O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Geometria da Água / Álvaro Domingues

Geometria da Água / Álvaro Domingues

Geometria da Água / Álvaro Domingues
Geometria da Água / Álvaro Domingues, Cortesia de Álvaro Domingues
Cortesia de Álvaro Domingues

Arquimedes de Siracusa, o sábio da matemática, da física e da geometria, sabia perfeitamente que se podia conhecer muita coisa a partir daquilo que acontecia a qualquer corpo mergulhado num líquido. Sobre isso, todos naquele tempo, e muito antes, tinham já experiência suficiente acerca do que significava ficar molhado; outros conseguiam flutuar e mesmo nadar, mas muitos havia também que, simplesmente, se afundavam. O impulso era-lhes insuficiente para virem à tona tomar ar. Hidratados, dissolviam-se lentamente nos lodos.

Não consta que Arquimedes tivesse andado aqui a traçar formas e medidas para encher o espaço vazio entre sólidas pedras artificiosamente dispostas. A geometria era outra. Era encontrar uma maneira de organizar a água para organizar a vida em comum: partilhar, distribuir, regular, proporcionar, manter e limpar os caminhos da água, repartir funções ou regular conflitos, encontrar o justo afastamento para que o comum pudesse acontecer.

Nada na água destes tanques desperta a melancolia das águas paradas. São águas cristalinas, lustrais, capazes de constantemente fecundar e recriar a terra, o mundo. Nada de mistérios do horizonte longínquo e dos abismos do mar; nada da agitação das correntes ou das cascatas, da violência das enxurradas, da podridão dos pântanos.

Da fonte que jorra continuamente esta frescura, circula a água para os quatro primeiros andamentos: matar a sede aos humanos; lavar roupa, dar de beber aos animais e, finalmente, manter cheio o reservatório maior de onde se encaminham as levadas para os campos e para as hortas. Depois regressará a água à terra novamente.

Não sabemos hoje como compor outro relato hidráulico para um novo ciclo. Aquilo que a água fertilizava mal chegava para o mínimo de uma vida decente. Foi assim durante séculos. Agora crescem os limos no tanque, o musgo sobre as pedras e vai-se a água descendo, sumindo-se poucos metros à frente depois de enlamear e fazer crescer a erva por onde passa. Desligou-se da rede quando a tendência nos tempos que correm é, precisamente, a água circular na rede como quase tudo, a sociedade, a economia, as empresas, a informação, a ladroagem, a internet, o mundo e as caixas multibanco, de entre uma infinita lista.

Nesse mundo, off the grid é uma expressão universal aplicada a tudo que anda solto, desenredado para lá do sistema que enquadra a sua própria existência. Seriam águas livres. Nome bonito para se andar por fora dos aquedutos sem fazer poças de água choca de onde as ninfas se apartam e os mosquitos se embriagam.

Sobre este autor
Álvaro Domingues
Autor
Cita: Álvaro Domingues. "Geometria da Água / Álvaro Domingues" 18 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805503/geometria-da-agua-alvaro-domingues> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.