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Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard

Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard
Uma entrada típica da estação no metrô de Paris. ImageVia <a href=“https://pixabay.com/”>Pixabay</a> licensed under <a href=“https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.en“>CC0 1.0 (Domínio Público)</a>
Uma entrada típica da estação no metrô de Paris. ImageVia Pixabay licensed under CC0 1.0 (Domínio Público)

Dispersas pelas ruas de Paris, as elegantes entradas Art Nouveau às estações do Métropolitain (metrô) são um monumento coletivo à Belle Époque da cidade do final do século XIX e início do século XX. Com o trabalho sinuoso sinuosa modelado a partir de plantas estilizadas, as entradas do metrô agora figuram entre os mais famosos emblemas arquitetônicos da cidade; No entanto, devido à cautela da cidade em face à industrialização e da decisão do arquiteto Hector Guimard de utilizar uma estética arquitetônica então nova, levaria décadas antes que as entradas ganhassem a ilustre reputação que agora desfrutam.

Durante as primeiras fases de construção, vias foram cavadas logo abaixo do nível da rua. Via <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paris_Metro_construction_03300288-3.jpg”>National Library of France</a> Domínio Público. Cortesia de National Library of France Réplica em Chicago, EUA © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2012-07-21_7000x4912_chicago_art_nouveau_metra.jpg”>Wikimedia Commons user J. Crocker</a> (2012) Domínio Público. Cortesia de J. Crocker Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magasins_R%C3%A9unis_171_-_PARIS_-_Station_du_M%C3%A9tropolitain_-_Place_de_la_Bastille.JPG”>Claude_Villetaneuse</a> (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magasins_R%C3%A9unis_171_-_PARIS_-_Station_du_M%C3%A9tropolitain_-_Place_de_la_Bastille.JPG”>Claude_Villetaneuse</a> (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse + 10

A transformação radical de Paris do labirinto medieval à metrópole do Segundo Império entre as décadas de 1850 e 1870 coincidiu com a construção das primeiras ferrovias subterrâneas de Londres. Embora a enxurrada de demolição e reconstrução ocorrida na capital francesa tenha sido um momento ideal para instalar um sistema de metrô, o Prefeito do Sena Georges-Eugène Haussmann não teve nenhum interesse aparente em implementar tal infraestrutura. Os governos estaduais e locais discutiram sobre quem seria responsável se o sistema fosse construído, enquanto o público - horrorizado com o pensamento de sua cidade sendo engolido por algo tão industrial - expressava sua ardente desaprovação. [1]

Em última análise, a Exposição Universelle de 1900 chegou para convencer a cidade de que precisava de um moderno sistema de transporte de metrô. Charles Garnier, o arquiteto mais conhecido por projetar o teatro da ópera de Paris, que agora leva seu nome, aconselhou o Ministro das Obras Públicas que, para que as pessoas aceitassem o Metro, ele teria que ser visto como mais do que uma criação industrial - teria que ser uma obra de arte. [2] Com isso em mente, a Société Centrale des Architectes realizou um concurso para selecionar um arquiteto para projetar as entradas superficiais do metrô. Embora a empresa Duray, Lamaresquier e Paumier tenha vencido o concurso, a seleção foi anulada por Adrien Benard, presidente do Conseil Municipal de Paris; Em seu lugar, ele escolheu Hector Guimard, um notável arquiteto Art Nouveau que não submeteu propostas ao concurso. [3]

Durante as primeiras fases de construção, vias foram cavadas logo abaixo do nível da rua. Via <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paris_Metro_construction_03300288-3.jpg”>National Library of France</a> Domínio Público. Cortesia de National Library of France
Durante as primeiras fases de construção, vias foram cavadas logo abaixo do nível da rua. Via National Library of France Domínio Público. Cortesia de National Library of France

Graduado da École des Beaux-Arts de Paris, Guimard era fascinado pelas teorias do racionalismo estrutural de Eugène Viollet-le-Duc e pela arquitetura gótica que Viollet-le-Duc tanto admirava. Combinando essa inspiração com as influências do Movimento das artes e artesanato britânico e do trabalho Art Nouveau de Victor Horta, ele desenvolveu sua própria forma de racionalismo Art Nouveau - que se afastou das propostas ecléticas e classicistas feitas por seus concorrentes e, finalmente, ganhou o interesse e a aprovação de Benard Adrien. [4]

Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magasins_R%C3%A9unis_171_-_PARIS_-_Station_du_M%C3%A9tropolitain_-_Place_de_la_Bastille.JPG”>Claude_Villetaneuse</a> (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse
Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © Claude_Villetaneuse (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse

Ao invés dos projetos de alvenaria apresentados pelos vencedores da competição, Guimard propôs que as entradas do metrô fossem construídas em ferro fundido e vidro. A decisão teve vários benefícios práticos: mais significativamente, as entradas de ferro ocupavam muito menos espaço do que as pedras, uma necessidade em muitos dos locais escolhidos para estações de metrô. O ferro também era mais barato e mais fácil de produzir e transportar, e permitia uma maior facilidade de produção em massa do que a alvenaria. [5]

Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magasins_R%C3%A9unis_171_-_PARIS_-_Station_du_M%C3%A9tropolitain_-_Place_de_la_Bastille.JPG”>Claude_Villetaneuse</a> (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse
Place du Bastille (Carte postale ancienne éditée par les Magasins Réunis). © Claude_Villetaneuse (1908) Domínio Público. Cortesia de Claude Villetaneuse

Além dessas preocupações logísticas, o ferro fundido também era muito mais adequado às curvas sinuosas, naturalistas e esbeltas que incorporam o Art Nouveau. Usando um conjunto de elementos estruturais modulares, Guimard criou cinco tipos de entrada, desde trilhos simples até pórticos cobertos grandiosos; cada entrada da estação compartilhava a mesma tinta verde (que se assemelhava à pátina de bronze) e uma placa com a palavra Métropolitain em uma tipografia desenhada pelo próprio Guimard. A variante mais simples e mais comum era um conjunto de grades com um par de lâmpadas de cor âmbar em forma de botões de flores, sua luz colorida iluminando o sinal de Métropolitain montado entre elas. A maior sensação, no entanto, foi em resposta às elaboradas entradas do pavilhão, com os toldos de vidro abobadados coroando as escadas abaixo. [6,7]

Uma luz de farol típica fora da entrada de uma estação de metrô de Paris. ImageVia <a href=“https://pixabay.com/”>Pixabay</a> licensed under <a href=“https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.en“>CC0 1.0 (Domínio Público)</a>
Uma luz de farol típica fora da entrada de uma estação de metrô de Paris. ImageVia Pixabay licensed under CC0 1.0 (Domínio Público)

Embora agora tenham sido celebrados como um elemento icônico da paisagem urbana parisiense, as entradas do metrô de Guimard foram inicialmente vistas com desprezo por parisienses irados, que afirmaram que a tipografia nos sinais era "não-francesa" e que a cor verde era "alemã demais" [8]. Em 1904, 141 estações foram construídas usando as cinco variações modulares de Guimard. A versão para uma estação adjacente à Opéra Garnier, no entanto, foi rejeitada pelo Conselho Municipal, que declarou seu estilo como incongruente às tradições arquitetônicas existentes da cidade e, portanto, inadequado para a construção ao lado da Ópera. [9]

Réplica em Chicago, EUA © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2012-07-21_7000x4912_chicago_art_nouveau_metra.jpg”>Wikimedia Commons user J. Crocker</a> (2012) Domínio Público. Cortesia de J. Crocker
Réplica em Chicago, EUA © Wikimedia Commons user J. Crocker (2012) Domínio Público. Cortesia de J. Crocker

Apenas 86 das 141 entradas de metrô originais permanecem de pé, com muitas demolidos nas décadas anteriores ao Art Nouveau ter sido reconhecido como um estilo digno de políticas de preservação. As estações que permanecem são hoje vistas como inspiração para o estilo Métro, homônimo, seu ferro verde e letras elegantes irrevogavelmente associadas a toda a marca visual do sistema de metrô. Apesar da proeminência de curta duração do Art Nouveau e do desprezo inicial dos moradores da cidade, as entradas remanescentes do metrô de Guimard - como a Torre Eiffel, de ferro forjado - tornaram-se símbolo integral e amado de Paris. [10]

Referências

[1] Ayers, Andrew. The Architecture Of Paris: An Architectural Guide. Stuttgart: Edition Axel Menges, 2004. p381-382.
[2] Ayers, p382.
[3] Sennott, R. Stephen. Encyclopedia of 20th Century Architecture. New York: Fitzroy Dearborn, 2004. p840.
[4] Curtis, William J. R. Modern Architecture Since 1900. 3rd ed. London: Phaidon Press, 1996. p58-59.
[5] Sennott, p840-841.
[6] Ayers, p382.
[7] Sennott, p840.
[8] Ayers, p382.
[9] Sennott, p841.
[10] Poulin, Richard. Graphic Design Architecture: A 20th Century History. Beverly, MA: Rockport Publishers, 2012. p45.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Hector Guimard
Escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Entrada das Estações de Metrô de Paris / Hector Guimard" [AD Classics: Paris Métro Entrance / Hector Guimard] 02 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880796/classicos-da-arquitetura-entrada-das-estacoes-de-metro-de-paris-hector-guimard> ISSN 0719-8906