VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados

O escritório VTN Architects (Vo Trong Nghia Architects) divulgou imagens do projeto para o Nanoco Head Office, uma estrutura de caixas de vidro empilhadas que abrigará a sede e o showroom da corporação elétrica Fortune Electric. Conhecidos por usarem vegetação nas fachadas e coberturas, o projeto do VTN introduz um novo elemento em sua paleta típica, uma fachada de blocos de vidro que permitirá que o edifício se transforme em uma espécie de farol à noite.

VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - FachadaVTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Janela, FachadaVTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Janela, FachadaVTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Mesa, Prateleira, Cadeira, JanelaVTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Mais Imagens+ 5

VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Janela, Fachada
Entrance View. Image Cortesia de VTN Architects

A torre de 10 pavimentos é dividida em uma sala de exposições de 4 pavimentos nos níveis mais baixos e espaços para escritórios nos 6 pavimentos superiores. Ao contrário de um showroom padrão, o edifício foi projetado para integrar um espaço público central que pode servir como plataforma para atividades criativas da comunidade. Um grande hall de entrada de vidro convidará os transeuntes, direcionando os visitantes para o espaço flexível interno. 

A fachada foi projetada para atuar como um filtro para otimizar as condições climáticas e visuais. Sua translucidez difundirá a intensa luz solar direta durante o dia, permitindo que o edifício brilhe suavemente na rua durante a noite. O menor ganho de calor solar proveniente da transmissão térmica permitirá que o edifício atinja menores níveis de consumo de energia do que os edifícios de fachadas envidraçadas tradicionais. 

VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Fachada
Exterior Day View. Image Cortesia de VTN Architects

Além de melhorar as condições ambientais do edifício, o uso da vegetação também visa trazer benefícios ao contexto urbano.

"No centro da cidade de Ho Chi Minh, o índice de cobertura vegetal é de apenas 0,25%, o que é notavelmente baixo em comparação com outras megacidades asiáticas. Essa falta de vegetação causa vários problemas sociais, como poluição do ar, superaquecimento e enchentes", explicaram os arquitetos.

VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Janela, Fachada
Interior Showroom. Image Cortesia de VTN Architects

"Portanto, estamos tentando para trazer o espaço verde de volta à cidade, acomodando o máximo de vegetação possível no edifício. Este projeto foi concebido para haver harmonia entre humanos e natureza, proporcionando um melhor ambiente de trabalho. Aproveitando a sua alta visibilidade, espera-se que apresente uma arquitetura que sirva de exemplo para o desenvolvimento sustentável."

"Com uma economia em rápido crescimento, as cidades do Vietnã foram desenvolvidas sem uma perspectiva de longo prazo ou buscando a qualidade física. No entanto, no final, é extremamente econômico e dá um enorme impacto no meio ambiente. O desafio do projeto é melhorar sua capacidade de manutenção e qualidade de construção, visando uma arquitetura durável que poderia perdurar por centenas de anos."

VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados - Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela
Interior Office. Image Cortesia de VTN Architects

O projeto está atualmente em construção.

Via VTN Architects.

  • Arquitetos

  • Localização

    Bình Thạnh, Ho Chi Minh, Vietnam
  • Architect

    VTN Architects(Vo Trong Nghia Architects)
  • Principal Architects

    Vo Trong Nghia, Tran Thi Hang
  • Project Architects

    Nobuhiro Inudoh, Tran Vo Kien, Kai Echigo
  • Área

    1990.0 m2
  • Fotografias

    Cortesia de VTN Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bình Thạnh, Ho Chi Minh, Vietnam

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "VTN Architects projeta edifício em forma de blocos de vidro empilhados" 14 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873484/vtn-architects-projeta-edificio-em-forma-de-blocos-de-vidro-empilhados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.