Casa Através / Dubbeldam Architecture + Design

Casa Através / Dubbeldam Architecture + Design - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1450 ft²
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bob Gundu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, Herman Miller, 3form, Artifort, Bensen, Bigfoot Door, Blanco, CB Marble, Cabano, Catalano, Crate & Barrel, Dubbeldam Architecture & Design, Duravit, Engineered Assemblies, Falmec, Felt Studio, Formstelle, Foscarini, Foster, Holbrook & Associates, +19
  • Equipe De Projeto: Heather Dubbeldam, Jason LeBlanc, Bindya Lad, Oliver Dang, Jacob JeBailey, Johanna Bollozos, Lynden Giles, Suzanna MacDonald
  • Construção: DDF European Design
  • Cidade: Toronto
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Bob Gundu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente queria uma renovação em sua casa de 128 anos para saciar seu desejo de uma casa contemporânea e repleta de luz, conectada com o exterior. Localizada em um terreno estreito, em uma vizinhança central densa, a reforma desta casa de 135 m² também tinha como objetivo proporcionar mais espaços de estar nos interiores.

© Bob Gundu

No entanto, para preservar o intimista jardim posterior, o desafio do projeto era expandir o interior sem diminuir a metragem da casa. Isso foi conseguido com a re-elaboração do programa tradicional, utilizando os elementos existentes e mudanças nas alturas das coberturas que ajudaram a definir os espaços ao invés das paredes, e através da criação de uma forte conexão visual com o pequeno pátio para estender o espaço de estar. 

Planta - Térreo

Os interiores outrora escuros e fechados foram transformados para criar espaços arejados e iluminados em uma planta aberta. Materiais e mobiliário foram utilizados par enfatizar a linearidade, criando a sensação de expansão do espaço.

O projeto também foi centrado na conexão dos interiores com o exterior. Em toda a parte posterior da casa, grandes painéis de vidro do piso ao teto borram a linha divisória, estendendo para o pátio a área de estar. 

Planta - Primeiro Pavimento

Além disto, contam com a mesma seleção de materiais utilizados. O material do piso é o mesmo, além do móvel de balcão da cozinha que se estende para se transformar na churrasqueira. Uma pérgola na aérea externa auxilia a transição dos espaços além de amenizar o sol direto durante o verão. 

© Bob Gundu

No centro da casa, luz proveniente de claraboias preenchem os interiores e reduzem a necessidade de luz artificial. Uma escadaria aberta parece flutuar sob uma grande abertura zenital. 

Corte Longitudinal

A escadaria aberta e claraboia com abertura regulável também criam uma ventilação natural com um fluxo de ar que faz com que os proprietários vivam sem ar condicionado. Uma extensa cobertura verde auxilia a resfriar a casa e absorver a água da chuva, reduzindo ainda mais o impacto ecológico da casa. O resultado é uma lar ventilado, repleto de luz e que conta com um pátio externo intimista para criar um refúgio sereno para um profissional ativamente urbano. 

© Bob Gundu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Através / Dubbeldam Architecture + Design" [Through House / Dubbeldam Architecture + Design] 09 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866802/casa-atraves-dubbeldam-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.