3XN Architects vence concurso para Centro Aquático na Suécia

3XN Architects foi anunciado como vencedor de um concurso para projetar um novo centro aquático ao longo do lago Tinnerbäck, em Linköping, na Suécia, superando as propostas de arquitetos como Zaha Hadid, Erséus Arkitekter, Henning Larsen Architects e Liljewall Arkitekter. Intitulado "Vågen" (Onda), a proposta vencedora parece tornar-se um híbrido entre cidade e lago, conectando o tecido urbano à água, tanto em forma como em função.

3XN Architects vence concurso para Centro Aquático na Suécia - Mais Imagens+ 6

Interior. Cortesia de 3XN

A forma do edifício é inspirada a partir do movimento das ondas lavando a terra, com paredes envidraçadas curvas ondulando ao longo da orla do lago. Como a paisagem sobe acima do lago, os volumes do edifício intensificam-se naturalmente para encontrar o terreno elevado. Uma torre de escritórios continua até vários níveis no canto nordeste, evitando que sombras sejam lançadas na beira do lago ou na entrada da praça em frente ao prédio.

"Nós imaginamos um edifício onde a arquitetura dá dicas de sua funcionalidade, a forma ondulada na fachada, bem como as grandes janelas panorâmicas borram o limite entre as piscinas internas e o lago no exterior", disse Kim Herforth Nielsen, fundador e responsável pelo 3XN Architects.

Vista no Verão. Cortesia de 3XN

Em frente ao prédio, uma nova praça irá fornecer acesso ao edifício, bem como entradas para vários novos restaurantes. Um espaço de átrio de pé-direito duplo receberá visitantes e permitirá a navegação simples das funções do edifício e das suas quatro áreas de piscina diferentes.

Interior. Cortesia de 3XN

Todos os elementos do edifício são conectados através de sua fachada, que contará com um sinuoso painel de madeira passando por grandes janelas panorâmicas com vistas para o lago. Também empregando uma estrutura de madeira, 3XN selecionou o material por sua relação força / peso, bem como suas qualidades ambientais.

"Como material de construção a madeira é reciclável, altamente durável e proporciona uma qualidade estética e sensação de calor ao edifício", diz Kim Herforth Nielsen.

De acordo com a declaração do júri, a proposta da 3XN foi selecionada por "captar perfeitamente a escala de Linköping. A construção do projeto estimado em 80 milhões de euros (85 milhões de dólares) terá início em setembro de 2017 e deverá terminar em 2021.

Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN
Cortesia de 3XN

Notícia via 3XN.

  • Arquitetos

  • Localização

    Linköping, Suécia
  • Equipe de Projeto

    Kim Herforth Nielsen, Filip Lipinski, Maria Tkacova, Tobias Laukenmann, Sang Yeun Lee, Andrea Baresi, Hans Henrik Munk
  • Paisagismo

    SLA
  • Construção

    WSP Sverige AB, Thornton Tomasetti
  • Consultoria Aquática

    Danish Technological Institute
  • Engenheiro

    Hifab
  • Área

    24000.0 m²
  • Ano do projeto

    2021
  • Fotografias

    Cortesia de 3XN

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "3XN Architects vence concurso para Centro Aquático na Suécia" [3XN Architects Wins Competition for New Aquatic Center in Sweden] 29 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868158/3xn-architects-vence-concurso-para-centro-aquatico-na-suecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.