O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo

UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo

  • 16:00 - 12 Junho, 2017
UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo
UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo, via CCB
via CCB

Tem início amanhã, dia 13 de Junho, o novíssimo festival da cidade de Lisboa: o Underscore, Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo, festival que cria em Lisboa relações dinâmicas entre músicos e filmes, surpreendendo o espectador. Alguns dos eventos não foram nem serão apresentados novamente em mais lado nenhum, sendo únicos ao festival: as sessões de quarta à noite com Pavel Fajt, Maria do Mar e Maria Radich, e as de sábado de manhã e de noite com Neil Brand e filmes de Lotte Reiniger e das vanguardas do cinema português respectivamente.

Nos próximos cinco dias, o Centro Cultural de Belém, o Cinema S. Jorge e a Cinemateca Portuguesa recebem um programa variado que contempla a exibição de vários filmes clássicos, acompanhados aos vivo por músicos de diversos quadrantes, apresentando uma nova abordagem aos cine-concertos, assim como performances ou oficinas para famílias.

Assim a festa arranca no CCB, amanhã dia 13, às 21h30 com a exibição de “O Homem Forte” (1929), de Henryk Szaro, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud, numa combinação que esgotou salas quando decorreu em outros países europeus.

No dia 14, o Cinema São Jorge exibe a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, convertido em filme por Gustav Machatý em 1927 que contará com a música original e acompanhamento lendário de Pavel Fajt, juntamente com as portuguesas Maria do Mar e Maria Radich.

No dia 15, também no São Jorge, temos o experimentalismo e arrojo da performance de Cinema Expandido com Adriana Vila e Luis Macías, os *Crater Lab. Dia 16, naCinemateca, é exibido Mulheres da Beira, de Rino Lupo, com a composição original e acompanhamento musical ao piano de Nicholas McNair.*

Já no dia 17 acontece a oficina para famílias, com a mostra dos Contos de Fadas de Lotte Reiniger, acompanhados por Neil Brand, figura maior da composição e performance para cinema mudo britânico, e pela performer portuguesa Sónia Baptista.

Durante esta iniciativa vão ter lugar outras atividades, como um debate gratuito intitulado "CESEM: Pensar a Música - Um Diálogo Aberto”, que quebra as barreiras entre investigadores universitários e o público em geral.

Underscore pretende, assim, promover a multiplicação e diversificação de perspetivas artísticas num mesmo festival, trazendo o som e a música de fundo para primeiro plano.

Pensado por Érica Faleiro Rodrigues, programadora durante vários anos do Barbican Arts Center, em Londres, e Diogo Alvim, compositor de música instrumental e eletroacústica, Underscore destina-se a cinéfilos, melómanos e todos aqueles que não querem perder a oportunidade pensar as relações entre a música e o cinema.

O Underscore está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa '17.

O projecto Underscore aprofunda a criação e a discussão no campo da música e das artes sonoras na sua relação com a imagem em movimento e o arquivo. Concentrando numa semana em Lisboa múltiplos eventos e actividades – concertos-cinema, conversas e workshops –, pretendemos alargar progressivamente o espectro do Underscore para constituir uma base de encontro e discussão sobre a música e o som na sua relação com a imagem em movimento: um laboratório de composição.

O Underscore pretende promover a multiplicação e diversificação de perspectivas, contemporâneas e arquivadas, e subverter hierarquias disciplinares, tirando partido da relação dinâmica entre as diferentes dimensões artísticas, para explorar, aprofundar e expandir a prática musical e sonora na sua relação com a imagem em movimento e o arquivo.

O projecto irá desenvolver e expandir o formato tradicional dos cine-concertos enquanto interacções – eventos que transcendem as apresentações convencionais –, criando encontros interdisciplinares únicos, e múltiplas leituras dos objectos de arquivo.

O Underscore vem trazer o som e a música de fundo para primeiro plano – para o palco em frente à tela.

  • Título

    UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo
  • Tipo

    Festival / Bienal
  • Organizadores

  • De

    13 de Junho de 2017, 21:30
  • Até

    17 de Junho de 2017, 21:30
  • Onde

    Centro Cultural de Belém
  • Endereço

Sobre este autor
Equipe ArchDaily Brasil
Autor
Cita: "UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo" 12 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873474/underscore-festival-de-musica-som-imagem-em-movimento-e-arquivo> ISSN 0719-8906