Exposição do OMA/AMO "lR100-Rinascente: Stories of Innovation" é inaugurada em Milão

Uma nova exposição do OMA/AMO, intitulada "lR100-Rinascente: Stories of Innovation", foi oficialmente inaugurada no Palazzo Reale em Milão. Marcando o centenário da clássica loja de departamentos italiana, la Rinascente, a exposição comemora a longa e criativa história e o espírito experimental da empresa, que atuou como parte influente do design, da cultura e do comércio italiano.

Exposição do OMA/AMO lR100-Rinascente: Stories of Innovation é inaugurada em Milão - Mais Imagens+ 25

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

Em exibição de 24 de maio a 24 de setembro de 2017, a exposição foi imaginada pelos arquitetos como um "arquivo vivo" que conduz o visitante por uma seqüência de diferentes experiências físicas e visuais concebidas a partir da lógica de uma loja de departamentos. Localizados nas 12 salas no histórico Palazzo Reale, os diferentes ambientes e a cenografia abrange aspectos da empresa que vão do design industrial à moda e à comunicação, criando uma visão retrospectiva da "primeira e única" loja de departamentos da Itália.

Além disso, o OMA/AMO concebeu oito vitrines que fazem referência à exposição, localizadas na loja principal da la Rinascente durante as duas primeiras semanas do evento.

O projeto foi liderado por Ippolito Pestellini Laparelli e Antonio Barone. Saiba mais sobre a exposição abaixo.

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

Texto via OMA/AMO

O que é uma loja de departamentos? Qual é o seu papel nos diferentes contextos urbanos? Como a revolução digital afetou a prática e as particularidades de seu ambiente de compras? Essas questões são centrais nos debates recentes sobre o futuro do varejo. Elas ressoam entre os historiadores de moda e arquitetura e reverberam também em outras disciplinas - arte, design, cinema, teatro - para citar algumas, refletindo questões maiores de história e economia geopolítica.

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Lorenzo Palmieri, Cortesia de Rinascente
Cortesia de OMA

Não há uma resposta precisa para tais questões, pois não há como reduzir a noção de "loja de departamentos" a uma única ideia. Uma loja de departamento é uma coleção diversificada de valores e identidades, expressando a história da cidade a que pertence. Mais do que um lugar, uma loja de departamentos é uma tela cultural aberta e adaptável de sua localização, seja em Londres, Paris, Nova York, Tóquio ou Milão.

Hoje, após sua primeira aparição no XIX Distrito de Paris há mais de 150 anos, num momento decisivo da evolução digital, as lojas de departamento são o laboratório ideal para reimaginar nossas relações físicas com os produtos, com as cidades e o nosso contexto cotidiano em geral.

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

La Rinascente não é uma exceção a esta tradição. Fundada em 1917 para substituir e renovar a Magazzini Bocconi, sua implacável história criativa é um símbolo e uma evidência da vibrante cultura milanesa, que sempre viu o relacionamento com a indústria e com o comércio como uma oportunidade para uma experimentação audaz e de pesquisa.

Conceber uma exposição histórica na la Rinascente significava mergulhar na história e no arquivo da loja: descobrir seus heróis, de Dudovich a Ponti, Huber a Munari; entender seus líderes, da direção de 50 anos de Borletti - Brustio à administração atual; e decodificar sua linguagem de design e identidade gráfica. Ao desdobrar a história da moda e do comércio, é revelada uma nova perspectiva sobre a história da Itália como um todo.

Cortesia de OMA
lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

Para marcar o 100º aniversário da la Rinascente, imaginamos a exposição como um arquivo vivo que convida o visitante a descobrir uma seqüência de maravilhas. A exposição acontece a partir de uma série de diferentes experiências físicas e visuais. Ao invés de uma jornada coerente, é uma colagem de identidades, ecoando a mesma lógica de uma loja de departamentos e apresentando os muitos aspectos que fizeram da la Rinascente um exemplo crucial na história das grandes lojas europeias.

Do design industrial à moda, da arte à comunicação, de colaborações ilustres a uma busca interminável por inovação, cada um dos 12 quartos do Palazzo Reale exibirá várias cenografias e descreverá um aspecto diferente da produção da primeira e única loja de departamento da Itália.

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

A história de la Rinascente é a história das pessoas que a criaram (gerência, pessoas criativas e clientes) e a história de sua ambição de conectar arte à vida.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Notícia via OMA/AMO.

lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA
lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA
lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA
lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

OMA/AMO Designs "Back to Basics" Interior for the Prada 2017 Fall/Winter Runway

For their latest fashion show scheme for Prada, AMO has gone "back to basics." Envisioned for the fashion house's 2017 Fall/Winter Collection, "Continuous Interior" borrows from domestic design, taking the form of a series of curving wooden partitions paired with ordinary materials and emblematic furniture pieces to create a stage that speaks to the importance of authenticity in the political climate of today.

OMA & Bengler Present PANDA, An Investigation of the Share Economy at the 2016 Oslo Architecture Triennale

PANDA, an exhibition by OMA & Bengler, opens today at the 2016 Oslo Architecture Triennale - After Belonging. From the architect. PANDA investigates the accelerating influence of digital sharing platforms, their social and political implications, and pervasive impact on the built environment.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição do OMA/AMO "lR100-Rinascente: Stories of Innovation" é inaugurada em Milão" [OMA/AMO-Designed Exhibition lR100-Rinascente: Stories of Innovation Debuts in Milan] 08 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872800/exposicao-do-oma-amo-lr100-rinascente-stories-of-innovation-e-inaugurada-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.