Cápsula habitacional oferece abrigo em situações de desastre natural

O arquiteto costarriquenho César Oreamuno projetou uma cápsula modular que acomoda as necessidades básicas de uma comunidade em uma situação de emergência ou desastre. As unidades são adaptáveis e facilmente montadas para atender a uma variedade de situações e responder a uma série de funções únicas, embora o projeto tenha como foco principal melhorar a qualidade do atendimento às necessidades básicas das vítimas da crise e incentivar o desenvolvimento da comunidade.

Cápsula habitacional oferece abrigo em situações de desastre natural - Mais Imagens+ 17

Cortesia de César Oreamuno

A Comissão Nacional de Prevenção de Riscos e Resposta de Emergência da Costa Rica define desastres em massa como a ruptura de funções sociais comuns. Além do número de mortes e lesões, as consequências incluem a perda de bens materiais, a interrupção das linhas de abastecimento e a instabilidade econômica. Toda sociedade afetada por uma situação de crise sofre uma degradação das condições de vida.

Cortesia de César Oreamuno
Cortesia de César Oreamuno

Quando restringidos aos seus próprios meios, os indivíduos muitas vezes experienciam dificuldades para satisfazer suas necessidades mais básicas, chamando a atenção das organizações e instituições humanitárias. Na maioria dos casos, esta ajuda é realizada através de abrigos, geralmente salas comunitárias ou escolas, que podem não ter a infra-estrutura necessária para a higiene pessoal e saneamento, nem áreas adequadas para armazenamento e preparação de alimentos.

Cortesia de César Oreamuno

Não haveria necessidade de arquitetura se os seres humanos se contentassem em viver em cavernas ou em árvores. A arquitetura é necessária para criar condições de habitabilidade que não dependem da hora do dia ou da época do ano, nem das condições climáticas do ambiente em qualquer parte do território. – Guallart, 2009

Cortesia de César Oreamuno

É por isso que Oreamuno projetou estes módulos de abrigo temporário, idealizados a partir da ideia de uma faca do exército suíço; arquitetura capaz de resolver múltiplos problemas simultaneamente, permitindo aos usuários superar um estado de crise dentro de um período relativamente curto de tempo.

A unidade de abrigo é constituída por 5 cubículos, sendo 3 móveis (mobília interna) e 2 rígidos (suporte estrutural). Os módulos, o entendimento das funções dos acessórios, os métodos de transporte, o manual de montagem e as características do suporte técnico foram de extrema importância durante o processo de projeto para criar uma proposta funcional que atenda a uma série de características básicas, tais como:

Cortesia de César Oreamuno

  1. Sistemas modulares
  2. Adaptabilidade 
  3. Diferentes opções de uso
  4. Instalação fácil
  5. Leveza
  6. Transportabilidade
  7. Nenhum trabalho manual especializado
  8. Nenhuma maquina necessária
  9. Alta resistência
  10. Capacidade de ser embalado e empilhado

Cortesia de César Oreamuno

Arquiteto: César Leonardo Oreamuno Canizal
Universidade: Latin University of Costa Rica. Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Ano: 2015
Localização: variada
Área: 13,7 m²

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Cápsula habitacional oferece abrigo em situações de desastre natural" [Living Capsule Offers Shelter From Disasters ] 23 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801886/capsula-habitacional-oferece-abrigo-em-situacoes-de-desastre-natural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.