Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Archihood WXY; Archihood WXY
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  191
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Woohyun Kang
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DAELIM BATH, deck & floor
  • Diretor Do Filme: ‘Woohyun Kang’ / Archihood WXY
  • Arquitetos Responsáveis: Woohyun Kang, Youngjin Kang
  • Cidade: Chungju-si
Mais informaçõesMenos informações
© Woohyun Kang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está oculto por um bosque de gramíneas. O farfalhar das folhas mais altas dirige o caminho. No final de uma frondosa via curva, é possível reconhecer uma grande porta de madeira. O bambu preto dá as boas-vindas através das cercas de madeira espaçadas e a luz natural do sol é filtrada por meio da malha de ventilação, que envolve o espaço escuro de acesso. Ao caminhar por meio desta área de entrada é possível ver o tranquilo pátio frontal coberto com terra fina coreana. A experiência da escuridão e da luz: isto é o que desencadeia as experiências emocionais neste espaço. Ao entrar no pátio frontal, é possível ver o vale dos bosques através da cafeteria aberta. 

© Woohyun Kang

Este é o lugar ideal para processar a planta 'dente de leão' na Coreia, uma espécie que é utilizada principalmente para fins medicinais. Muitos hóspedes que visitam este lugar estão cansados, corporal e mentalmente, por causa da sua longa luta contra a doença. Desta forma, desejávamos oferecer um lugar onde eles pudessem re-energizar seu estado apático e deprimido e que os ajudasse a relembrar seus tempos felizes, evocando seus sentidos. Isto ajudará a criar algumas oportunidades para que os pacientes possam olhar para o passado e criar uma energia positiva através da motivação da natureza.

© Woohyun Kang
Planta
© Woohyun Kang

Outra consideração importante deste projeto é a sensibilidade da sua implantação e orientação em relação à topografia do terreno. Não queríamos desconectar o fluxo da natureza no vale do bosque atrás do local devido ao nosso novo edifício. Portanto, o espaço central deste edifício está levantado, de maneira que o ar da natureza entre no pátio frontal. Um pórtico de madeira de 2,1 metros de largura e a a cobertura estão instalados tanto na parte frontal quanto na parte posterior da cafeteria e garantem que os hóspedes contem com um espaço de encontro que está envolto pelo entorno.

© Woohyun Kang

As portas dobráveis permitem uma abertura total dos espaços da área coberta exterior, oferecendo uma experiência natural mais atrativa. É o mesmo que "twat-ma-ru" e "deul-a-Yeol-gae-chang" em Sa-rang-bang, que são elementos da arquitetura tradicional coreana. Este espaço foi desenhado para proporcionar um entorno tranquilo, maravilhoso e natural onde as pessoas possam descansar e relaxar. 

© Woohyun Kang
Corte
© Woohyun Kang

A marcação de madeira ao redor do edifício se instala com um espaço de 3cm entre cada peça. Estes vazios permitem que a vegetação entre e saia, esfumaçando os limites do edifício.

© Woohyun Kang

A própria natureza faz com que este espaço mude a cada momento.

A luz do sol brilha através da água no jardim.

A sombra da malha de madeira mostra o tempo e a estação.

O som das gotas de água que caem no jardim durante os dias de chuva.

As pequenas folhas trêmulas do vento.

© Woohyun Kang

A lembrança agradável é reconhecida e se incrusta na experiência das pessoas e sua memória fará com que elas voltem a este lugar. A memória dos sentidos é a essência fundamental que faz com que as pessoas relembrem a estadia na fazenda. Com o uso do 'sentido da natureza', o espaço converte-se em um entorno de cura onde as pessoas podem desfrutar deste lugar.

Originalmente publicado em 9 Dezembro, 2016 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chungju-si, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY" [Korean Dandelion Farm / Archihood WXY] 08 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800761/retiro-de-cura-na-coreia-do-sul-archihood-wxy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.