Derivas e Cartografias Afetivas c/ TransLAB.URB na programação oficial da Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre

Derivas e Cartografias Afetivas c/ TransLAB.URB na programação oficial da Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre

Exercício de percepção espacial no ambiente urbano. As dinâmicas propostas tem como objetivo ampliar nossa percepção sobre a cidade que, muitas vezes, passa despercebida. A ideia básica é escolhermos um território onde trabalharemos duas abordagens:

1) Deriva: procedimento psicogeográfico para estudar as ações do ambiente urbano nas condições psíquicas e emocionais das pessoas. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva, deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É sempre interessante construir um mapa do percurso traçado, descrevendo as motivações que construíram determinado caminho. Por que fui pra um lado e não para o outro? Por que conversei com determinada pessoa? O que me fez ficar com medo?

2) Cartografia: estimula a percepção para soluções coletivas e comunitárias. Permite uma rápida visualização das problemáticas, desnaturaliza a linguagem dos meios de comunicação de massa, permite a conexão entre os fatos marcantes, potencializa a conexão de grupos de afinidade para práticas libertadoras, sistematiza recursos e estruturas, mostrando os obstáculos, colabora com a sociabilização de experiências cotidianas, registra informações relevantes em encontros e eventos, e favorece a reflexão sobre novas oportunidades.

Para esta atividade dispomos de 40 vagas, concedidas por ordem de chegada.

c/ Fausto Bugatti Isolan e Leonardo Márquez Brawl do Translab.

TransLAB.URB
É uma Linha de Trabalho com foco na Urbis, partindo do  Urbanismo, no seu amplo entendimento, e cruzando com todos os conhecimentos transdisciplinares e empíricos dos agentes transformadores da cidade. Amparados pela certeza de que a cultura urbanística da população é indispensável para sua atuação na melhoria dos espaços urbanos, buscamos difundir e testar diversas metodologias que possibilitem transformações dos espaços dentro de uma lógica do ativismo cidadão.
_____________________________________________________________________

Esta atividade faz parte da 2ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre – um movimento de pessoas, coletivos e instituições que tem o objetivo comum de melhorar a sociedade e sua relação com meio ambiente. Com os temas Empreendedorismo & Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, e Ecogastronomia & Alimentação Saudável, o festival acontece de 30 de março a 02 de abril e reúne cerca de 200 atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais da Capital Gaúcha, especialmente na Casa de Cultura Mario Quintana, na Associação Cultural Vila Flores, no Parque da Redenção e no SESC Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação completa pode ser consultada no site: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2017/programacao.html.

Participe da construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Venha conosco virar Porto Alegre! #Euviropoa #VireSuaCidade

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Derivas e Cartografias Afetivas c/ TransLAB.URB na programação oficial da Virada Sustentável 2017 | Porto Alegre" 29 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868100/derivas-e-cartografias-afetivas-c-translarb-na-programacao-oficial-da-virada-sustentavel-2017-porto-alegre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.