Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Racine, Wisconsin, o Edifício Administrativo SC Johnson and Son é uma das declarações mais importantes de Frank Lloyd Wright sobre a natureza dos edifícios de escritórios. H.F. Johnson Jr. encomendou a Wright o projeto para um edifício administrativo para a sede mundial da empresa familiar e, em 1936, os desenhos de Wright foram aprovados e o edifício inaugurado oficialmente em abril de 1939.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Imagem 2 de 10Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Tijolo, FachadaClássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Mesa, CadeiraClássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Mais Imagens+ 5

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Imagem 2 de 10
© Rafael A Garcia

Muitas vezes referido como o edifício Johnson Wax, seu elemento mais identificável são as colunas dendriformes, o nome usado por Wright por conta de sua forma de árvore. A capacidade de Wright para incorporar sem esforço a metáfora orgânica em sua arquitetura é revelada no edifício através das colunas esbeltas que chegam a lajes cogumelos, estreitando-se até uma base de apenas 23 centímetros de diâmetro.

Estas elevam-se a mais de 9 metros e terminam no nível da cobertura como grandes "almofadas circulares" de concreto com 5,60 metros de largura. A imaginação de Wright levou à criação dessas colunas ocas internamente que servem como drenos de águas pluviais e possuem bases com conexões de sapatas de bronze artiuladas.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Fachada
© Rafael A Garcia

Os "capitéis" circulares de concreto são conectadas por uma membrana de vidro Pyrex que ilumina os espaços com luz natural. O uso de tubos de vidro Pyrex permitiu que muita luz difusa entrasse no interior do edifício e tornou a grande sala muito bem iluminada com luz indireta e muito pouco ofuscamento, resultando em um ambiente de trabalho propício à criatividade.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Fachada
© Rafael A Garcia

As paredes exteriores não são estruturais e foram construídas usando tijolos vermelhos. Outros materiais utilizados na construção do edifício Johnson Wax incluíram arenito vermelho Kasota e concreto armado com malha estirada a frio utilizada para o reforço. Ele também projetou mais de 200 formas diferentes de tijolos que podem ser vistas no edifício. As cores terrosas que ele usou, incluindo a assinatura da cor vermelha Cherokee, eram típicas das obras de Wright na época.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Mesa, Cadeira
© Rafael A Garcia

Os pilares cogumelo e o teto de vidro formaram um enorme espaço de trabalho, com mais de 2.0000 metros quadrados. A Grande Sala, como é referida, está decorada com peças específicas projetadas por Wright, dois elevadores circulares e um mezanino.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Tijolo, Fachada, Janela
© Flickr – User: catasterist

Ele realmente forneceu um projeto completo para o edifício desenhando cuidadosamente mais de 40 peças de mobiliário. Os elevadores tomaram uma aparência de gaiola semelhante a uma vista panorâmica da Grande Sala, deslocando-se do porão à cobertura.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Tijolo, Fachada
© Flickr – User: catasterist

Estar no edifício é um pouco como estar em uma floresta. Uma estacionamento mais baixo, com colunas menores,  leva ao saguão. Quando alcança-se a Grande Sala, o céu se abre e você está cercado por esbeltas colunas cogumelos e raios de luz.

Houve muita discussão envolvendo o projeto de Wright, especificamente relacionadas aos pilares. A maioria apostava que eles romperiam quando recebessem a quantidade total de cargas para suportar a cobertura.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Imagem 7 de 10
© Flickr – User: catasterist

Em antecipação a isso, Wright construiu um protótipo de uma coluna, com a qual provou que o projeto poderia suportar mais de cinco vezes qualquer carga que seria solicitado a transportar.

Wright forneceu espaço de trabalho quase utópico, auto-suficiente e um tanto quanto futurista. A atmosfera moderna e racional foi comunicada através de uma linguagem circular consistente; Perfis de canto curvos, formas arredondadas em peças de mobiliários e o uso do vidro Pyrex, que se estendem além dos materiais de cobertura para divisórias de paredes e substituem as janelas convencionais.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Porta, Janela, Pilar
© Flickr – User: catasterist

Frank Lloyd Wright foi citado no Racine Times, que descreveu o Edifício Administrativo SC Johnson como "simplesmente e sinceramente uma interpretação das condições das empresas modernas, concebido para ser tão inspirador para viver e trabalhar como qualquer catedral jamais foi para adorar".

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright - Aço, Janela
© Rafael A Garcia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Racine, WI, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Minner, Kelly. "Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright" 07 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873090/classicos-da-arquitetura-edificio-administrativo-sc-johnson-and-son-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.