O blog como museu: Meganom faz sua primeira exposição com "Thngs"

Cortesia de Thngs Co.

Nossa experiência de informação está mudando. Agora, consumimos mais e mais informações digitalmente, sendo grande parte desta não-textual. Vídeos, fotos e GIFs tornaram-se comuns, com a tecnologia permitindo que esses meios sejam tão facilmente compartilháveis quanto o texto. Isso dá lugar a outra tendência: o aumento do número e acessibilidade das plataformas on-line. Não estamos apenas digitalizando mais informações, como também estão sendo desenvolvidos modos mais dinâmicos de digitalização; artigos multimídia e exposições on-line, por exemplo, oferecerão uma maneira mais envolvente de compartilhar informações.

O blog como museu: Meganom faz sua primeira exposição com Thngs - Mais Imagens+ 16

Cortesia de Thngs Co.

Os arquitetos também estão entrando nesse novo mundo on-line. O escritório russo Meganom acaba de lançar sua primeira mostra cibernética intitulada "Thngs". Cada seção da exposição é composta por uma coleção selecionada de objetos arquivados, mostrando os modelos produzidos pelo escritório nos últimos 18 anos. Ao clicar em um modelo, aparecem na tela mais informações sobre suas dimensões, peso e materiais.

Cortesia de Thngs Co.

But what exactly is Thngs, the host behind these online exhibitions? Seeking to be a Wikipedia of physical objects, Thngs is an online archive providing photos and information on hundreds of objects, from 40,000 BC through to today. They put forth the argument that “each thing is a source of objective information about our past, present, and even future.” Thus, the digital archive is a response to the fact that “the physical preservation of all things is not possible, but we can preserve information that things contain.” Their shows complement this larger archive, giving further insight to selected groups of related objects, like the Meganom models.

Cortesia de Thngs Co.
Cortesia de Thngs Co.

Mas o que exatamente é Thngs? Com o objetivo de ser uma Wikipedia de objetos físicos, Thngs é um arquivo on-line que fornece fotos e informações sobre centenas de objetos, de 40.000 a.C. até hoje. Os organizadores argumentam que "cada coisa é uma fonte de informação objetiva sobre o nosso passado, presente e até futuro". Assim, o arquivo digital é uma resposta ao fato de que "a preservação física de todas as coisas não é possível, mas podemos preservar a informação que as coisas contêm". 

Cortesia de Thngs Co.

Thngs difere de sites como Thingiverse ou WikiHouse, pois seu catálogo consiste puramente um exercício cultural, em vez de funcional. Ao invés de mostrar a produção de um grande número de novos objetos, ele registra apenas aqueles que já existem. Há poesia nisso, um respeito pelas muitas coisas físicas que nos rodeiam e formam o nosso mundo. A equipe de Thngs parece consciente desse sentimento e da diferença entre registrar e reproduzir. Suas mostras são uma tentativa de oferecer uma função que os diferencia como um site que registra em vez de reproduzir. Esta diferenciação é mais visível no site como um todo, que é especialmente belo e nítido - fazendo o internauta sentir-se como se estivesse realmente "visitando" um lugar especial.

Cortesia de Thngs Co.

Há muitos aspectos inovadores para um projeto como Thngs, e o que ele já alcançou é inegavelmente uma grande contribuição para o crescente mundo dos arquivos digitais. Mas se a ideia é atingir seu pleno potencial, a questão central deixa de ser tecnológica e passa a ser humana: qual a melhor maneira realizar uma curadoria objetiva dos objetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "O blog como museu: Meganom faz sua primeira exposição com "Thngs"" 30 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802390/o-blog-como-museu-meganom-faz-sua-primeira-exposicao-com-thngs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.