O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museus E Espaços De Exposições
  4. China
  5. Wutopia Lab
  6. 2016
  7. Jardim Oito Décimos / Wutopia Lab

Jardim Oito Décimos / Wutopia Lab

  • 11:00 - 27 Outubro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Jardim Oito Décimos / Wutopia Lab
Jardim Oito Décimos / Wutopia Lab, © CreatAR
© CreatAR

© CreatAR © CreatAR © CreatAR © CreatAR + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Xangai, China
  • Arquiteto Responsável

    Yu Ting
  • Gerente de Projeto

    Ge Jun
  • Design

    Dai Xinyang
  • Área

    2.000 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • LDI

    Shanghai DuJuan Engineering Design and Consultants Limited
  • Design de Interiores

    ShangRuiYuan Building Design Consultants Limited
  • Projeto de Paisagismo

    Atelier VISION
  • Projeto Executivo

    Zhou Yi Lian, Chen Guohua, Yang Xueting, Ma Xinyu
  • Interiores

    Fan Riqiao, Zhang Zhe
  • Paisagismo

    Guo Wen, Ni Zhicha, Baoyu
  • Consultoria de Interiores & Paisagismo

    Yu Ting
  • Cliente

    Shi Huijuan
  • Mais informações Menos informações
© CreatAR
© CreatAR

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim Oito Décimos é um museu de arte dedicado às artes e ofícios, que também pode ser usado como local para conferências nas horas vagas. Possui café, biblioteca, escritórios, hotel, assim como um restaurante, salas de estudo e salas de xadrez. É um micro complexo cultural.

© CreatAR
© CreatAR
Implantação
Implantação
© CreatAR
© CreatAR

O Jardim Oito Décimos era originalmente um centro comercial de dois andares numa esquina triangular, com um salão circular de quatro andares acima. O acesso à entrada se dá a partir do espaço aberto da esquina. Os outros dois lados do edifício abrigam a associação do bairro e lojas ao longo da rua.

© CreatAR
© CreatAR

Esperamos que o edifício possa revelar o espírito de Xangai, que é cheio de vida. Assim, seus espaços, que totalizam 2.000 metros quadrados, deveriam ser variados, mas também conectados entre si. Não queríamos o minimalismo obsessivo, nem um cenário exagerado e pouco integrado. Usamos antíteses para conceber o espaço: o jardim externo representa a complexidade, e dentro do edifício, por outro lado, há a simplicidade. Mas as simplicidades são um pouco diferentes. O museu de arte deveria ser robusto e poderoso, mas as salas de estudo e o restaurante ao lado deveriam ser aconchegantes e agradáveis. Os escritórios comuns no terceiro andar um pouco mais rústicos, enquanto o hotel no quarto andar apresentaria um pouco mais de elegância. As pessoas deveriam sentir facilmente uma espiritualidade nesses locais. Na cobertura, homenageamos o antigo jardim literário ao colocar ali um jardim com vegetação.

Planta - 4º Pavimento
Planta - 4º Pavimento

O hotel no quarto andar é uma surpresa escondida do Jardim Oito Décimos. Cada quarto tem seu próprio pátio e há também um pátio na área comum. Estes são pátios chineses contemporâneos, originados e refinados da pintura de Chou Ying.

© CreatAR
© CreatAR

Nosso projeto leva em consideração a associação do bairro e as lojas na rua. Dentro do pátio, temos duas paredes posteriores que contêm muitos equipamentos de ar condicionado e uma variedade de tubos. Para isolar esse cenário desordenado, utilizamos elementos que atuam como uma barreira divisória.

© CreatAR
© CreatAR

Para esta barreira, utilizamos placas onduladas, azulejos, painéis de alumínio perfurado (cujo padrão é uma versão pixelada de "milhares de quilômetros de montanhas e rios"), e uma grade vertical de alumínio com vegetação. Não optamos por uma parede vegetada porque seu estilo não era tão importante, apenas deveria ser preta e não completamente fechada. Somente esse tipo de parede poderia oferecer um contraste entre o entorno e o Jardim Oito Décimos, tornando-se um lugar que renasce a partir do antigo local. A estrutura galvanizada faz parte da antiga configuração, enquanto a grade preta é um novo elemento. O padrão não era importante, mas seu tamanho final sim teve que ser estudado, pois ele determinou os detalhes estéticos.

© CreatAR
© CreatAR

Usamos placas de alumínio perfurado para criar um véu na fachada. Este véu não tem função climática, mas uma cortina de vidro, um espaço aberto e uma varanda por trás. Criamos um borrão entre a fachada e a barreira climática.

© CreatAR
© CreatAR

Esperamos construir um local que preste uma homenagem ao parque urbano de Xangai dos anos 1970, bem como à história do jardim local. Deixar que o jardim e o edifício se fundam em um e a totalidade desse conjunto seja a arquitetura.

© CreatAR
© CreatAR

Ao projetar a entrada de bambu no pátio frontal, o Jardim Oito Décimos torna-se independente. Mas ele não é um local privado, é aberto aos residentes vizinhos - o que o faz ser aceito por eles. Os moradores gostam do jardim e sentem-se satisfeitos em poder caminhar em paz por ele para se encontrarem. Estamos reconstruindo o espaço em um bairro complexo, e por isso fizemos do projeto da porção frontal do terreno também um plano de revitalização de micro-espaços urbanos. A rua era uma vez um simples corredor, com uma paisagem original desgastada, mas nosso pátio frontal mudou a esquina, tornando-a viva novamente. Dessa maneira, o significado sociológico da arquitetura é revelado.

Corte
Corte

O cliente era um famoso ex-gerente de uma fábrica de esmaltes de Xangai. O esmalte já foi uma das mais importantes necessidades diárias da China, mas agora é bastante instável. Com a construção do Jardim Oito Décimos, o filho do cliente voltou de Milão, fundou uma marca elegante de esmaltes e instalou-se no Jardim. Este é um renascimento da tecnologia antiga e das tradições familiares.

© CreatAR
© CreatAR
© CreatAR
© CreatAR

O jardim cobre uma área de menos de cerca de quatrocentos metros quadrados, o que representa apenas oitenta por cento da área disponível. O nome chinês "Bafen" derivou disso e lembra as pessoas de viverem uma vida boa, mas não muito cheia. É por isso que o local é chamado de "Jardim Oito Décimos".

© CreatAR
© CreatAR

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Wutopia Lab
Escritório
Cita: "Jardim Oito Décimos / Wutopia Lab" [Eight Tenths Garden / Wutopia Lab] 27 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878063/jardim-oito-decimos-wutopia-lab> ISSN 0719-8906