Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 2 de 21Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 3 de 21Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 4 de 21Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 5 de 21Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Santiago, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acerradero local, Blindex, Melón Hormigones
Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 5 de 21
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está situada em uma paisagem fechada.O requerimento começa com a procura por uma propriedade em deterioração que estivesse localizada no setor leste, levando em consideração um orçamento baixo, tanto para a compra da propriedade como para a intervenção. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 7 de 21
© Nico Saieh

Foram considerados alguns fatores principais dentro do desenho como poder outorgar capacidade para 3 automóveis no jardim frontal (a propriedade original tinha a capacidade para um automóvel neste espaço), três dormitórios, espaços comuns amplos e vedar as fachadas de madeira, protegendo a residência em relação à segurança. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 12 de 21
© Nico Saieh
Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 21 de 21
Cortes transversais
Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 3 de 21
© Nico Saieh

Originalmente, a residência era de um nível, voltada para o norte, com a estrutura em alvenaria. O desafio era respeitar a maior quantidade de estrutura existente possível por isso, manteve-se o concreto armado e alguns muros de tijolo. Demoliu-se as divisórias não estruturais e parte da estrutura principal da ala leste da residência existente onde recuou-se a fachada e criou-se um jardim frontal com espaço para três automóveis. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 17 de 21
© Nico Saieh

Procurou-se criar uma área funcional integral que fosse o centro do programa onde se ganharia a maior quantidade de capacidade espacial para poder criar a sensação de estar em um espaço amplo, vivo, com bom intercâmbio de ar e muita luz. A residência surge em torno deste espaço que foi desenhado contemplando a cozinha, as salas de jantar e estar. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 19 de 21
Plantas

No mesmo nível incorpora-se o dormitório principal com banheiro, banheiro de visita, despensa e espaço com acesso de serviço independente. 

No primeiro pavimento são situados dois dormitórios com closet, um banheiro, escritório e terraço. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 15 de 21
© Nico Saieh

A conexão entre esses dormitórios se dá através de uma ponte que trabalha com a desordem espacial da zona comum e cria aberturas para o acesso do solo ao norte desde o nível superior. Neste lugar, obtêm-se aberturas em ambas fachadas (norte e sul) para outorgar ventilação cruzada com o primeiro nível.

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 11 de 21
© Nico Saieh

Os materiais escolhidos refletem o relato que se deseja expor ao estar vivendo na residência,"sentir-se fora da cidade" outorgando um aspecto rústico moderno, utilizando majoritariamente madeiras em pinos tratado e em contraste, utiliza-se concreto e vidro. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 2 de 21
© Nico Saieh

A residência integra a luz, a abertura espacial, a nobreza dos seus materiais e o estilo minimalista/contemporâneo em um espaço com recursos limitados, apresentando uma nova forma de habitar o espaço cotidiano. 

Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos - Imagem 13 de 21
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência FS / Estudio Dikenstein Arquitectos" [Casa FS / Estudio Dikenstein Arquitectos] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881204/residencia-fs-pablo-dikenstein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.