Arquiteto espanhol Pedro Pitarch consegue bolsa de estudos da Steedman Fellowship 2016-2017

Pedro Pitarch, arquiteto e músico de Madri conseguiu a bolsa de estudos da Steedman Fellowship, da Universidade de Washington em St. Louis, uma das bolsas de maior prestígio no mundo da arquitetura. Seu trabalho flui entre a crítica da sociedade de consumo e a exploração de outras formas de fazer cidade.

Pitarch exerce sua atividade investigando a sociedade a partir da arquitetura. Apesar de ser muito jovem, já recebeu prêmios internacionais, sendo essa bolsa a mais recente da Steedman Fellowship, com U$ 50.000. Sua pesquisa consistirá em investigar sobre a interseção entre o público e o privado nas cidades da Europa, Ásia e os Estados Unidos. Com essa quantia, ele poderá visitar essas cidades para pesquisar melhor sobre elas.

Arquiteto espanhol Pedro Pitarch consegue bolsa de estudos da Steedman Fellowship 2016-2017 - Mais Imagens

Pedro Pitarch. Image Cortesía de Washington University in St. Louis

O trabalho de Pitarch aprofunda-se na ausência de limites entre a esfera doméstica e a urbana. Ele pesquisará seis tipologias urbano-domésticas: em Tóquio e Taipei (Taiwan) destaca a infraestrutura pública como lugar de descanso (This Train is my Bedroom). Em Londres, Paris, Berlim e outras capitais europeias trabalhará as economias colaborativas e as consequências na forma da cidade (This Warehouse is my Desktop). Por último, em estruturas temporárias como o Burning Man, Coachella ou Lollapalooza, pesquisará sobre a grande escala efêmera (This Greenfield is my home). O trabalho, que contará com entrevistas, fotos, desenhos e estudos de caso, culminará em um livro, um curta e uma exposição.

A Steedman Fellowship é uma bolsa de estudos concedida a cada dois anos desde 1925. O tema desse ano era "Adaptation", proposta por um júri composto por Mason White, Deborah Berke, Elena Cánovas, Joyce Hwang e Jeff Ryan. O júri destacou o trabalho de Lizzie Yarina como proposta alternativa à de Pitarch. Concederam, também, duas menções a Jim Young Song e Kirsten Caudill, com trabalhos que investigavam sobre a revitalização de espaços e as manifestações físicas dos conflitos sociais.

Via Washington University in St Louis.

Lizzie Yarina: New Climate Nomads: Indigenous Spaces of Migratory Adaptation. Image Cortesía de Washington University in St. Louis
Jin Young Song: The Face of ‘A Parte. Image Cortesía de Washington University in St. Louis
Kirsten Caudill: Desire Lines in Divided Spaces: An Analysis of Spatial Segregation and the Architecture of the Edge. Image Cortesía de Washington University in St. Louis

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "Arquiteto espanhol Pedro Pitarch consegue bolsa de estudos da Steedman Fellowship 2016-2017" [Arquitecto español Pedro Pitarch, ganador de la Steedman Fellowship 2016-2017] 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869930/arquiteto-espanhol-pedro-pitarch-consegue-bolsa-de-estudos-da-steedman-fellowship-2016-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.