SCALA: naipes com desenhos que refletem a arquitetura dos últimos 25 anos do século XXI

O estúdio espanhol Arquitectura a Contrapelo nos apresenta SCALA · Architecture Playing Cards, um baralho francês que através do desenho reflete o panorama internacional da arquitetura do século XXI. Cada naipe mostra uma obra representativa do último quarto de século e cada maço reúne projetos de escala similar.

O projeto propõe reunir o trabalho dos arquitetos mais relevantes da época e, ao mesmo tempo, valorizar obras em países emergentes para a crítica arquitetônica. 

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

Descrição dos arquitetos. SCALA é um baralho francês que reúne alguns dos edifícios mais relevantes dos últimos 25 anos. Cada naipe é composta por uma escala específica de obras arquitetônicas, desde um pavilhão ou uma casa até as grandes infraestruturas urbanas. 

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

A coleção de 52 desenhos é uma pequena mostra da heterogeneidade e pluralidade da arquitetura atual, conjugando exemplos muito populares com outros mais modestos e emergentes, de diferentes países, materiais e tamanhos. Tudo isso em um formato que se ajusta fielmente às regras tradicionais do póquer. 

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

SCALA, além de se referir a jogada de mestre do jogo de cartas, remete ao critério que vincula cada edifício dependendo da sua naipe: 

♠ Espada. Scala S – Casas e pavilhões 

♥ Copas. Scala M – Moradia coletiva e equipamentos locais

♦ Ouros. Scala L – Equipamentos urbanos

♣ Paus. Scala XL – Infraestruturas e marcos urbanos

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

Além disso, se estabelece uma correlação gráfica entre os diferentes números de cada naipe, agrupando modos similares de representação (fachadas, cortes, plantas...) na seguinte ordem:

A: Plantas

2-7: Fachadas (de menor a maior detalhe)

8-10: Vistas interiores em perspectiva

J-K: Detalhes de fachada (de menor a maior abstração)

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

O objetivo da coleção foi unir os mundos do jogo e da arquitetura desde uma perspectiva contemporânea através das ferramentas de expressão e desenho emergentes de um modo divertido e acessível para todos os públicos. 

Cortesía de Arquitectura a Contrapelo

SCALA · Architecture Playing Cards é um produto desenvolvido através da plataforma de financiamento coletivo estadunidense Kickstarter com um financiamento superior a 1000% e fabricado por Legends Playing Cards Company. Ele está a venda tanto na loja do Arquitectura a Contrapelo como na Amazon.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. "SCALA: naipes com desenhos que refletem a arquitetura dos últimos 25 anos do século XXI" [SCALA: naipes con dibujos que reflejan la arquitectura de los últimos 25 años del Siglo XXI] 26 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867510/scala-naipes-com-desenhos-que-refletem-a-arquitetura-dos-ultimos-25-anos-do-seculo-xxi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.