2º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife

O concurso para requalificação do conjunto arquitetônico composto pelo prédio histórico do jornal Diário de Pernambuco, juntamente com três edificações anexas, teve seu resultado divulgado recentemente. A ação é o primeiro movimento contundente de ocupação do bairro de Santo Antônio, que faz parte do perímetro expandido do parque tecnológico. A proposta de s.z arquitetura, que recebeu o segundo prêmio, propõe um diálogo com a edificação histórica, ressaltando a condição de monumento do palacete e evidenciando os sucessivos acrescimentos devidos ao tempo. Confira a seguir:

Dos arquitetos: O conjunto composto pelo palacete histórico e edifício anexo deverá se tornar uma incubadora de empresas de tecnologia e economia criativa, desenvolvida como parte das ações externas do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD, entidade gestora do Parque Tecnológico do Porto Digital, na construção de um ambiente de inovação e constante incentivo ao desenvolvimento de capital humano.

Corte AA

O palacete é de inegável importância material e imaterial não só para a cidade de Recife, como também para toda sociedade pernambucana. Conforme podemos verificar no esquema histórico-construtivo, sua forma atual, de características neoclássicas, é artefato resultante da implantação de suscetíveis processos de ocupação em períodos históricos distintos. O caráter de monumento aqui não é só associado à evidente importância imaterial do conjunto: o palacete em si relata materialmente o processo de ocupação e estruturação urbana da cidade do Recife. As diversas etapas histórico construtivas estão profundamente relacionadas aos ciclos técnico científicos que transformaram a paisagem urbana e a sociedade pernambucana ao longos dos últimos 150 anos.

2º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife - Janela, Fachada
Cortesia de s.z arquitetura

O bairro de Santo Antônio foi atualmente incluído no perímetro do parque tecnológico como uma forma de reproduzir os êxitos no desenvolvimento urbano obtidos através de ações de requalificação do patrimônio construído em outros bairros de Recife. Fazem parte de algumas destas ações, como externalidades diretas do NGPD, a qualificação do capital humano, a promoção do financiamento voltado à inovação, o aumento do número de empresas com certificações internacionais em desenvolvimento de softwares, o adensamento da indústria e da infraestrutura de telecomunicações, o fortalecimento da marca do parque, o aumento de informações disponíveis sobre as empresas e organizações ali instaladas e, por último, a requalificação urbana das áreas dos empreendimentos. Desta forma, a requalificação proposta para o palacete histórico, deverá agir como ancora estratégica no desenvolvimento urbano do bairro, ao atrair o investimento de outras organizações e empresas privadas, diversificando usos e funções, na construção de um território de constante inovação.

2º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife - Imagem 4 de 26
Cortesia de s.z arquitetura

A proposta de intervenção parte da percepção que o patrimônio histórico em questão deve ser compreendido em sua autenticidade. Uma vez que o palacete é resultante da implantação de suscetíveis processos de ocupação em períodos históricos distintos, não só sua dimensão formal mas também, a própria dimensão do tempo, deve ser levada em conta. Portanto, o edifício anexo pretende não só ressaltar a condição de monumento do palacete, mas, além disso, apontar que os sucessivos acrescimentos devidos ao tempo, não se relacionam apenas com a história da imprensa, mas também com a história da cidade de Recife. Ao evidenciar tais circunstâncias através da tensão bivalente entre permanência e transformação, sobrepondo, assim, as diversas camadas constituintes da edificação.

Esquema Estrutural

Essas características dialogam com vários edifícios tombados do entorno, constituindo um ambiente com forte carga histórica e cultural com alguma homogeneidade volumétrica. Entretanto, alguns edifícios vizinhos ao Diário de Pernambuco, construídos mais recentemente, extrapolam o gabarito de altura. Volumetrias e implantações muito aproximadas não resguardam o bem histórico de confrontos desconfortáveis. Essas ocorrências acontecem principalmente nas ruas adjacentes à praça, com vizinhos laterais e de fundos.

  • Arquitetos

    Ana Paula Castro, Denis Ferri, Fernando Botton, Marcelo Anaf, Pedro Meneghel, Roberto Zocchio
  • Localização

    Praça da Independência, 12 - Santana, Recife - PE, 50010-080, Brasil
  • Consultoria em patrimônio histórico

    Arq. Eduardo Coloneli | escritório paulistano de arquitetura
  • Consultoria em estrutura

    Eng. Sergio Roberto | modus engenharia
  • Consultoria em instalações prediais especiais

    Eng. Monica Muylaert | mbm engenharia
  • Consultoria em luminotécnica

    Arq. Fernanda Carvalho | estúdio design da luz
  • Consultoria em paisagismo

    Arq. Gabriela Tamari | oficina 2 mais
  • Consultoria em sustentabilidade

    Arq. Eleonora Coelho Zioni
  • Consultoria em aprovações e apoio local

    Arq. Kyria Tsutsumi | esquina arquitetura
  • Orçamento

    Eng. Nilton Ferri | havillá engenharia
  • Renderizações

    Miguel Muralha
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de s.z arquitetura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça da Independência, 12 - Santana, Recife - PE, 50010-080, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "2º Lugar no Concurso Porto Digital para requalificação da antiga sede do Diário de Pernambuco, em Recife" 02 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806464/2o-lugar-no-concurso-porto-digital-para-requalificacao-da-antiga-sede-do-diario-de-pernambuco-em-recife> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.