Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa

A revista norte-americana Faith & Form e o Fórum Inter-religioso sobre Religião, Arte e Arquitetura (IFRAA) premiaram 28 projetos de arquitetura religiosa no ano de 2016, classificados em 10 categorias. Dentre estes, na categoria Trabalho Estudantil, encontra-se a única proposta brasileira premiada, o trabalho final de graduação da aluna Rafaela Paes de Andrade Arcoverde, intitulado Cidade dos Espíritos: uma aproximação entre espiritismo e arquitetura, desenvolvido na Universidade Católica de Pernambuco, sob orientação dos professores Ana Luisa Oliveira Rolim e Robson Canuto da Silva.

Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 2 de 15Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 3 de 15Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 4 de 15Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 5 de 15Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Mais Imagens+ 10

Cidade dos Espíritos: uma aproximação entre espiritismo e arquitetura

A proposta é motivada por dois aspectos centrais. Primeiro, a necessidade de adequar as dependências da Federação Espírita Pernambucana (FEP) ao crescente público frequentador, e, segundo, pela possibilidade de uma especulação projetual com base na relação entre o artefato arquitetônico e o divino. 

Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 10 de 15
Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde
Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 13 de 15
Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde

Para responder ao objetivo de transpor a atmosfera divina a um edifício-templo, buscou-se fundamentação na fenomenologia que, quando voltada para a Arquitetura, estuda a relação da experiência humana com o espaço, de forma a definir uma atmosfera, a essência do lugar. A luz parece reforçar essa experiência, pois, segundo Pallasmaa (2011), quando desfocamos a visão, percebemos apenas luz e sombra, o que deixa a mente livre para a reflexão, aguçando os outros sentidos. Procurou-se, então, trabalhar a materialidade inerente à arquitetura com a imaterialidade do Espiritismo.

Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Urbano
Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde

Para a aplicação destas ideias, adotou-se como processo a desmaterialização do edifício, segundo o qual a sobreposição de pavimentos corresponderia ao desenvolvimento intelectual e moral alcançado ao longo do estudo e da prática espírita. Neste processo evolutivo vertical, foram aplicados os efeitos luminosos identificados por Plummer (2009), que os elaborou a partir da relação entre luz e matéria. Analogicamente, no projeto, as lâminas variam até atingir seu estado diáfano máximo, localizado no topo do edifício. Este processo tem início nos véus de cristal (luz difusa), seguido pela luminescência (luz e matéria fundem-se), atomização (transgressão da luz através da camada perfurada), procissão (a luz indica o caminho), canalização (a luz atravessa a matéria oca), evanescência (a passagem do tempo refletida em projeções de luz nas superfícies) e, finalmente, o silêncio ambiental (luz atravessa completamente vidros e camada interna), encerrando, assim, a desmaterialização, tanto do homem como do edifício. Este processo é uma metáfora da destruição do homem/edifício velho, materialista, que é substituído pela construção do homem/edifício novo, espiritualizado.

Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 6 de 15
Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde

A proposta foi escolhida por um corpo de jurados composto por David Roccosalva, Vernon Mays, Albert Lindeke, Kristen Richardson-Frick e Julio Bermudez, entre os dias 13 e 14 de julho, que se reuniram em Charlotte, Carolina do Norte, EUA, e classificaram o trabalho sob este argumento:

Este projeto de estudante é altamente provocativo e imaginativo, investigando novas formas de espiritualidade, usando linguagem contemporânea. Possui um toque surrealista em suas qualidades experienciais. Foi desenvolvido em planta e corte, e as imagens convêm os potenciais emocionais do projeto. O prêmio reconhece a importância de se testar um novo território para o espaço sagrado (tradução nossa do parecer original [1])

Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa  - Imagem 3 de 15
Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde

A apresentação das propostas premiadas será feita juntamente com uma exposição dos projetos na Convenção Nacional de 2017 do American Institute of Architects (AIA), em Orlando, Flórida, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de abril de 201

Referências:

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos / Juhani Pallasmaa; tradução técnica: Alexandre Salvaterra. – Porto Alegre: Bookman, 2011.
PLUMMER, Henry. La arquitectura de la luz natural. Londres: Blume, 2009.

Notas:

[1]“This student design is highly provocative and imaginative, investigating new forms of spirituality using contemporary language. It has a surreal touch to its experiential qualities. The project was developed in plan and section, and the images convey the emotional potentials of this project. This award recognizes the importance of probing new territory for sacred space.”

  • Localização

    Recife - State of Pernambuco, Brasil
  • Autora do Projeto

    Rafaela Paes de Andrade Arcoverde
  • Orientadores

    Ana Luisa Oliveira Rolim e Robson Canuto da Silva
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de Rafaela Paes de Andrade Arcoverde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Projeto de graduação de brasileira é premiado em concurso internacional de Arquitetura Religiosa " 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804055/projeto-de-graduacao-de-brasileira-e-premiado-em-concurso-internacional-de-arquitetura-religiosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.