Residência Fish Creek / Edition Office

Residência Fish Creek / Edition Office - Mais Imagens+ 28

Fish Creek, Austrália
  • Arquitetos: Edition Office; Edition Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  294
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ben Hosking
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Capral, Feltex, Great Dane, Precise Timber Innovations
  • Construtora: Trease
  • Consultor Engenharia Estrutural: Deery
  • Sustentabilidade: House - Energy Assessment
  • Arquitetos Responsáveis: Aaron Roberts, Kim Bridgland
  • Cidade: Fish Creek
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Ben Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada ao longo de uma cordilheira sinuosa na periferia do pequeno município de Fish Creek. A edificação está rodeada por uma parede texturizada de tijolo em resposta a sua posição exposta aos fortes ventos locais e uma rodovia próxima. Essa larga parede envolve os três pavilhões feitos com madeira escura, como uma manta áspera e espessa, oferecendo abrigo enquanto são assentados no limite inferior da parede, voltados para a linha ondulada e bela da costa de Promontorio Wilsons. Os três pavilhões são separados um dos outros e, desde a borda norte da parede, permite-se que a luz do sol ilumine profundamente uma série de pátios protegidos e com vegetação que oferecem aos espaços interiores relações imediatas com o jardim e o deck. Esses interiores proporcionam uma paleta cálida e robusta de paredes revestidas de madeira, pisos de concreto pigmentados de preto e coberturas da mesma cor.

© Ben Hosking

Ao responder a uma situação paisagística australiana, vemos que é vital que uma conversa ou um diálogo emocional surjam entre a residência, a paisagem e o ocupante. Neste sentido, a residência foi intencionalmente desenhada para ser completamente dissonante do seu terreno e, ao mesmo tempo, inteiramente e profundamente compreensiva com ele. Essa relação de aparente fricção entre a casa e sua localização permite que surja uma brecha entre as características conhecidas e desconhecidas deste lugar. Estabelecendo um primeiro contraste de alta solidez com a paisagem, a residência aparece primeiro como monumento alheio ao seu entorno. Entretanto, depois de uma inspeção mais próxima, as sólidas e brancas paredes ancoram a edificação no terreno de uma maneira muito mais forte que seu volume individualmente. Suas qualidades materiais estão mais em sintonia com a graça e a profunda humildade tanto da paisagem circundante como da comunidade local, que se converteu em uma das principais características definidoras.

© Ben Hosking
Planta
© Ben Hosking

Sustentabilidade

A residência está construída sobre uma laje de concreto polido com pigmento negro que incorpora uma mistura de cinzas e escórias de resíduos. Essa laje é aquecida hidronicamente através do fogão/lareira de lenha de madeira que também contribui com o sistema de água quente solar da casa. Em resposta às condições do terreno, a residência está orientada ao longo de um eixo norte-oeste, entretanto, se lhe outorga uma importante proteção contra o sol ocidental e logo se separa em três pavilhões independentes para permitir uma exposição direta ao norte em todos os espaços de estar e aquecer passivamente o solo da laje de concreto. A parede protege a casa dos fortes ventos da região e, entretanto, permite uma eficaz ventilação de fluxo transversal. Uma grande tela deslizante foi desenhada com a porosidade suficiente para fragmentar os ventos da zona de proteção adicional ao grande pátio norte. Quando for necessário, 60.000 L de água da chuva são coletados e armazenados no local para abastecer a casa. Todos os resíduos são tratados in situ com um sistema de tratamento de compostagem para o minhocário. Os materiais são especificados com baixo COV e os tijolos reciclados. Um sistema fotovoltaico de 7kw solar é incorporado na cobertura para fornecer energia à residência. 

© Ben Hosking
© Ben Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Fish Creek / Edition Office" [Fish Creek House / Edition Office] 22 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879873/residencia-fish-creek-edition-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.