O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centros De Saúde
  4. Coreia do Sul
  5. Archihood WXY
  6. 2015
  7. Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

  • 05:00 - 9 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY
Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY, © Woohyun Kang
© Woohyun Kang

© Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Chungju-si, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis

    Woohyun Kang, Youngjin Kang
  • Área

    191.63 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está oculto por um bosque de gramíneas. O farfalhar das folhas mais altas dirige o caminho. No final de uma frondosa via curva, é possível reconhecer uma grande porta de madeira. O bambu preto dá as boas-vindas através das cercas de madeira espaçadas e a luz natural do sol é filtrada por meio da malha de ventilação, que envolve o espaço escuro de acesso. Ao caminhar por meio desta área de entrada é possível ver o tranquilo pátio frontal coberto com terra fina coreana. A experiência da escuridão e da luz: isto é o que desencadeia as experiências emocionais neste espaço. Ao entrar no pátio frontal, é possível ver o vale dos bosques através da cafeteria aberta. 

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Este é o lugar ideal para processar a planta 'dente de leão' na Coreia, uma espécie que é utilizada principalmente para fins medicinais. Muitos hóspedes que visitam este lugar estão cansados, corporal e mentalmente, por causa da sua longa luta contra a doença. Desta forma, desejávamos oferecer um lugar onde eles pudessem re-energizar seu estado apático e deprimido e que os ajudasse a relembrar seus tempos felizes, evocando seus sentidos. Isto ajudará a criar algumas oportunidades para que os pacientes possam olhar para o passado e criar uma energia positiva através da motivação da natureza.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang
Planta
Planta
© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Outra consideração importante deste projeto é a sensibilidade da sua implantação e orientação em relação à topografia do terreno. Não queríamos desconectar o fluxo da natureza no vale do bosque atrás do local devido ao nosso novo edifício. Portanto, o espaço central deste edifício está levantado, de maneira que o ar da natureza entre no pátio frontal. Um pórtico de madeira de 2,1 metros de largura e a a cobertura estão instalados tanto na parte frontal quanto na parte posterior da cafeteria e garantem que os hóspedes contem com um espaço de encontro que está envolto pelo entorno.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

As portas dobráveis permitem uma abertura total dos espaços da área coberta exterior, oferecendo uma experiência natural mais atrativa. É o mesmo que "twat-ma-ru" e "deul-a-Yeol-gae-chang" em Sa-rang-bang, que são elementos da arquitetura tradicional coreana. Este espaço foi desenhado para proporcionar um entorno tranquilo, maravilhoso e natural onde as pessoas possam descansar e relaxar. 

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang
Corte
Corte
© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A marcação de madeira ao redor do edifício se instala com um espaço de 3cm entre cada peça. Estes vazios permitem que a vegetação entre e saia, esfumaçando os limites do edifício.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A própria natureza faz com que este espaço mude a cada momento.

A luz do sol brilha através da água no jardim.

A sombra da malha de madeira mostra o tempo e a estação.

O som das gotas de água que caem no jardim durante os dias de chuva.

As pequenas folhas trêmulas do vento.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A lembrança agradável é reconhecida e se incrusta na experiência das pessoas e sua memória fará com que elas voltem a este lugar. A memória dos sentidos é a essência fundamental que faz com que as pessoas relembrem a estadia na fazenda. Com o uso do 'sentido da natureza', o espaço converte-se em um entorno de cura onde as pessoas podem desfrutar deste lugar.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY" [Korean Dandelion Farm / Archihood WXY] 09 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800761/retiro-de-cura-na-coreia-do-sul-archihood-wxy> ISSN 0719-8906