Casa Bambu / VTN Architects

Casa Bambu / VTN Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  217
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Construção: Wind And Water House JSC
  • área Do Terreno: 60.72m2
  • Arquiteto Responsável: Vo Trong Nghia
  • Arquiteto Associado: Kuniko Onishi
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob rápida urbanização, cidades do Vietnã divergem de suas origens de baixa densidade em espaços verdes tropicais. Áreas recentemente urbanizadas estão perdendo sua conexão com a natureza. Este projeto é uma pequena residência em uma estreita rua chamada "Hem" na cidade de Ho-Chi-Minh. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um conceito de "Casa para as árvores", uma série de protótipos de casas com foco nos espaços verdes dentro de bairros de alta densidade.

© Hiroyuki Oki

No Vietnã, existe uma infinidade de pequenas vielas chamadas "Hem". Possuem de 2 a 3 metros de largura, com edifícios similares, compridos e estreitos que percorrem os dois lados da via, quase como um cânion. As calçadas são alinhadas com as formas imponentes, e suas fachadas frias dão à rua uma aura densa e pesada. As janelas são mantidas fechadas em grande parte do tempo para garantir a privacidade.

Com isto em mente, a "Casa Bambu" foi projetada para criar um lar confortável apesar de sua limitada área disponível. Este terreno é denso e estreito, com apenas 2 laterais que permite a ventilação e iluminação natural no edifício. A fachada frontal é um divertido jogo de floreiras localizadas em pontos aleatórios, criando uma entrada acolhedora.

Corte

A paixão dos clientes por bambu e sua grande relevância no contexto asiático resultou em uma fachada coberta de espécies de bambus. Além disto, os canteiros suspensos que se sobressaem na fachada frontal formam beirais profundos que permitem que as janelas sejam mantidas abertas mesmo durante a estação chuvosa.

© Hiroyuki Oki

Na parte posterior da casa, o projeto incorpora uma escadaria semi aberta que é envolta por trepadeiras, onde os ramos e folhas atuam como uma camada de transição que evitam o fluxo direto da luz do sol. Além disto, também cria uma distância confortável entre os vizinhos. 

© Hiroyuki Oki

A fachada frontal e posterior é bastante aberta, envolta por vegetação, permitindo que o vento resfriado passe através da casa. Como resultado, o uso de ar condicionado da casa é consideravelmente reduzido.

© Hiroyuki Oki

Além do bambu na fachada frontal, a estrutura de concreto também é feita utilizando o bambu para permitir uma linguagem de desenho consistente. Sua textura também ajuda a reduzir a aparência intensa e pesada da parede de concreto convencional e portanto enaltece as qualidades estéticas da casa.

© Hiroyuki Oki

Como ressalta o cliente: "Eu acordo com o barulho dos passarinhos todas as manhãs, atraídos por toda a vegetação. Minha casa parece uma floresta no meio da cidade. Os espaços verdes também mantém a casa resfriada em todos os momentos do dia, reduzindo a necessidade de ar condicionado. O espaço também parece maior graças às suas aberturas em ambas as laterais."

Planta - Térreo
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Terceiro Pavimento
Planta - Quarto Pavimento

Este projeto proporciona uma solução criando uma casa confortável e aberta, envolta pelo verde em uma localização bastante densa e terreno pequeno. Não apenas cumpre com as necessidades estéticas e funcionais, mas também reconecta as pessoas umas com as outras e mais importante, com a natureza. 

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bambu / VTN Architects" [Bamboo House / VTN Architects] 29 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881337/casa-bambu-vtn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.