Casas Brackenbury / Neil Dusheiko Architects

Casas Brackenbury / Neil Dusheiko Architects - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Neil Dusheiko Architects; Neil Dusheiko Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EKS, Lazenby, Parkwood
Mais informaçõesMenos informações
© Tim Crocker

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na reforma e ampliação de uma casa em uma área protegida para uma jovem família. A casa faz parte de um conjunto construído em 1879, que possui planta em forma de L, com dois pavimentos, recuos e jardins frontais.

© Tim Crocker

O pai da família é apaixonado por ficção científica. A mãe queria uma paleta de materiais naturais terrosos e pediu para que fosse mantido ao máximo o edifício existente, reciclando a casa para que funcionasse melhor para esta família.

© Tim Crocker

As ambições eram grandes em termos de alcançar uma planta aberta, com espaços visualmente conectados para permitir uma sensação maior de comunicação entre os diferentes ambientes. O cliente queria fazer a casa ter uma sensação de conexão com o exterior através de vistas emolduradas do jardim e permitir o máximo de luz natural possível.

© Tim Crocker

O projeto acrescenta um novo subsolo e uma extensão na parte posterior, proporcionando um estar e cozinha expandidos, banheiros repletos de luz, um home-cinema, sala de jogos e suíte de hóspedes. O subsolo teve sua tipologia repensada de maneira contemporânea para garantir que tivesse iluminação natural e pudesse ser utilizado de maneira multifuncional - como uma sala de brincadeiras para seus filhos ou uma sala sofisticada para ver filmes.

© Agnese Sanvito

A abordagem conceitual era criar uma atmosfera calma nos interiores, utilizando uma paleta de materiais unificada que mesclasse o contexto histórico e a reforma contemporânea dentro de uma área de conservação. 

Corte

O novo subsolo é iluminado por grandes aberturas zenitais cortadas dos pavimentos superiores. Todos os pavimentos são abertos para permitir que os cômodos da casa Vitoriana deem espaço para interiores de planta aberta do piso térreo e espaços com pé-direito alto no pavimento superior. A cozinha e salas de estar se abrem para o pátio, fortalecendo as conexões entre casa e jardim.

© Tim Crocker

Todas as coberturas no pavimento superior foram removidos, permitindo que os espaços fossem preenchidos por luz natural com a abertura de clarabóias. Os banheiros também recebem grandes aberturas zenitais.

© Tim Crocker

Descrição de Produtos

Embora frequentemente não se associe reformas com sustentabilidade, nesse projeto foram trabalhados princípios e produtos sustentáveis desde as fases preliminares do projeto.

Muito do existente foi mantido, além dos tijolos retirados na demolição que foram reaproveitados na construção do novo anexo. A nova fachada posterior é construída em tijolo reciclado e é amarrada à parede existente com um detalhe de tijolo curvo. 

© Tim Crocker

Os sistemas de isolamento foram atualizados para receberem grandes áreas de vidro na fachada posterior, como clarabóias, portas de vidro e demais aberturas, maximizando o potencial ganho solar e reduzindo a quantidade de aquecimento durante o dia e diminuindo a dependência de iluminação artificial. 

© Agnese Sanvito

Todas as paredes estendidas foram altamente isoladas para minimizar a perda de calor ao longo da casa. Todas as aberturas foram atualizadas para esquadrias duplas de alta qualidade térmica.

© Tim Crocker

Pisos em vidro que suportam peso permitem a visualização para o subsolo além de permitir a entrada de luz. As portas de vidro se abrem completamente conectando a cozinha, pátio interno e sala de estar. 

© Tim Crocker

As tubulações de aquecimento foram sob o piso de concreto polido devido à sua grande massa térmica e qualidades de retenção de calor. Também foram utilizadas sistemas de trocas de ar no subsolo que permite a alimentação constante de ar fresco do exterior e reciclar todo o ar aquecido na casa antes de ser expelido.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Brackenbury / Neil Dusheiko Architects" [ Brackenbury House / Neil Dusheiko Architects] 25 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867721/casas-brackenbury-neil-dusheiko-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.