor Bravo e Época) e Marcelo Lins (GloboNews) que promoverão um debate mediado por Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, fundadores do Arq.Futuro, Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil e Washington Fajardo, arquiteto urbanista e ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

O seminário pretende responder a algumas perguntas: qual é a imagem de cidade hoje prevalente no senso comum do brasileiro? Como a imprensa contribui para a construção dessa imagem? Como está sendo feita a comunicação sobre cidades? Ao buscar respostas para esses questionamentos, o seminário discutirá de forma ampla o papel de jornalistas e profissionais de comunicação na percepção do público sobre as cidades e na formação de cidadãos conscientes e participativos.

As cidades são descritas como a melhor invenção da humanidade por especialistas como Edward Glaeser, professor de economia em Harvard. Ainda segundo Glaeser, os agrupamentos urbanos constituem uma das formas mais eficientes de distribuição de riqueza, e não é por acaso que concentram, hoje, a maior parte da população mundial. Ao mesmo tempo, a importância das cidades para o desenvolvimento econômico e social não exclui a existência de problemas. Exatamente por concentrarem grandes populações, as cidades enfrentam dificuldades e são palco de conflitos. No Brasil, elas ainda apresentam questões primárias, herdadas do apressado processo de urbanização do século XX, que convivem com as conquistas do século XXI, como o acesso amplo à tecnologia e às redes de informação.

“Para os profissionais de mídia, o desafio é apreender essa realidade contraditória e compreender, filtrar e hierarquizar a imensa quantidade de dados hoje produzidos; é distinguir fato de interpretação, aprofundando análises. Se a cidade é complexa, cabe à imprensa ajudar a entender as diferentes forças que a compõem. Órgãos e profissionais de comunicação e mídia carregam a responsabilidade não apenas de divulgar informação, mas também de compor uma agenda pública, determinando o que é discutido e o que não é, o que é percebido como problema e o que não é”, afirma Tomas Alvim.

Durante o seminário, também será apresentada a série de vídeos “Cidade | Cidadão”, produzida pelo Arq.Futuro, que apresenta os principais desafios enfrentados pelas cidades e as soluções propostas pelo urbanismo contemporâneo. Serão exibidos os seis primeiros vídeos da série, criada como resposta à constatação de que o conceito de cidade ainda é pouco compreendido. A série nasceu da constatação de que o conceito de cidade é ainda pouco compreendido por grande parte do público, para quem a vida urbana é marcada pela desconexão entre indivíduo e espaço coletivo. Pretende-se, assim, lançar uma provocação, incentivando os espectadores a refletir sobre o papel fundamental das cidades na distribuição de riqueza e democratização no acesso a oportunidades, e propondo um debate aprofundado sobre a realidade urbana do país.

Os vídeos, em motion graphics e linguagem acessível e produzidos pela Electromagneti.co, apresentam a principal qualidade das cidades, que as torna polos de atração desde o seu surgimento: as cidades são o local dos encontros, da pluralidade, do convívio da diferença. Nos vídeos, também são explicados conceitos centrais do urbanismo – em especial os mais pertinentes para a compreensão dos problemas e oportunidades das cidades contemporâneas. Entre os temas abordados estão espaço público, planejamento, saneamento, ruas, calçadas, adensamento e espraiamento, patrimônio histórico, vazios urbanos, mercado imobiliário e mobilidade.

“O nosso objetivo é usar diferentes linguagens para alcançar um público amplo, que inclui também crianças e jovens, contribuindo para a formação de uma geração comprometida com a participação nas questões urbanas do século XXI. Tornando acessíveis as reflexões da vanguarda do urbanismo, buscamos mostrar que todos podem entender a origem dos problemas urbanos e discutir os caminhos para sua solução”, avalia Alvim.

Seminário “Cidades I Percepção e Comunicação” – Rio de Janeiro
Lançamento série “Cidade I Cidadão”
Local: Escola Eleva – RJ
Endereço: R. Gen. Severiano, 159 - Botafogo, Rio de Janeiro.
Data: 24/10
Horário: 17h às 20h
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_dKvk6LEHJUJFsL4rJmJvVb4R3KHfI1aqxizlEH402E_nzA/viewform

Debatedores Convidados:
- Consuelo Diegues (Piauí)
- Fernando Molica (CBN)
- João Gabriel de Lima (ex-diretor Época e Bravo)
- Marcelo Lins (GloboNews)
- Octavio Guedes (Extra)
- Plínio Fraga (Folha)

Mediação:
- Marisa Moreira Salles (Arq.Futuro)
- Tomas Alvim (Arq.Futuro)
- Washington Fajardo (ex-presidente Instituto Rio Patrimônio da Humanidade)
- Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP Brasil

Sobre o Arq.Futuro – www.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade e os espaços públicos.

  • Título

    Arq. Futuro no RJ - Cidades I Percepção e Comunicação em seminário na Escola Eleva
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

    Arq. Futuro
  • De

    24 de Outubro de 2017 05:00 PM
  • Até

    24 de Outubro de 2017 08:00 PM
  • Onde

    Escola Eleva
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arq. Futuro no RJ - Cidades I Percepção e Comunicação em seminário na Escola Eleva" 18 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881885/arq-futuro-no-rj-cidades-i-percepcao-e-comunicacao-em-seminario-na-escola-eleva> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.