Apartamento Expo III MF / João Tiago Aguiar Arquitectos

Apartamento Expo III MF / João Tiago Aguiar Arquitectos - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos; João Tiago Aguiar Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, CLIMAR, FERREIRAS MOBILIÁRIO, PADIMAT
  • Construtor: A RENOVADORA CONSTRUÇÕES, LDA.
  • Autor: João Tiago Aguiar
  • Equipe: Ruben Mateus, André Silva, João Nery Morais, Rita Lemos, Laura Cettolin, Arianna Camozzi, Maria Sousa Otto, Ricardo Cruz
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento em questão situa-se na zona do Parque das Nações num edifício contemporâneo. Apesar de ter compartimentos relativamente espaçosos não existia propriamente uma unidade entre as partes da casa. A zona social estava demasiado compartimentada e a existência de diferentes materiais num espaço relativamente pequeno gerava um espaço pouco fluido. A pedra na sala e hall bem como os mosaicos na cozinha e na i.s criavam um ambiente demasiado frio e já datado. A ideia foi unificar o máximo possível o ambiente do apartamento de forma a diluir os seus limites. Este conceito ganhou forma com a implementação de um pavimento único em cimento que ligasse todos os espaços.

Planta
© Fernando Guerra | FG+SG

O centro social do apartamento foi igualmente potenciado ao eliminar-se a parede entre sala e cozinha e ao criar-se uma cozinha aberta com ilha. A ilha para além da parte funcional de cozinha propriamente dita, faz não só a separação entre a cozinha e sala como serve ainda de mesa para refeições e estante de livros no lado virado para a sala. Na bancada encostada à parede colocaram-se os armários à face, com uma zona de bancada toda revestida a pedra mármore branco Estremoz.

© Fernando Guerra | FG+SG

Numa zona adjacente à cozinha e junto à janela foi criado um compartimento de tratamento de roupa, separado do resto do espaço por um ripado constituído por pilares de secção quadrada. Esta divisória permite a passagem da luz ocultando ao mesmo tempo a zona da roupa. Ainda no prolongamento deste ripado, mas já na zona da sala, foi criado um móvel-estante que tem a vantagem de ocultar um pilar, saliente na fachada para o interior do apartamento. A homogeneização dos acabamentos nomeadamente a aplicação generalizada do cimento, tal como a colocação de um espelho na circulação, permitiram revitalizar o espaço de circulação interior, transformando um tortuoso corredor num elemento de continuidade.

© Fernando Guerra | FG+SG

Toda a parede lateral da cozinha é igualmente forrada a MDF lacado a branco de forma a ocultar a porta da despensa, o armário do corredor e a unificar a transição entre zona privada e sala. A iluminação também tem um papel importante como elemento de continuidade. Ao implantarem-se linhas ou caixas de luz estrategicamente colocadas pelo apartamento, criaram-se não só pontos de referência como se prolongou a sensação de espaço.

Corte A
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Expo III MF / João Tiago Aguiar Arquitectos" [Expo III MF Apartment / João Tiago Aguiar Arquitectos] 27 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881777/apartamento-expo-iii-mf-joao-tiago-aguiar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.