O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádios
  4. Espanha
  5. Cruz y Ortiz Arquitectos
  6. 2017
  7. Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri

Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri

Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri
Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri, © Club Atlético de Madrid
© Club Atlético de Madrid

Interior do Estádio. Imagem © Club Atlético de Madrid Elevação do fardo perímetro com a curva característica do eixo menor da elipse. Imagem © Club Atlético de Madrid Detalhe da instalação da armação de perímetro. imagem© Club Atlético de Madrid Instalação da cobertura de lona. imagem © Club Atlético de Madrid + 10

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. de Luis Aragones, 28022 Madri, Espanha
  • Arquitetos Colaboradores

    Blanca Sánchez, Daniel Rodríguez, David de Cos, David Villegas, Héctor Salcedo, Óscar García de la Cámara, Óscar Mínguez, Rafael Hernández, Rubén Ramos, Teresa Cruz
  • Engenharia de cobertura

  • Engenharia estrutural

  • Construtora

    FCC
  • Área

    83000.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
Parte da cobertura de lâminas já instalada. imagem © Club Atlético de Madrid
Parte da cobertura de lâminas já instalada. imagem © Club Atlético de Madrid

O novo estádio do clube esportivo espanhol Atlético de Madri avança em bom ritmo, tendo sua inauguração prevista para o segundo semestre de 2017. Localizado no antigo estádio de atletismo da Peineta em Madri, com a reforma o local poderá receber 67.000 pessoas, estando previsto, inclusive, o seu uso para finais de campeonatos nacionais e europeus.

Vista do e © Club Atlético de Madrid
Vista do e © Club Atlético de Madrid

Em 1993 Cruz y Ortiz finalizaram a primeira arquibancada do Estádio da Paineta. A partir disso o estádio foi planejado para receber eventos de atletismo, com uma capacidade máxima de 20.000 pessoas. 24 anos depois, após o acordo de venda para o Atlético de Madri do Vicente Calderón e a concessão dos terrenos à Prefeitura para soterrar a M-30, os mesmos arquitetos receberam a encomenda de remodelar esse estádio, tendo que poder conviver com o Atletismo com o futebol em um acordo a três partes no mínimo curioso. Finalmente o estádio será de uso exclusivo do Atlético de Madri, e será patrocinado pelo multinacional Wanda Group.

© Club Atlético de Madrid
© Club Atlético de Madrid

Com um orçamento comedido (250 milhões de euros), o estádio incorpora grandes melhorias em relação a outros estádios atuais no que se refere às saídas, distâncias entre fileiras de assentos e acessibilidade. A cobertura, na qual também está trabalhando o escritório de engenharia Schlaich Bergermann Partner, é composta por dois grandes anéis. O primeiro é um anel perimetral externo duplo com formato de armadura dupla tridimensional que resolve grande parte da questão tensional da cobertura com puta geometria. Um segundo anel central duplo de tração recebe parte das cargas da cobertura e tensiona a mesma, dando lugar a uma cobertura descomunal que é claramente a marca do projeto. Seguindo a analogia da própria engenharia, a cobertura será uma roda de bicicleta que se manterá em seu lugar graças à tração de todos e cada um dos raios que a compõem. Para cobrir essa roda dispôs-se uma série de finíssimas lâminas de fibra de vidro cobertas com teflon, fazendo dessa uma cobertura muito leve com um peso que não ultrapassa os 30 kg/m2.

Os próprios arquitetos refletiram acerca dessa cobertura, coincidindo no fato de que a acústica do estádio era de autêntica "plena de pressão". O que é provavelmente o mais fiel e combativo passatempo da Espanha terá, por fim, um lugar que abalará certamente as equipes e torcedores visitantes.

O seguimento da obra está sendo coberto nas redes sociais e meios online. O próprio clube informou passo a passo dos grandes momentos da obra, sendo o último, o içamento do anel de tração que podemos ver no seguinte vídeo:

Além disso é notável a colaboração com diferentes marcas tecnológicas. Há alguns meses o Atlético de Madri confirmava que a iluminação seria responsabilidade da Philips Lighting,e no dia 9 de Maio confirmou-se que a LG irá gerir a tecnologia em seu conjunto. Foram instaladas mais de 900 televisões, três marcadores em vídeo e sinais luminosos, além do maior videowall exterior implementado em uma instalação esportiva até hoje. A tecnologia melhorará a forma de assistir as partidas do estádio, estando presente desde os primeiros croquis de projeto. De fato, os futuros abonados do estádio poderão ver desde a sala de suas casas a visão de todos e de cada um dos assentos através desse link.

É o momento de se despedir do Vicente Calderón e receber o novo estádio Metropolitano. Em alguns meses assistiremos à inauguração de um estádio que promete ser uma referência dentro do futebol espanhol.

Vista a partir do aro do perímetro do lado de fora. imagem © Club Atlético de Madrid
Vista a partir do aro do perímetro do lado de fora. imagem © Club Atlético de Madrid
© Club Atlético de Madrid
© Club Atlético de Madrid
Instalação da cobertura de lona. imagem © Club Atlético de Madrid
Instalação da cobertura de lona. imagem © Club Atlético de Madrid

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cruz y Ortiz Arquitectos
Escritório
Cita: Picado, Miguel. "Assim avança a construção do Estádio Wanda Metropolitano em Madri" [Así avanza la construcción del Estadio Wanda Metropolitano en Madrid] 27 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872057/assim-avanca-a-construcao-do-estadio-wanda-metropolitano-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.