A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 2 de 24A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 3 de 24A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 4 de 24A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 5 de 24A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Mais Imagens+ 19

Londres, Reino Unido
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luigi Parise
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cameron Bloom, Dolce Steel Novo, Hunza Outdoor Lighting, Lagares, Lazenby, Palladio, Roshults, Thresher Fabrications
  • Engenheiro Estrutural: TALL

  • Engenharia De Serviços: Pearce and Associates
  • Orçamentos: David Parker

  • Consultoria Histórica: Mitchell Taylor Workshop
  • Arquiteto Paisagista: Todd Longsaffe-Gowan
  • Construção: Verona Construction
  • Planejamento: Camden
  • Controle De Construção: Camd
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 2 de 24
© Luigi Parise

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Galeria em Camadas, localizada na região central de Londres, Reino Unido abriga uma coleção privada de fotografias, estampas, ilustrações e litografias. O edifício de cinco pavimentos foi ampliado algumas vezes a partir de 1770. O objetivo do cliente e do arquiteto era criar uma estrutura com pátio fechado que ofereça um refúgio e um lugar para contemplar arte. Ao adicionar uma nova fachada ao edifício um novo sopro de vida foi trazido para o que constitui agora um pátio interno ajardinado.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 24 de 24
Axonométrica Explodida

Para isso, a equipe de Gianni Botsford Architects desenharam um sequência de telas que criam um efeito de camadas. A primeira, a camada externa é puramente estrutural e feita de aço Corten. A segunda é feita em uma fachada de vidro, com molduras também em Corten. No interior, uma camada adicional é composta por persianas vermelhas que protegem a coleção de obras de arte e painéis de Corten em trilhos usados para armazenar e visualizar os itens da coleção. As aberturas dentro das duas camadas mais externas criam uma fachada que reforça a relação entre espaços internos e externos. Isso é enfatizado com o uso de vegetação que tem seu crescimento dentro da estrutura de Corten.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 5 de 24
© Luigi Parise

No interior, os acabamentos são robustos, similar aos grandes armazéns que foram convertidos em galerias de arte. No térreo, uma parede de tijolos aparente existente contrasta com um armário de Corten projetado pelos arquitetos.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 4 de 24
© Luigi Parise

Este móvel introduz um elemento de incerteza no espaço: abriga um banheiro oculto. Uma homenagem ao tradicional lavatório externo, ou uma referência, talvez na "Fonte" de Duchamp, esse gesto acrescenta uma sensação de surpresa e transformação.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 15 de 24
© Luigi Parise

No pavimento do subsolo, os arquitetos posicionaram uma cozinha externa e no primeiro pavimento, um banco para apreciar as vistas. A qualidade dos vidros utilizados nas fachadas é resistente aos raios UV, assim como o de grandes museus, protegendo a coleção de luz excessiva. Os arquitetos evitaram os efeitos herméticos que podem resultar de um ambiente projetado exclusivamente para proteger e conservar seu conteúdo. A qualidade de filigrana das telas é um componente chave nesta abordagem.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 19 de 24
Planta - Subsolo

Outro tema que os arquitetos desenvolveram é a qualidade efêmera. As superfícies pré-oxidadas do Corten conseguem este efeito, por exemplo, evocando a noção do passar do tempo. 

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 3 de 24
© Luigi Parise

Os arquitetos ainda comparam o edifício com uma árvore, uma vez que sua estrutura possui duas colunas portantes no centro, ramificadas em elementos mais leves. As árvores são estruturas em camadas que mudam juntamente com as mudanças no clima, assim como esta "galeria em camadas" o faz com a variação de luz e reflexões em seus painéis de vidro.

A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects - Imagem 21 de 24
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Galeria em Camadas / Gianni Botsford Architects" [The Layered Gallery / Gianni Botsford Architects] 10 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881343/a-galeria-em-camadas-gianni-botsford-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.