AZPML + DFN vencem concurso para passarela em Bellinzona, Suíça

A equipe do AZPML + DFN venceu um concurso para o projeto da passarela Ex-Torretta, que atravessa o Rio Ticino em Bellinzona, na Suíça. A ponte ligará duas estruturas medievais existentes, a torre de Torretta ao oeste do rio e as arcadas medievais na margem oriental, e fornecerá uma inclinação gradual de 6% para permitir o acesso de pedestres e ciclistas.

AZPML + DFN vencem concurso para passarela em Bellinzona, Suíça - Mais Imagens+ 7

Perspectiva no Verão. Cortesia de AZPML

O projeto da ponte inspira-se na "geometria orgânica das ondas" no rio, empregando uma estrutura sinusoidal ondulante para manter um perfil respeitoso e gracioso.

"Nosso projeto visa respeitar e valorizar a beleza natural do contexto fluvial do Rio Ticino. Nossa intenção não foi apenas minimizar o impacto visual da ponte na paisagem natural, mas também criar uma ressonância visual com os meandros e as ondulações da superfície da água em movimento do rio Ticino", disseram os arquitetos em um comunicado de imprensa.

Diagrama. Cortesia de AZPML
Fachada. Cortesia de AZPML

A ponte foi moldada através de três condições contextuais. Primeiro, a sua posição no meio e em respeitando as duas estruturas medievais existentes. Em segundo lugar, inserir suportes estruturais para minimizar a transferência de cargas para estruturas preexistentes. E, em terceiro lugar, para a estrutura da ponte reagir às condições variadas que os pedestres irão experimentar quando eles passam sobre o rio.

Vistas. Cortesia de AZPML
Relações Geométricas. Cortesia de AZPML

A estrutura está localizada abaixo da plataforma em pontos onde é desejada a melhoria da conexão ao contexto circundante, tal como no centro do rio, e localizada acima dele onde o ambiente é mais agressivo, quando a ponte atinge a altura da copa das árvores ao longo da margem.

"O projeto da ponte é definido de acordo com o comportamento estrutural, bem como a experiência dos pedestres, alternando ao longo de sua trajetória entre uma seção estrutural integrativa e protetora", explicam os arquitetos.

Vistas. Cortesia de AZPML

O orçamento para o projeto está estimado em 4,5 milhões de euros. O calendário para a construção ainda não foi divulgado.

Notícia via AZPML.

Perspectiva no Inverno. Cortesia de AZPML
  • Arquitetos

  • Localização

    Bellinzona, Suíça
  • AZPML+DFN

    Alejandro Zaera-Polo, Maider Llaguno Munitxa, Dario Franchini, Guillermo Fernandez-Abascal, Ivaylo Nachev, Manuel Eijo, Robert Berenguer, Paolo Toldo, Andrea Sanchez, Xiani Wang
  • Cliente

    Dipartimento del Territorio - Bellinzona
  • Orçamento

    € 4.5 milhões
  • Consultores

    AR&PA Engineering + Pianifica Ingegneri
  • Fotografias

    Cortesia de AZPML

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bellinzona, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "AZPML + DFN vencem concurso para passarela em Bellinzona, Suíça" [AZPML + DFN Win Competition for Rippling Bridge in Bellinzona, Switzerland] 18 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803684/azpml-plus-dfn-vencem-concurso-para-passarela-em-bellinzona-suica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.