Casa Granja Julieta / Jamelo Arquitetura

Casa Granja Julieta / Jamelo Arquitetura - Mais Imagens+ 27

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Jamelo Arquitetura; Jamelo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elgin Mobili e Design, Eurosystems, Grohe, Lajes Anhanguera, Plasmont Estruturas Metálicas, Reka Iluminação
  • Coordenação: João Ribeiro da Fonseca
  • Projeto Estrutural: Gepro Engenharia
  • Projeto Impermeabilização: Proassp
  • Projeto Elétrica E Hidráulica: RF Engenharia
  • Engenheiro Obra: George Tsuda
  • Autores: Lorenz Meili, Giuliana Martini
  • Equipe: Carolina Braz, Aline Ferrari, Luiz Filipe Rampazio
  • Paisagismo: Mariana Barbosa
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um bairro residencial tranquilo da zona sul da cidade de São Paulo, bem próxima a uma bela praça amplamente utilizada pelos moradores do entorno. Encaixada em um lote urbano, a residência é composta por apenas um volume que foi deslocado em direção à frente do terreno abrindo espaço para um amplo jardim na sua parte posterior. À parte da entrada de pedestres, junto à rua há somente o estacionamento para dois carros e, atrás de um muro verde lateral, a pequena área de serviço descoberta.

© Nelson Kon

Os clientes desejavam ter os espaços de convívio abertos e integrados a esse jardim e poder desfrutá-los com privacidade. Por isso, o projeto deixou a lavanderia e o banheiro de funcionários na porção frontal do volume e interligados ao corredor lateral. Além do mais, como uma extensão da área de serviços foi construído um porão de armazenamento no subsolo.

Esse layout possibilitou que cozinha e salas se localizem de frente ao jardim dos fundos e estejam a ele conectados através da varanda e de portas de correr com amplas folhas de vidro. Junto à varanda existe um pergolado sobre o qual crescem trepadeiras, combinando os espaços internos e externos da casa. O andar superior abriga quatro suítes organizadas ao redor da sala íntima. Os ambientes voltados para o jardim ou para a rua têm grandes janelas de correr piso-teto, que se abrem para a área externa do terreno e, no caso da suíte principal, para um pequeno terraço.

© Nelson Kon
Implantação
© Nelson Kon

O sistema construtivo é composto por estrutura de concreto moldada in loco, blocos de vedação e lajes de concreto usinado. A laje superior recebeu uma sobre cobertura de telhas termo acústicas que melhoram o desempenho energético da edificação.

© Nelson Kon

A materialização da casa é frugal e despretensiosa. O projeto tematizou o contraste entre uma fachada pesada, quase bruta, e interiores simples e leves. Externamente há a rusticidade dos tijolos amarronzados que se opõe aos materiais usados internamente, tais como: pisos e revestimentos de porcelanato claros nas áreas molhadas, assoalho de madeira limpos nas áreas secas internas e paredes e forros brancos em quase todos os ambientes. Delineando os espaços há os caixilhos escuros que foram desenvolvidos sob medida com a fábrica. Seu diferencial é serem de PVC pintado, uma tecnologia inovadora.

© Nelson Kon

Foi opção dos proprietários que os acabamentos fossem simples, mas de ótima qualidade. O resultado é uma construção que se apresenta muito elegante.

© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Granja Julieta / Jamelo Arquitetura" [Granja Julieta House / Jamelo Arquitetura] 19 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/875489/casa-granja-julieta-jamelo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.