O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Vietnã
  5. VTN Architects
  6. 2016
  7. Casa Bambu / VTN Architects

Casa Bambu / VTN Architects

Casa Bambu / VTN Architects
Casa Bambu / VTN Architects, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Casa Bambu / VTN Architects © Hiroyuki Oki Casa Bambu / VTN Architects © Hiroyuki Oki + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Vietnã
  • Arquiteto Responsável

    Vo Trong Nghia
  • Arquiteto Associado

    Kuniko Onishi
  • Área

    217.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sob rápida urbanização, cidades do Vietnã divergem de suas origens de baixa densidade em espaços verdes tropicais. Áreas recentemente urbanizadas estão perdendo sua conexão com a natureza. Este projeto é uma pequena residência em uma estreita rua chamada "Hem" na cidade de Ho-Chi-Minh. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um conceito de "Casa para as árvores", uma série de protótipos de casas com foco nos espaços verdes dentro de bairros de alta densidade.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

No Vietnã, existe uma infinidade de pequenas vielas chamadas "Hem". Possuem de 2 a 3 metros de largura, com edifícios similares, compridos e estreitos que percorrem os dois lados da via, quase como um cânion. As calçadas são alinhadas com as formas imponentes, e suas fachadas frias dão à rua uma aura densa e pesada. As janelas são mantidas fechadas em grande parte do tempo para garantir a privacidade.

Com isto em mente, a "Casa Bambu" foi projetada para criar um lar confortável apesar de sua limitada área disponível. Este terreno é denso e estreito, com apenas 2 laterais que permite a ventilação e iluminação natural no edifício. A fachada frontal é um divertido jogo de floreiras localizadas em pontos aleatórios, criando uma entrada acolhedora.

Corte
Corte

A paixão dos clientes por bambu e sua grande relevância no contexto asiático resultou em uma fachada coberta de espécies de bambus. Além disto, os canteiros suspensos que se sobressaem na fachada frontal formam beirais profundos que permitem que as janelas sejam mantidas abertas mesmo durante a estação chuvosa.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Na parte posterior da casa, o projeto incorpora uma escadaria semi aberta que é envolta por trepadeiras, onde os ramos e folhas atuam como uma camada de transição que evitam o fluxo direto da luz do sol. Além disto, também cria uma distância confortável entre os vizinhos. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

A fachada frontal e posterior é bastante aberta, envolta por vegetação, permitindo que o vento resfriado passe através da casa. Como resultado, o uso de ar condicionado da casa é consideravelmente reduzido.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Além do bambu na fachada frontal, a estrutura de concreto também é feita utilizando o bambu para permitir uma linguagem de desenho consistente. Sua textura também ajuda a reduzir a aparência intensa e pesada da parede de concreto convencional e portanto enaltece as qualidades estéticas da casa. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Como ressalta o cliente: "Eu acordo com o barulho dos passarinhos todas as manhãs, atraídos por toda a vegetação. Minha casa parece uma floresta no meio da cidade. Os espaços verdes também mantém a casa resfriada em todos os momentos do dia, reduzindo a necessidade de ar condicionado. O espaço também parece maior graças às suas aberturas em ambas as laterais."

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Segundo Pavimento
Planta - Terceiro Pavimento
Planta - Terceiro Pavimento
Planta - Quarto Pavimento
Planta - Quarto Pavimento

Este projeto proporciona uma solução criando uma casa confortável e aberta, envolta pelo verde em uma localização bastante densa e terreno pequeno. Não apenas cumpre com as necessidades estéticas e funcionais, mas também reconecta as pessoas umas com as outras e mais importante, com a natureza. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
VTN Architects
Escritório
Cita: "Casa Bambu / VTN Architects" [Bamboo House / VTN Architects] 29 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881337/casa-bambu-vtn-architects> ISSN 0719-8906