Casa Osler / studio mk27

Casa Osler / studio mk27 - Imagem 2 de 29Casa Osler / studio mk27 - Imagem 3 de 29Casa Osler / studio mk27 - Imagem 4 de 29Casa Osler / studio mk27 - Imagem 5 de 29Casa Osler / studio mk27 - Mais Imagens+ 24

Brasília, Brasil
  • Equipe: Carolina Castroviejo, Mariana Simas, Oswaldo Pessano
  • Paisagista: Renata Tilli
  • Construtor: ábaco engenharia - Helder Rossi
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 7 de 29
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno da Casa Osler fica na extremidade do plano piloto de Brasília, na ponta de um dos braços do Lago Paranoá. A casa é um comentário poético sobre a arquitetura moderna, sobretudo o modernismo brasileiro, a partir de uma releitura contemporânea dos materiais e das técnicas construtivas.

Casa Osler / studio mk27 - Imagem 27 de 29
Corte Transversal
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 28 de 29
Corte Longitudinal
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 29 de 29
Fachada

A planta da casa Osler é estruturada a partir de um volume térreo, um volume suspenso e um deck com piscina externo. A caixa de concreto e madeira que repousa sobre o solo abriga a suíte principal, um dormitório, um banheiro, uma área de serviços e a garagem. Os brises verticais de madeira filtram a luz e podem ser abertos inteiramente, diluindo a relação entre o interior do exterior. O volume superior, apoiado no volume térreo de um lado e sobre pilotis de outro, tem a sala de estar, a cozinha (toda resolvida com móveis baixos) e um pequeno escritório. A caixa superior cria uma área de sombra e sobre o prisma térreo, como extensão da sala, há um solário.

Casa Osler / studio mk27 - Imagem 2 de 29
© Pedro Vannucchi

Uma escada externa conecta o deck próximo da piscina com o solário superior e uma escada interna, faz a circulação cotidiana da casa. Próximo da circulação principal, no hall de entrada da casa, um painel de Athos Bulcão foi desenhado especialmente para o lugar e é, possivelmente, sua última obra. Os azulejos que povoam os prédios de Brasília constróem também o espaço da casa; uma obra de arte desenhada para a casa, pensada com a arquitetura, que o artista não pôde ver concluída.

Casa Osler / studio mk27 - Imagem 4 de 29
© Pedro Vannucchi
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 25 de 29
Planta - Térreo
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 15 de 29
© Pedro Vannucchi
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 26 de 29
Planta - Superior
Casa Osler / studio mk27 - Imagem 11 de 29
© Pedro Vannucchi

Os brises, os pilotis e a planta com dois volumes perpendiculares são, nessa residência, um comentário da arquitetura moderna em Brasília; o painel de Athos Bulcão, um grande privilégio para o morador e para os arquitetos.

Casa Osler / studio mk27 - Imagem 21 de 29
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Osler / studio mk27" [Osler House / studio mk27] 01 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806184/casa-osler-studio-mk27-plus-marcio-kogan-plus-suzana-glogowski> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.