Casa da Arquitectura propõe dois equipamentos para o "lugar da partilha": Bicho e Teatrinho

O lugar escolhido para intervir no Bairro das Campinas (1965) é localizado entre quatro blocos de habitação, utilizado pelos residentes sobretudo durante as festividades de São João. É um lugar que tem “caminhos” “desenhados” pelos moradores, marcas do tempo que foram o ponto de partida para a definição do programa e da implantação de dois equipamentos pensados sobretudo para as crianças e para ser apoio para a organização de festas na rua.

Casa da Arquitectura propõe dois equipamentos para o lugar da partilha: Bicho e Teatrinho - Mais Imagens+ 14

Projetados com a assistência técnica do engenheiro Hélder Sousa (Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho) e construídos com o apoio da empresa J.Pinto Leitão e outras entidades no âmbito da construção, como a R6 Living – Engenharia de Construção e Reabilitação S.A e a AMF Shoes, o laboratório “O Lugar de Partilha” desenhou dois equipamentos: “Bicho” e “Teatrinho”.

Durante a fase de desenho. Image © Casa da Arquitectura
Alguns croquis dos participantes durante a fase de projeto. Image © Casa da Arquitectura

“Bicho” é uma espécie de playground, um parque infantil que se desenvolve no terreno ao longo de 27 metros. Corre entre as árvores. É um banco para sentar que de repente se transforma em mesa de jogos, torna-se um apoio para descansar ou simplesmente um ponto para observar a paisagem urbana envolvente. Será construído em barrotes de madeira de 7x7cm e pontualmente revestidos com tábuas maciças de 2,5cm em madeira.

Revisões com Roberto Cremascoli. Image © Casa da Arquitectura
Discutindo o projeto com Roberto Cremascoli. Image © Casa da Arquitectura

“Teatrinho” é um coreto que se eleva, destacando-se levemente do terreno. Tem uma área de implantação de 5x5m e uma altura máxima de 6 metros. Também será construído com estrutura em vigas e pilares de madeira 10x10cm.

Os coordenadores, Nicolò Galeazzi e Ivo Poças Martins fazem algumas revisões. Image © Casa da Arquitectura
Revisões com Ivo Poças Martins. Image © Casa da Arquitectura

Os dois equipamentos serão apoiados em pré-fabricados de betão (tipo lancil maciço) embutidos no terreno, com a possibilidade de ser removidos em qualquer altura.

A inauguração de “Bicho e Teatrinho” está marcada para o dia 11 de agosto às 17h com a atuação do duo musical convidado pela Junta de Freguesia de Ramalde.

Please Share! 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa da Arquitectura propõe dois equipamentos para o "lugar da partilha": Bicho e Teatrinho" 03 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877010/casa-da-arquitectura-propoe-dois-equipamentos-para-o-lugar-da-partilha-bicho-e-teatrinho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.