Lançamento do livro "Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business"

O evento lança o livro “Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business” de Paolo Colosso e, aproveitando a ocasião, discute ações coletivas que tem os grandes centros urbanos como pauta, mas também como lugar por excelência das interações inventivas, da refeitura de vínculos, da produção de contranarrativas e, ainda, das subjetivações políticas. Isto num momento em que a reativação de espaços públicos e da vida urbana encontram condições adversas, mas ao mesmo tempo marcam a entrada em cena de novos personagens, cujos papeis ainda não sabemos quais serão. Na conversa com o autor estarão Alana Moraes( PPGAS- UFRJ) e Guilherme Wisnik ( FAU USP)

O livro reconstitui marcos fundamentais da produção teórica e arquitetônica de Rem Koolhaas diante da chamada condição metropolitana, ao longo de seu percurso entre o fim dos anos 1970 aos dias de hoje. A trajetória capilarizada de Koolhaas suscita três inquietações que perpassam o texto. A primeira visa compreender em que medida a arquitetura pode funcionar como campo de práticas e valorações que disputa os rumos do fenômeno urbano. A segunda consiste em perceber redefinições disciplinares no último quartel do século passado. A terceira reside em apontar desafios das grandes cidades contemporâneas. É fecunda a tarefa de explorar tais questões a partir da figura paradigmática de Koolhaas, uma vez que sua reflexão participante realiza um duplo movimento, qual seja, compreende inscrições da cultura nas práticas arquitetônicas e intervém nas dinâmicas urbanas – materiais e simbólicas – a partir da arquitetura.
Trata-se, em última instância, de tomar o espaço socialmente produzido como mediação privilegiada para pensar o contemporâneo em suas limitações e possibilidades, conferindo um sentido ao presente. O duplo esforço de ancorar-se no solo histórico-social e assumir uma perspectiva totalizante sempre aberta é o que confere a esse trabalho – para dizer de modo ambicioso – um caráter filosófico.
O livro é resultado da pesquisa de mestrado realizada no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a Bigness e o big business" " 08 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879358/lancamento-do-livro-rem-koolhaas-nas-metropoles-delirantes-entre-a-bigness-e-o-big-business> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.