O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. IAB debate: Qual nosso projeto para as marginais?

IAB debate: Qual nosso projeto para as marginais?

  • 17:05 - 19 Janeiro, 2017
IAB debate: Qual nosso projeto para as marginais?
IAB debate: Qual nosso projeto para as marginais?, Cortesia de IAB-sp
Cortesia de IAB-sp

Arquitetos e urbanistas debatem o papel das Marginais

A função das Marginais Tietê e Pinheiros, o recente aumento de suas velocidades e o transporte por meio de carros em São Paulo são alguns dos temas do primeiro debate do ano organizado pela nova gestão (2017-2019) do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IAB-SP). O evento intitulado "Qual o nosso projeto para as Marginais?" acontece nesta quinta-feira (19), às 18h30, na sede da entidade (Rua Bento Freitas, 306, República) e com transmissão online, inaugurando o ciclo de debates do IAB.

Veja a transmissão ao vivo aqui

Em meio às promessas de mudança da velocidade das Marginais pela nova administração municipal, a pauta de mobilidade torna-se cada vez mais relevante na metrópole de São Paulo. Originalmente concebidas como parte do anel perimetral da cidade, projetadas por Prestes Maia como um bulevar urbano responsável por conter o crescimento da mancha urbana, as Marginais atualmente se configuram como vias expressas de alta capacidade, e comportam tanto o tráfego de passagem regional quanto o intenso fluxo de veículos interno à cidade. Contudo, a economia da cidade vem se transformando nas últimas décadas e toma corpo o perfil de uma capital de serviços, irradiadora de informação e sede de empresas e instituições internacionais.

Alinhado a essas mudanças, o plano diretor aprovado em agosto de 2014 estabelece diretrizes para tornar a cidade mais compacta, principalmente nos eixos de transporte, transformando o modo como a população vive e se desloca pela Cidade de São Paulo. A rede de transporte de massa se faz cada vez mais necessária e a visão acerca do uso do automóvel particular atingiu um ponto de inflexão. Neste panorama, o papel das Marginais - espinhas dorsais de organização da metrópole - são tema central de debate, tanto no aspecto simbólico quanto no prático, dadas as suas dimensões e relação com o tecido urbano.

Aproveitando o foco dado ao tema, o IAB-SP dá início ao seu ciclo de debates sobre mobilidade. “Acreditamos que é um debate que transcende uma mera discussão sobre definição de velocidade máxima. A construção das Marginais no século XX reflete um momento histórico de mobilidade urbana que exige reflexão. Entendemos a redução das velocidades das marginais como uma mudança de paradigma para a cidade, por isso a interlocução com os gestores públicos responsáveis pelos seus projetos futuros é fundamental. Assumindo, então, a dimensão de projeto enquanto fruto de um diálogo amplo e embasado, montamos um painel que reúne técnicos em mobilidade, desenho urbano e segurança viária dispostos a visitar a trajetória das marginais e apontar caminhos para o futuro”, afirma o arquiteto Fernando Túlio Franco, Presidente do IAB de São Paulo.

A mesa será composta pelo secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, ou um representante de sua equipe; o arquiteto Prof. Dr. Alexandre Rodrigues Seixas, da Universidade São Judas Tadeu, especialista em infraestrutura de transportes; Ailton Brasiliense Pires, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); e a professora Klara Kaiser, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com anos de trabalho na SPTrans e na Cia. do Metropolitano.

O debate será conduzido a partir de perguntas feitas por ativistas, urbanistas, e membros da sociedade civil como Andrew Oliveira (Corrida Amiga e CMTT), Guilherme Wisnik (professor FAU-USP e curador da X Bienal de Arquitetura de SP), Meli Malatesta (Pé de Igualdade), Renata Falzoni (Bike é Legal), e Nilton Gurman (Movimento Não Foi Acidente).

O evento vai tratar de quatro tópicos fundamentais relacionados às marginais: I) histórico de projeto; II) a dinâmica dos fluxos dos diferentes modais de transporte; III) velocidades, situação de acidentes de trânsito e segurança viária; IV) desenho e função atual e futura das vias, dos rios e do entorno.

Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em:
http://www.iabsp.org.br/.
https://www.facebook.com/events/1908940012660712/

Sobre o Instituto de Arquitetos do Brasil 
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega arquitetos e urbanistas articulados em prol da construção democrática e sustentável das cidades e da prática da arquitetura e do urbanismo como meio para enfrentar a desigualdade sócio-espacial no Brasil e atender as necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social, ao acesso universal aos direitos sociais e ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Sobre este autor
Pedro Vada
Autor
Cita: "IAB debate: Qual nosso projeto para as marginais?" 19 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803766/iab-debate-qual-nosso-projeto-para-as-marginais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.