Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Mesa, JanelaClássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Escada, Porta, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Janela, Tijolo, FachadaClássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Mais Imagens+ 6

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada por Pierre Chareau e Bernard Bijvoet, a Maison de Verre (em português "Casa de Vidro"), é um marco no início da arquitetura moderna.

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Prateleira, Cadeira
© Wikimedia user: Subrealistsandu

Construída em 1932, a casa utiliza vários equipamentos industriais e mecânicos justapostos com um estilo tradicional de mobiliário doméstico, tudo sob a transparência e leveza da fachada.

Para não expulsar uma mulher idosa que morava no último andar, a residência foi implantada sob um apartamento existente. Para isso, a obra usa estrutura metálica permitindo a planta livre e o uso de materiais leves onipresentes, como vidro e tijolos de vidro.

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Janela, Tijolo, Fachada
© Wikimedia user: Subrealistsandu

Um aspecto interessante desta casa são os acessórios mecânicos ubíquos. No piso térreo ficava um consultório médico do Dr. Jean Dalsace. Este arranjo incomum da circulação foi resolvido por um painel giratório que esconde dos pacientes as escadas privativas durante o dia, mas moldando as escadas à noite.

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Escada, Corrimão
© Wikimedia user: Subrealistsandu

Outros componentes mecânicos incluem um trilho da cozinha para a sala de jantar, uma escada retrátil que conecta a sala de estar privada com um dormitório, e um complexo conjunto de armários para os banheiros.

A divisão espaço do espaço interno é modificada rotacionando e deslizando painéis de vidro, de metal liso ou perfurado, conformando novos espaços. A honestidade dos materiais, a transparência variável das formas e a justaposição de materiais "industriais" e da decoração tradicional fazem da Maison de Verre um marco na arquitetura do século XX.

Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet - Imagem 7 de 11
© Wikimedia user: Subrealistsandu

Paris, França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Pagnotta, Brian. "Clássicos da Arquitetura: Maison de Verre / Pierre Chareau e Bernard Bijvoet" 27 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867937/classicos-da-arquitetura-maison-de-verre-pierre-chareau-e-bernard-bijvoet> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.