Parque em Istambul permite os visitantes caminharem pelas copas das árvores

Em Istambul, uma cidade com poucos espaços verdes existentes, o studio DROR propôs algo radical - um parque cheio de intervenções inovadoras como forma de incentivar a experiência coletiva e o convívio. Visionado como "uma história de amor entre as pessoas e a natureza", o parque florestal Parkorman dará às pessoas a chance de passear através da floresta, brincar, refletir e até mesmo percorrer por sobre os níveis das copas das árvores.

Parque em Istambul permite os visitantes caminharem pelas copas das árvores - Mais Imagens+ 6

Localizado ao norte do centro da cidade, DROR enfrentou o desafio de fornecer um incentivo ativo para atrair residentes ao parque. A solução foi preservar a vida florestal existente e complementá-la com estruturas surpreendentes que permitissem às pessoas aproveitarem o local.

© DROR
© DROR

"Nós nos propusemos criar um parque que dissolva a ansiedade e o medo que muitas vezes acompanha um ambiente desconhecido através de uma rede de condições que promove o amor incondicional", explicam os arquitetos. "Imaginamos a experiência mais profunda dada pelo toque mais leve; um esforço que preserva a floresta luxuriante e deixa cada árvore no lugar, como solicitado pela cidade."

O projeto urbano é dividido em cinco zonas principais, cada uma projetada para provocar sua própria emoção. A interação e o jogo são promovidos em cada zona através da série de intervenções: Na entrada do parque, "A Praça" apresenta os visitantes à natureza e proporciona um espaço aberto para o convívio e socialização; Em "The Loop", os balanços e as redes flutuam sobre o chão da floresta como um retiro relaxante da vida urbana; gigantescos poços de bolas, inspirados pela vitalidade de um mercado turco de especiarias, compõem o "The Pool"; Em "The Chords", convidados aventureiros têm a chance de subir nas copas das árvores em uma trilha torcida, e saltar em trampolins gigantes localizados ali.

© DROR
© DROR

Para uma experiência mais reflexiva, "The Grove" oferece uma trilha de esculturas levando através da paisagem. “The Fountain of Clarity,” uma moldura em forma de cubo de que a água chuveiros para baixo em todos os quatro lados, usa um módulo de sensor e pistão hidráulico para abrir na aproximação, permitindo que a estrutura envolva os visitantes em uma sala aquosa.

© DROR

Caminhos não-lineares são tecidos entre as árvores conectando as intervenções, e permitindo que os convidados escolham sua própria rota através do parque.

Via DROR.

© DROR
© DROR
  • Arquitetos

  • Localização

    Istanbul, İstanbul, Turquia
  • Cliente

    Bilgili Holding
  • Tipo

    Proposta vencedora
  • Status

    Em andamento
  • Data

    2013-
  • Área

    1480000.0 m2
  • Fotografias

    DROR

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Parque em Istambul permite os visitantes caminharem pelas copas das árvores" [DROR's Parkorman Park in Istanbul Will Let Visitors Trampoline through the Treetops] 13 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871191/parque-em-istambul-permite-os-visitantes-caminharem-pelas-copas-das-arvores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.