1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF

A proposta busca atender a demanda por novas unidades habitacionais na Região Administrativa de Samambaia | DF, assim como colaborar na construção de uma nova urbanidade, requalificando os 5 terrenos programados para implantação. O edifício se insere no sítio e dialoga com ele de forma aberta, liberando visuais e relações espaciais com o entorno e baseando o partido do projeto em 5 conceitos principais:

Densidade

A proposta busca utilizar o máximo potencial construtivo do terreno. Atendendo as características e parâmetros da legislação local foi estruturada uma solução passível de ser replicada nos 5 lotes previstos para implantação.

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 4 de 17
© MCA Arquitetura e Design

Diversidade

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 2 de 17
© MCA Arquitetura e Design

Para reduzir a aparência monolítica da edificação, se propõe uma fragmentação volumétrica, através da subtração de segmentos que possibilitam elaborar um interessante jogo de cheios e vazios, quebrando a monotonia de um volume único. A implantação em forma de “catavento”, posiciona unidades nas quatro fachadas, criando “olhos para a rua” que estabelecem diálogo e relações visuais com o entorno imediato. Nas fachadas a alternância de cores, texturas e posicionamento entre janelas confere maior dinamismo ao edifício.

Identidade

O projeto valoriza e potencializa a convivência entre os usuários e a sua relação com o entorno imediato como forma de reforçar a identidade do edifício e sua apropriação pelos moradores. As famílias que serão os novos ocupantes vivem hoje em comunidades, onde se ajudam e estreitam laços de amizade, por isso achamos essencial disponibilizar espaços para que estas relações continuem se estabelecendo. Entendemos que estes espaços de convívio não são um “desperdício”, mas sim uma “oportunidade”, possibilitando inúmeros usos e atividades coletivas.

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 5 de 17
© MCA Arquitetura e Design

Economicidade

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 7 de 17
Diagramas
1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 8 de 17
Diagramas 2

Tendo em vista a racionalidade construtiva e a economia de recursos que o tema exige, o projeto adota como sistema construtivoprincipal a alvenaria estrutural em blocos de concreto e laje pré-fabricada para os pavimentos tipo. O embasamento e subsolos são previstos em concreto moldado in loco permitindo a transição para vãos com dimensão adequada as respectivas funções destes pavimentos.

Sustentabilidade

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 16 de 17
Corte A

Alinhado com os conceitos de responsabilidade ambiental, o projeto adota estratégias de aproveitamento dos recursos naturais, eficiência energética e conforto ambiental, com ênfase especial nas questões de aproveitamento da iluminação e ventilação natural e caso necessário poderá receber certificação ambiental.

Unidade

1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 15 de 17
Seção Construtiva
1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF   - Imagem 6 de 17
© MCA Arquitetura e Design

Procurando eliminar o efeito enclausurado das circulações fechadas, o projeto propõe o acesso às unidades através de passarelas, estabelecendo novas relações visuais entre os pisos, ao mesmo tempo que permitem a mínima privacidade com o afastamento entre as janelas de serviço e as circulações, possibilitando maior ventilação e iluminação natural. Os conectores “individualizam” o acesso às unidades e delimitam um espaço semi-público como extensão da moradia. Buscando proporcionar uma moradia digna, os espaços possuem dimensões adequadas e buscam o máximo de aproveitamento da iluminação e ventilação natural, os cômodos principais – quartos e sala estão localizados nas faces externas para maior privacidade. As plantas permitem flexibilidade e fácil adaptabilidade para as unidades de PNE. 

  • Architects

    Antonio Abrão Arquitetura, Manoel Coelho Arquitetura e Design
  • Arquiteto Responsável

    Antonio Abrão
  • Autores

    Manoel Coelho, Antonio Abrão, Andréia Ferrari, Victor Escorsin, Eduardo Cecco e Patrícia Sledz
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    MCA Arquitetura e Design
  • Área

    5320.0 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "1º Lugar no Concurso para Unidades Habitacionais Coletivas de Samambaia CODHAB-DF " 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868607/1o-lugar-no-concurso-para-unidades-habitacionais-coletivas-de-samambaia-codhab-df> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.