Estación Mendoza: a sustentabilidade como guia para a criação do espaço público

Visando receber propostas para um vazio urbano na cidade de Mendoza, Argentina, foi realizado o Concurso Nacional de Master Plan e Ideias Morfológicas - Distrito Sustentável: Estación Mendoza. O objetivo era elaborar um modelo sustentável, econômico, social e de recuperação patrimonial que garantisse o desenvolvimento e integração de um edifício ferroviária com a cidade de forma inclusiva e sustentável.

O júri selecionou como vencedores os arquitetos Guillermo Lesch e Santiago Belozercovsky, em conjunto com os colaboradores Patricio Dato, Paula Lesch e Pablo Calocero. Conheça o projeto completo, a seguir.

Cortesía de Patricio Dato

Dos arquitetos. Em resume, recompor e fissura histórica através da necessária incorporação das práticas sustentáveis que o atual momento histórico reivindica. 

Cortesía de Patricio Dato
Cortesía de Patricio Dato

O conjunto escalona em direção ao espaço livre, ao parque e à cordilheira: elemento emblemático do entorno. Esta presença topográfica é incontornável, e referenciá-la é fundamental para recriar a identidade e memória popular do local. Então, entre a elevação natural e a elevação edificada, conforma-se o vale.

Cortesía de Patricio Dato

Um vale sustentável. Neste vale é recriada a identidade sustentável de Mendoza, coloca-se em evidência sua tradição sustentável, valorizando seus canais de irrigação, sua iniciativa de transporte sustentável, sua vegetação, seus vales, seus vinhedos, sua memória edificada e sua memória ferroviária.

Definitivamente, sua identidade... qualquer visitante da cidade que for ao distrito sustentável poderá rapidamente reconhecer a identidade da região. 

Cortesía de Patricio Dato

Busca-se alcançar a integração e a conectividade com o resto da cidade através dos espaços públicos e da sucessão de praças e percursos peatonais. Estes percursos são servidos por uma mistura de usos públicos e privados. 

Estación Mendoza: a sustentabilidade como guia para a criação do espaço público - Mais Imagens+ 11

Propõe-se uma série de atratores urbanos que, vinculados uns com os outros, buscam trazer identidade ao conjunto, dinamizar as relação e criar novas centralidades: passeios peatonais; ciclovias; espelhos d'água e áreas de estar; hortas urbanas; mercado de orgânicos; feiras artesanais; feiras gastronômicas; museu da sustentabilidade; museu ferroviário ao ar livre; terraços gastronômicos; pista de skate; oficinas de reciclagem; e outras atrações. 

Cortesía de Patricio Dato

A mistura de usos, os atratores urbanos, a localização estratégica do conjunto, sua forte identidade, além da interação entre público e privado, tornam a proposta factível. 

Cortesía de Patricio Dato

Neste caso, a sustentabilidade guia o caminho para a geração do espaço público, e isso reverbera na consciência ambiental de toda a comunidade. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Dejtiar, Fabian. "Estación Mendoza: a sustentabilidade como guia para a criação do espaço público" [Estación Mendoza: la sustentabilidad como guía para la generación de espacio público] 23 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871855/estacion-mendoza-a-sustentabilidade-como-guia-para-a-criacao-do-espaco-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.