KAAN Architecten + UrbSP Arquitetura divulgam projeto da Faculdade de Medicina de São José dos Campos

O escritório holandês KAAN Architecten expandiu suas fronteiras e inaugurou uma filial em São Paulo junto com o escritório UrbSP Arquitetura. A empresa, fundada pelos arquitetos Kees Kaan, Vincent Panhuysen e Dikkie Scipio em 2014, apresenta uma conexão natural com a arquitetura e estética modernistas brasileiras, destacadas pelo uso de concreto aparente, linhas claras e funcionalidade.

Desde 2015, o KAAN Architecten tem trabalhado em diversos projetos no Brasil: o City Hall Park, um amplo plano de reconciliação urbana em São Bernardo do Campo,  o edifício Paço e Ferrazópolis, um centro de transportes com programas residenciais e comerciais.

© KAAN Architecten

Uma equipe de arquitetos, planejadores urbanos e engenheiros liderados por Renata Gilio trabalha em estreita colaboração com o escritório de Roterdã e está instalada no piso térreo de um edifício dos anos sessenta no bairro de Higienópolis, a próximo à região central de São Paulo. A filial brasileira se dedica, sobretudo, ao planejamento urbano, projetos de renovação e programas educacionais entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para marcar o lançamento oficial da nova filial, o escritório divulgou o projeto para a nova Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) em São José dos Campos, cidade localizada 100 km a norte de São Paulo. Localizado na proximidade de um grande nó viário da cidade, o edifício será construído em um terreno elevado, o que cria isolamento e as condições ideais para transformá-lo em um novo marco no tecido urbano.

© KAAN Architecten

Otimizando as características topográficas do local, o projeto se abre visualmente para a cidade. A incidência solar é reduzida por um sistema de lajes verticais que garante o sombreamento de cada fachada. A escolha por um sistema estrutural regular permitiu o emprego de vidro entre as lajes de concreto e as vigas de cobertura. Estas serão concretadas in loco, a partir da experiência da força de trabalho local e eliminando a necessidade de alvenaria.

© KAAN Architecten

A Faculdade de Medicina de São José dos Campos tem conclusão prevista para o fim de 2017.

Corte longitudinal. Image © KAAN Architecten

FICHA TÉCNICA

  • Localização: Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 7.001 - São José dos Campos - SP
  • Arquitetura: KAAN Architecten (Kees Kaan, Vincent Panhuysen, Dikkie Scipio)
  • Equipe de projeto: Marco (Peixe) D'Elia, Paolo Faleschini, Renata Gilio, Cristina Gonzalo Cuairán, Mariana Mariano, Ricardo Marmorato, Laís Oliveira Xavier
  • Cliente: Laureate International Universities, Universidade Anhembi Morumbi
  • Etapa de projeto: setembro de 2016 – março de 2017
  • Construção: fevereiro de 2017 - dezembro de 2017
  • Área do terreno: 29.700 m²
  • Área total: 5.300 m²+ 1.800 m² (estacionamento subterrâneo)
  • Orçamento: R$ 15 milhões (realização)
  • Empreiteira: R & G Incorporadora Ltda, São José dos Campos
  • Engenharia estrutural e hidráulica: Fortec Engenharia, São José dos Campos
  • Engenharia elétrica e de iluminação: Eletrotécnica Volt Ltda, São José dos Campos
  • Representante da investidora: BRC Group, São Paulo

Planta do térreo. Image © KAAN Architecten

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "KAAN Architecten + UrbSP Arquitetura divulgam projeto da Faculdade de Medicina de São José dos Campos" 29 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874744/kaan-architecten-inaugura-filial-em-sao-paulo-e-divulga-projeto-da-faculdade-de-medicina-de-sao-jose-dos-campos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.