4 Espaços virtuais em "Second Life" que exploram alternativas de arquitetura religiosa

Se você já ouviu falar do Second Life, o mundo on-line dos anos 2000, com milhões de leais "residentes" que o povoaram com avatares pessoais, você provavelmente deve pensar que ele se tornou irrelevante ou obsoleto. Mas no pico de sua popularidade, o site recebeu muita atenção por fornecer aos usuários uma fuga potencialmente perigosa da realidade - tão poderosa que não era incomum ver pessoas deixando empregos, amigos e famílias reais por aqueles encontrados no site.

Second Life é bastante democrático na criação dos espaços. A vasta rede de locais no mundo virtual do site, chamada sims, é quase completamente gerada pelo usuário. Por tão pouco quanto US$75 por mês, qualquer um com uma conexão com a internet e habilidades básicas de CAD pode criar, transferir arquivos, e manter qualquer lugar que sonhar. Claro, às vezes este "grande equalizador" permite a criação de locais como SeDucTions e Sinners Burlesque, mas esses exemplos são pouco frequentes; os construtores geralmente respondem com soluções inovadoras de design às oportunidades complexas e desafios apresentados.

Um lugar para observar isso é nos muitos sims espirituais do site, nos quais a arquitetura religiosa muitas vezes responde ao deslocamento da autoridade religiosa no mundo digital, uma vez que a falta de laços oficiais (sancionados) com a tradição oferece um designer mais atuante do que no mundo real. Leia mais a seguir para descobrir quatro casos que criam um espaço para a espiritualidade no Second Life e revelam algumas coisas que funcionam - ou não - na arquitetura sacra virtual de hoje.

Hikari

Captura de tela de Hikari via Second Life

Hikari é um sim budista cheio de jardins elaborados, casas particulares e pequenos pavilhões de meditação. Seu designer, Sylvio Kurze, tem uma formação profissional em modelagem 3D, mas sem educação formal religiosa ou arquitetônica. Ele buscou inspiração para suas estruturas budistas "zen" onde qualquer um de nós buscaria: no Google.

Captura de tela de Hikari via Second Life

Kurze também se baseia em outros jardins, a partir das próprias experiências com seu hobby como paisagista. Como tal, Hikari encontra-se em sua própria categoria arquitetônica, fora do zen convencional. É uma manifestação visual e espacial do que o budismo significa para o construtor do sim, e não requer a permissão de uma ordem monástica para existir.

Captura de tela de Hikari via Second Life

Koinonia

Captura de tela de Koinonia via Second Life

Koinonia foi uma das primeiras igrejas cristãs a chegar ao Second Life. Em sua descrição, Koinonia se promove como uma comunidade cristã progressiva, aberta à comunidade LGBTQ. Esta missão de inclusão é refletida diretamente em seu design pouco ortodoxo. Por ausência do clima, a catedral não possui nenhuma porta, mas apresenta grandes janelas para deixar o sol e as estrelas virtuais entrarem.

Captura de tela de Koinonia via Second Life

Ao invés de bancos posicionados para dirigir a atenção para um único ponto focal, um círculo de almofadas e cadeiras incentiva a abertura e a conversação. Ornamentação e mobiliário minimalistas colocam a interação social e construção de relacionamentos como os principais objetivos, ao invés do culto de imagens ou de uma arquitetura suntuosa destinada a invocar a presença de uma divindade. A Koinonia parece se separar conscientemente de qualquer tempo ou lugar particular correspondente na realidade, desvencilhada de qualquer motivo estilístico.

Captura de tela de Koinonia via Second Life

Unitário-Universalismo

Captura de tela de Unitário-Universalismo via Second Life

O Unitário-Universalismo é outro sim espiritual que deriva da ideologia cristã liberal. As construções reais do Universalismo Unitário geralmente se inspiram nos estilos arquitetônicos presbiterianos e se parecem com uma capela típica de uma cidade pequena. Eles também podem utilizar uma abordagem mais moderna de meados do século, com grandes janelas e telhados inclinados.

Captura de tela de Unitário-Universalismo via Second Life

O sim do Second Life desvia-se completamente desta convenção, proporcionando um arranjo semicircular de almofadas em um exuberante jardim ao ar livre e cachoeira. Uma estrutura de cúpula paira no alto sobre o espaço, emoldurando os cultos com vitrais. O sim Unitário-Universalismo tira proveito não só de sua habilidade de desconsiderar a tradição estabelecida por espaços unitários físicos, mas também da oportunidade de localizar-se ao pé de uma cachoeira sem receber os respingos de água, o que só a realidade virtual pode proporcionar a seus usuários.

Captura de tela de Unitário-Universalismo via Second Life

Igreja Ortodoxa Copta no Egito

Captura de tela de Igreja Ortodoxa Copta no Egito via Second Life

Ao contrário dos três sims anteriores, a Igreja Ortodoxa Copta no Egito se baseia quase completamente em precedentes arquitetônicos. Apesar de preencher completamente a área de uma pequena ilha quadrada, ao incorporar o Egito em seu nome, a Igreja Ortodoxa Copta estabelece um público-alvo antes mesmo dos usuários se teletransportarem para dentro.O edifício principal é uma emulação detalhada de igrejas coptas físicas: duas torres com crucifixos no topo se encontram sobre uma nave ampla e arqueada. No interior, a organização linear dos bancos e da parede que separa o altar e a abside visam preservar a autoridade da igreja enquanto os avatares se deslocam pelo espaço.

Captura de tela de Igreja Ortodoxa Copta no Egito via Second Life

A diferença mais significativa entre este sim e seus homólogos do mundo real é a escala: as portas de madeira maciças são tão grandes que diminuem os avatares, e é impossível visualizar o edifício inteiro na tela. Talvez o designer tenha aproveitado a infinidade de materiais virtuais grátis para tornar a igreja mais resplandecente, ou mais provavelmente, o espaço foi projetado por um modelador 3D novato que esqueceu de levar em consideração a altura dos avatares durante o processo.

Captura de tela de Igreja Ortodoxa Copta no Egito via Second Life
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "4 Espaços virtuais em "Second Life" que exploram alternativas de arquitetura religiosa" [4 Virtual Spaces in "Second Life" that Explore Alternatives in Religious Architecture] 15 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805179/4-espacos-virtuais-em-second-life-que-exploram-alternativas-de-arquitetura-religiosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.