Estudio Lamela e KAAN Architecten projetam ampliação do aeroporto Schiphol em Amsterdã

Como parte do consórcio espanhol-holandês KL AIR, os escritórios KAAN Architecten e Estudio Lamela venceram a licitação para projetar o novo terminal do Aeroporto Schiphol de Amsterdã, nos Países Baixos. O consórcio internacional também conta com a participação dos escritórios de engenharia ABT e Ineco, o artista plástico Arnout Meijer Studio e as empresas especializadas de engenharia DGMR e Planeground.

Com uma superfície de 100.500 metros quadrados construídos e capacidade para atender até 14 milhões de passageiros, o futuro terminal será implantado na continuidade dos terminais 1, 2 e 3. Sua distribuição espacial, desenho e tratamento das fachadas buscam, segundo seus autores, "a integração urbana no contexto existente da Schiphol Plaza, da estação ferroviária e deve prever ainda possíveis expansões futuras".

© Filippo Bolognese

No interior do edifício, a sobreposição dos fluxos de passageiros em diferentes níveis possibilitará uma fácil identificação do hall de chegadas e partidas e a área de retirada de bagagens no térreo. Por outro lado, as vias de acesso ao terminal funcionam como elementos urbanos de integração, contribuindo para a manutenção da característica de "cidade compacta" de Schiphol, explicam os autores.

© Beauty & The Bit

A respeito das referências, o consórcio afirma:

A principal fonte de inspiração para nossa intervenção foi a manutenção das características principais do projeto original de 1967 desenvolvido por De Weger e Duintjers em conjunto com o designer de interiores Kho Liang, caracterizado pela abundante iluminação natural, simplicidade e imponente espacialidade.

A área central do edifício encontra-se elevada em relação ao nível de aceso, de modo a criar uma plataforma que proporciona maior privacidade aos processos de controle de segurança, aumentando ao mesmo tempo o pé direito no pavimento inferior, destinado a  retirada de bagagens.

© Beauty & The Bit

A partir da plataforma, os passageiros tem uma vista panorâmica do hall de entrada, o qual será coberto por uma grande estrutura zenital que permitirá aos viajantes uma imersão no céu holandês. A ampla cobertura, de aproximadamente 180 x 150 metros, se apoia sobre a fachada estrutural, os núcleos de elevadores e também sobre alguns blocos de serviço. Os passageiros poderão visualizar o espaço em sua totalidade e movimentar-se livremente por ele. As fachadas possuem amplas aberturas voltadas tanto para a vibrante atividade do aeroporto, assim como para a paisagem holandesa de Amsterdã. alguns critérios de sustentabilidade inerentes ao projeto são evidenciados nos diferentes materiais utilizados, como por exemplo o piso de madeira da plataforma, e também na abundante vegetação dos pátios internos.

© Beauty & The Bit

"A modularidade da estrutura e o ritmo que ela cria nas fachadas e na cobertura, proporcionam serenidade e unidade ao projeto do novo Terminal, do mesmo modo, constitui uma base sólida para uma futura expansão", explicam os responsáveis pelo projeto. "A integração e a atemporalidade são características fundamentais na evolução planejada para Schiphol", acrescentam os autores.

Espera-se que as obras estejam concluídas em 2023.

© Filippo Bolognese
© Filippo Bolognese
© Filippo Bolognese
  • Arquitetos

  • Localização

    Amsterdam Airport Schiphol (AMS), Evert van de Beekstraat 202, 1118 CP Schiphol, Holanda
  • Engenharia

    ABT, Ineco
  • Engenharias especializadas

    DGMR, Planeground
  • Artista plástico

    Arnout Meijer Studio
  • Área

    100500.0 m2
  • Ano do projeto

    2020
  • Fotografias

    Filippo Bolognese, Beauty & The Bit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdam Airport Schiphol (AMS), Evert van de Beekstraat 202, 1118 CP Schiphol, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: ArchDaily Team. "Estudio Lamela e KAAN Architecten projetam ampliação do aeroporto Schiphol em Amsterdã" [Estudio Lamela y KAAN Architecten diseñarán nuevo terminal del aeropuerto de Ámsterdam-Schiphol] 19 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881501/estudio-lamela-e-kaan-architecten-projetam-ampliacao-do-aeroporto-schiphol-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.