UNStudio e Heerim vencem concurso para torres habitacionais em Seul

UNStudio, em colaboração com a empresa coreana Heerim Architects & Planners, venceu o concurso para projetar o masterplan de 32 torres do Empreendimento Habitacional Eunma no bairro de Daechi-Dong, em Seul. A comissão de projeto está sendo liderada pelos próprios moradores, que encomendaram aos arquitetos a reconstrução de suas casas atuais em um novo projeto ecológico orientado ao futuro que pode ser usado como um modelo para outros empreendimentos habitacionais.

UNStudio e Heerim vencem concurso para torres habitacionais em Seul - Mais Imagens+ 1

Masterplan. Cortesia de UNStudio

"Projetar um esquema para um empreendimento residencial é particularmente interessante porque você está respondendo diretamente às necessidades de uma comunidade estabelecida", disse o fundador do UNStudio, Ben van Berkel. "Eles conhecem os pontos fortes e os requisitos da área e como eles querem ver sua comunidade se desenvolver. Esse conhecimento local é inestimável para o projeto."

Cortesia de UNStudio

O projeto vencedor foi concebido em torno da filosofia de "Live, Work and Play" para atender a uma grande variedade de inquilinos, que vão desde famílias a jovens profissionais. O projeto transformará uma área de mais de um milhão de metros quadrados, acrescentando mais 1.500 novos apartamentos aos 4.424 atualmente no terreno. Isto será conseguido substituindo as torres existentes de 35 andares por outras de 50 e inserindo estacionamentos subterrâneos, liberando o espaço para uma nova paisagem que cerca as torres.

Planejamento Espacial. Cortesia de UNStudio

O plano foi dividido em 4 zonas circulares e 6 quadrantes de paisagem que reagem à condição dos limites do lote, resultando em 24 "vizinhanças sob medida". O terreno é acessível aos bairros circundantes e ao restante da cidade através de duas frentes de rua animadas e duas estação de metrô nas imediações. Comércio, alimentação, bebidas e espaços de lazer também contribuirão para a vitalidade urbana do bairro.

Cada uma das 32 torres pode ser vista como o seu próprio bairro empilhado com jardins nas coberturas e espaços semi-públicos elevados, mas em vez de todos atingindo as mesmas dimensões, as alturas dos edifícios são afuniladas para melhorar a conexão visual ao entorno. Um piso térreo de vários níveis conecta as 6 torres centrais mais "icônicas" em um desenvolvimento integrado.

Planejamento da Paisagem. Cortesia de UNStudio

O conceito de "viver, trabalhar e se divertir" também pode ser visto nos seis jardins temáticos do projeto, projetados para coreografar o movimento através do terreno, definindo cada bloco de vizinhança e inspirando a educação: Floresta de Curiosidade, Jardim de Excitação, Urbano Encantador, Parque da Brincadeira e Campos da Longevidade.

Acima de tudo, o empreendimento procura criar condições de vida confortáveis para os seus residentes, oferecendo ventilação cruzada, luz natural e um ambiente de vida saudável em cada unidade. Com entradas espaçosas e elevadores semi-privados servindo a 2 apartamentos por andar, a comunidade resultante será onde os moradores podem se sentir seguros e bem-vindos.

Notícia via UNStudio.

Tipologias. Cortesia de UNStudio
  • Arquitetos

  • Localização

    Daechi-dong, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul
  • Equipe UNStudio

    Ben van Berkel, Gerard Loozekoot com René Wysk, Harlen Miller e Megan Hurford, Jung Jae Suh, Sibilla Bonfanti
  • Heerim Architects & Planners

    Young Kyoon Jeong, Kyu Young Park with Sung Won Oh, Seung Uk Oh, Jae Kyu Lee, Hyun Joon Yoo, Seung Wang Lee, Kyung Sook Cho, Eun Hee Ha, Chanhee Lee, Hyun Il Kang, Mi Ran Kang, Hyun Joo Kim, Yun Hyeok Kim, So Young Choi, Hun Il Park, Sun Wook Kim, Jae Yeon Lee, Hyun Rock Kang, Hee Seung Kim, Jun Seong Park, Seung Woo Lee, Jae Won Kim, Jun Ha Hwang, Sung Jun Moon, YuWon Kang
  • Cliente (Masterplan)

    Promotion Committee Office of EUNMA Apartment Redevelopment
  • Cliente (UNStudio)

    Heerim Architects & Planners
  • Programa

    32 torres, variando de 25-50 pavimentos (5.940 unidades) masterplan
  • Status

    Primeiro Lugar no concurso
  • Área do Terreno

    0.5 km²
  • Área

    1.149.000 m²
  • Fotografias

    Cortesia de UNStudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Daechi-dong, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "UNStudio e Heerim vencem concurso para torres habitacionais em Seul" [UNStudio + Heerim Win Competition for Resident-Driven Housing Development in Seoul] 24 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801993/unstudio-e-heerim-vencem-concurso-para-torres-habitacionais-em-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.