Foster + Partners divulga novo projeto para o centro de Estocolmo

Com as obras do complexo de transporte de Slussen em Estocolmo em andamento, o último edifício deste que é um dos maiores nodais da cidade foi apresentado pela prefeitura e pelo escritório Foster + Partners.

Localizado no ponto central do masterplan idealizado por Foster + Partners em conjunto com o escritório sueco Berg Arkitektkontor, e também os paisagistas do White Arkitekter e projetistas de iluminação da ÅF Lighting, o Mälarterrassen, antigamente conhecido como Lago Mälaren, (o grande lago de água doce sobre o qual foi construída grande parte da cidade de Estocolmo) receberá um edifício de três pavimentos com espaços de uso misto para atrair a população local e turistas a uma área da cidade anteriormente dominada por automóveis.

Foster + Partners divulga novo projeto para o centro de Estocolmo - Mais Imagens+ 6

Imagem de Foster + Partners. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo

"Mälarterrassen será um novo atrativo para Estocolmo, com mercados, cafés e restaurantes, conectados diretamente a Gamla Stan, o antigo centro de Estocolmo, através de rotas acessíveis para pedestres. Além disso, este novo bairro urbano permeável e vibrante também será um novo e espetacular local para a realização de eventos e expressões artísticas em geral", disse Spencer de Gray, diretor de projetos da Foster + Partners.

Slusstorget. Imagem de White Arkitekter. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo
Katarinaparken. Imagem de Foster + Partners. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo

O edifício servirá como um ponto chave de conexão entre a paisagem elevada de Södermalmstorg ao sul, a comporta de barcos na parte posterior e o antigo centro de Gamla Stan. Contando com elevadores e escadas rolantes operando durante às 24 horas. Terraços públicos abrirão vistas para ambos lados do canal, enquanto que as fachadas de vidro permitirão permitirão que a luz do norte penetre no seu interior. Sua envoltória "inteligente" foi projetada especificamente para se adaptar as diferentes condições climáticas durante o verão e o inverno.

Underbridge lighting. Imagem de ÅF Lighting. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo
Slussen - depois Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo

"Mälarterrassen evidencia a ambição da cidade em transformar Slussen em um novo local de encontro para Estocolmo. As ideias propostas pela população, obtidas no processo de planejamento participativo, se refletem em muitas das propostas do projeto. O novo edifício é menor e menos dominante que as propostas anteriores e será acessível à todos", acrescentou Roger Mogert, ministro da Cultura da Cidade de Estocolmo.

Espera-se que as obras em Mälarterrassen estejam concluídas em 2025. Saiba mais sobre o plano de reconstrução de Slussen, aqui.

Via Foster + Partners, Cidade de Estocolmo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Foster + Partners divulga novo projeto para o centro de Estocolmo" [Massive Redevelopment Plan in Stockholm Will Feature Terraced Building by Foster + Partners] 18 Set 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879593/foster-plus-partners-divulga-novo-projeto-para-o-centro-de-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.