MESURA avança na renovação do histórico Castelo de Peratallada na Catalunha

O escritório MESURA apresentou sua proposta final para a reforma do castelo de Peratallada (Baix Empordà, Catalunha, Espanha), declarado em 1988, como bem cultural de interesse nacional. Descrito pelos arquitetos como 'uma área de lazer, no coração de um povoado que conserva em suas ruas, vestígios de seu passado medieval', o projeto já encontra-se em fase de construção.

Frente aos desafios que a intervenção contemporânea em construções históricas apresenta, os arquitetos do escritório definiram sua estratégia: "o tratamento dos paramentos verticais e horizontais segundo seu valor histórico-artístico e arquitetônico", explica MESURA, "através da hierarquização destes valores, potencializando e respeitando seus atributos mediante a incidência da luz nos materiais".

MESURA avança na renovação do histórico Castelo de Peratallada na Catalunha - Mais Imagens+ 13

Cortesía de Mesura

Descrição dos arquitetos: o Castelo de Peratallada, localizado no Baix Empordà (Catalunha, Espanha), foi declarado como conjunto histórico-artístico e bem cultural de interesse nacional, conservando em seus muros, numerosos vestígios de seu passado medieval de princípios do século X.

O castelo encontra-se integrado no interior do povoado de Peratallada e é cercado por uma muralha de pedra que funciona como um filtro entre ambos. O terreno de 3.200 metros quadrados possui uma morfologia irregular que se adapta a malha urbana do município, sendo o ponto nevrálgico do lugar. O local está ocupado por distintos volumes que se intercalam com vários pátios entre os quais se gera uma riqueza espacial, enquanto que a torre do castelo domina e articula toda a intervenção.

Cortesía de Mesura

A integridade do conjunto murado do Castelo será mantida, pondo em evidência sua arquitetura para converter-se em um espaço singular e marco no território, adaptado e equipado para receber usos e eventos distintos em um entorno com atmosfera mediterrânea típica de Empordà.

A estratégia principal para a reforma dos espaços internos foi o tratamento dos parâmetros verticais e horizontais segundo seu valor histórico-artístico e arquitetônico, através da hierarquização destes valores, potencializando e respeitando seus atributos mediante o controle da maneira com que a luz incide em seus materiais.

O respeito pela historia do conjunto construído é levada ao extremo com a intervenção minuciosa em cada sala. A exigência construtiva e o rigor nos detalhes se manifesta em cada um dos espaços. Devido as novas demandas, cada sala será equipada para atender todas as exigências dos usuários.

Cortesía de Mesura

Os espaços exteriores respiram uma atmosfera mediterrânea, dotada de vegetação e materialidade próprias, adequadas a cada um dos três pátios do conjunto. Integram-se elementos arquitetônicos para proporcionar espaços acolhedores, sombreados e distintas varandas.

Cortesía de Mesura

Os volumes anexos às construções principais do castelo se reorganizam, um novo pavilhão de concreto e madeira será inserido, o qual abrigará a cozinha principal do conjunto.

Os espaços do térreo, destinam-se ao uso público, as salas de maior interesse histórico-artístico, como o salão "Parlador” e a “Aula Maior”, apresentam usos polivalentes. Estas estão equipadas para receber qualquer tipo de evento. A “Cambra Nova Pintada” é utilizada como bar musical, e o pátio 03 atua como sua extensão para o exterior.

O pátio 02, situado na zona central do Castelo, atua como articulador dos distintos espaços exteriores e interiores. Uma praça de acesso a área de recepção do hotel.

Axonometria

O pavimento superior destina-se ao uso residencial público para abrigar os hóspedes do complexo. Também é neste nível que situam-se a “Cambra Maior” e o Salão Robert, que devido a sua morfologia e valor histórico-artístico, são protagonistas.

A materialidade e construção do projeto se resolvem de maneira única com a utilização dos mesmos materiais. Suas propriedades são levadas ao extremo para atender cada uma das distintas demandas, sempre pautadas pelo respeito e rigor técnico frente a um edifício de personalidade esmagadora.

Deslocamento programático

Planta primeiro pavimento
Planta segundo pavimento
Corte/Seção 01
Corte/Seção 05
Corte/Seção 06
  • Arquitetos

  • Localização

    El Baix Empordà, Girona, Espanha
  • Fotografias

    Cortesia de Mesura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "MESURA avança na renovação do histórico Castelo de Peratallada na Catalunha" [MESURA avanza en remodelación del histórico Castillo de Peratallada en Cataluña] 20 Ago 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877804/mesura-avanca-na-renovacao-do-historico-castelo-de-peratallada-na-catalunha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.