MINI LIVING - Breathe / SO-IL

MINI LIVING - Breathe / SO-IL - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: SO-IL; SO-IL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Laurian Ghinitoiu
Mais informaçõesMenos informações
© Laurian Ghinitoiu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lugares atrativos para morar são cada vez mais escassos nas cidades atualmente. E quando se trata destes espaços de vida, o uso responsável dos recursos é uma questão de urgência. MINI se associou com os arquitetos de Nova York architects SO – IL para apresentar uma solução visionária deste desafio duplo. A instalação é uma interpretação do futuro da cidade consciente de recursos, compartilhada dentro de uma metragem compacta. “MINI LIVING – Breathe põe em questão os conceitos da vida convencional e introduz um enfoque criativo de resolução de problemas para os desafios futuro em áreas urbanas,” explica Esther Bahne, Diretora de Estratégia de Marca e Inovação da MINI. “A instalação mostra o que acontece quando vemos as casas não apenas como um espaço para morar, mas também como uma parte ativa de nosso meio ambiente - que desempenha um papel positivo para as pessoas que vivem aqui.”

© Laurian Ghinitoiu
Planta
© Laurian Ghinitoiu

Viver, reinventado

Em consonância com a adesão dos princípios de uso criativo do espaço e metragem mínima, a instalação cria uma atrativa área de estar para até três pessoas em um lote urbano livre de 50 m² em Milão, Itália. Uma estrutura metálica modular forma o grid básico do MINI LIVING e uma envoltória externa flexível e permeável à luz cria o limite entre o interior e o exterior. Um total de seis ambientes potenciais e um jardim na cobertura proporcionam um espaço para realização pessoal.

Cortesia de SO-IL

No térreo, uma área de cozinha atua como uma interface espacial e social com o entorno da instalação. Dá as boas vindas aos visitantes, reúne as pessoas e os incentiva a se comprometerem com os demais. Por sobre isto estão várias áreas de estar, divididas em três níveis em total, que oferecem um lugar acolhedor para relaxar e trabalhar. As áreas para dormir, uma potencial zona úmida e um jardim na cobertura se estendem por toda a parte superior da instalação. As áreas de estar individuais estão separadas por paredes com tecidos permeáveis à luz. Esta característica translúcida permite que as pessoas de outros ambientes componham silhuetas e movimentos, criando uma sensação de conexão e união. Além disto, outorga aos residentes um sentido de privacidade, quando necessário.

© Laurian Ghinitoiu
Diagrama
Cortesia de SO-IL

A casa como um ecossistema ativo

A instalação oferece mais que um espaço de vida atrativo. "O foco se estende além de um simples conceito de vida", argumenta Oke Hauser, responsável criativo de MINI LIVING. “Consideramos a instalação como um ecossistema ativo, que traz uma contribuição positiva às vidas e experiências das pessoas que vivem ali e ao microclima urbano, representado aqui pelo uso inteligente de recursos essenciais para a vida - ar, água e luz."

© Laurian Ghinitoiu

A instalação ajuda a melhorar o microclima das áreas urbanas

Sua envoltória externa flexível possui um revestimento especial que filtra e neutraliza o ar. Além disto, o jardim da cobertura utiliza vigorosas plantas produtoras de oxigênio para melhorar ainda mais a qualidade do ar e o microclima urbano. A envoltória externa é translúcida, e inunda o ambiente com luz natural, garantindo um ambiente interno luminoso e agradável. Uma dispositivo inteligente na cobertura recolhe a água da chuva para ser posteriormente utilizada. A estrutura é móvel e adaptável, desenhada para ser desmontada e instalada em outros lugares. O tecido é intercambiável e pode ser substituído por outro que funciona adequadamente para diversos climas diferentes.

Diagrama

“MINI LIVING – Breathe leva aos residentes o contato direto com o entorno e o meio ambiente. Ao fazer da vida urbana uma experiência ativa, a instalação incentiva os visitantes a confrontar nossa tendência a assumir os recursos como duráveis e garantidos," acrescenta Ilias Papageorgiou, Diretora de SO - IL.

© Laurian Ghinitoiu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "MINI LIVING - Breathe / SO-IL" [MINI LIVING - Breathe / SO-IL] 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879627/mini-living-breathe-so-il> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.