Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri

Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos

    Cruz y Ortiz Arquitectos
  • Localização

    Av. de Luis Aragones, 28022 Madri, Espanha
  • Arquitetos Colaboradores

    Blanca Sánchez, Daniel Rodríguez, David de Cos, David Villegas, Héctor Salcedo, Óscar García de la Cámara, Óscar Mínguez, Rafael Hernández, Rubén Ramos, Teresa Cruz
  • Engenharia de cobertura

  • Engenharia estrutural

  • Construtora

  • Área

    83000.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

Parte da cobertura de lâminas já instalada. imagem © Club Atlético de Madrid

O novo estádio do clube esportivo espanhol Atlético de Madri avança em bom ritmo, tendo sua inauguração prevista para o segundo semestre de 2017. Localizado no antigo estádio de atletismo da Peineta em Madri, com a reforma o local poderá receber 67.000 pessoas, estando previsto, inclusive, o seu uso para finais de campeonatos nacionais e europeus.

Vista do e © Club Atlético de Madrid

Em 1993 Cruz y Ortiz finalizaram a primeira arquibancada do Estádio da Paineta. A partir disso o estádio foi planejado para receber eventos de atletismo, com uma capacidade máxima de 20.000 pessoas. 24 anos depois, após o acordo de venda para o Atlético de Madri do Vicente Calderón e a concessão dos terrenos à Prefeitura para soterrar a M-30, os mesmos arquitetos receberam a encomenda de remodelar esse estádio, tendo que poder conviver com o Atletismo com o futebol em um acordo a três partes no mínimo curioso. Finalmente o estádio será de uso exclusivo do Atlético de Madri, e será patrocinado pelo multinacional Wanda Group.

© Club Atlético de Madrid

Com um orçamento comedido (250 milhões de euros), o estádio incorpora grandes melhorias em relação a outros estádios atuais no que se refere às saídas, distâncias entre fileiras de assentos e acessibilidade. A cobertura, na qual também está trabalhando o escritório de engenharia Schlaich Bergermann Partner, é composta por dois grandes anéis. O primeiro é um anel perimetral externo duplo com formato de armadura dupla tridimensional que resolve grande parte da questão tensional da cobertura com puta geometria. Um segundo anel central duplo de tração recebe parte das cargas da cobertura e tensiona a mesma, dando lugar a uma cobertura descomunal que é claramente a marca do projeto. Seguindo a analogia da própria engenharia, a cobertura será uma roda de bicicleta que se manterá em seu lugar graças à tração de todos e cada um dos raios que a compõem. Para cobrir essa roda dispôs-se uma série de finíssimas lâminas de fibra de vidro cobertas com teflon, fazendo dessa uma cobertura muito leve com um peso que não ultrapassa os 30 kg/m2.

Os próprios arquitetos refletiram acerca dessa cobertura, coincidindo no fato de que a acústica do estádio era de autêntica "plena de pressão". O que é provavelmente o mais fiel e combativo passatempo da Espanha terá, por fim, um lugar que abalará certamente as equipes e torcedores visitantes.

O seguimento da obra está sendo coberto nas redes sociais e meios online. O próprio clube informou passo a passo dos grandes momentos da obra, sendo o último, o içamento do anel de tração que podemos ver no seguinte vídeo:

Além disso é notável a colaboração com diferentes marcas tecnológicas. Há alguns meses o Atlético de Madri confirmava que a iluminação seria responsabilidade da Philips Lighting,e no dia 9 de Maio confirmou-se que a LG irá gerir a tecnologia em seu conjunto. Foram instaladas mais de 900 televisões, três marcadores em vídeo e sinais luminosos, além do maior videowall exterior implementado em uma instalação esportiva até hoje. A tecnologia melhorará a forma de assistir as partidas do estádio, estando presente desde os primeiros croquis de projeto. De fato, os futuros abonados do estádio poderão ver desde a sala de suas casas a visão de todos e de cada um dos assentos através desse link.

É o momento de se despedir do Vicente Calderón e receber o novo estádio Metropolitano. Em alguns meses assistiremos à inauguração de um estádio que promete ser uma referência dentro do futebol espanhol.

Vista a partir do aro do perímetro do lado de fora. imagem © Club Atlético de Madrid
© Club Atlético de Madrid
Instalação da cobertura de lona. imagem © Club Atlético de Madrid

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. de Luis Aragones, 28022 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Picado, Miguel. "Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri" [Así avanza la construcción del Estadio Wanda Metropolitano en Madrid] 27 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872057/assim-avanca-a-construcao-do-estadio-wanda-metropolitano-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.