O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centros De Saúde
  4. Coreia do Sul
  5. Archihood WXY
  6. 2015
  7. Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY

  • 05:00 - 9 Dezembro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY
Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY, © Woohyun Kang
© Woohyun Kang

© Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang © Woohyun Kang + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Chungju-si, Chungcheongbuk-do, Coreia do Sul
  • Arquitetos Responsáveis

    Woohyun Kang, Youngjin Kang
  • Área

    191.63 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está oculto por um bosque de gramíneas. O farfalhar das folhas mais altas dirige o caminho. No final de uma frondosa via curva, é possível reconhecer uma grande porta de madeira. O bambu preto dá as boas-vindas através das cercas de madeira espaçadas e a luz natural do sol é filtrada por meio da malha de ventilação, que envolve o espaço escuro de acesso. Ao caminhar por meio desta área de entrada é possível ver o tranquilo pátio frontal coberto com terra fina coreana. A experiência da escuridão e da luz: isto é o que desencadeia as experiências emocionais neste espaço. Ao entrar no pátio frontal, é possível ver o vale dos bosques através da cafeteria aberta. 

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Este é o lugar ideal para processar a planta 'dente de leão' na Coreia, uma espécie que é utilizada principalmente para fins medicinais. Muitos hóspedes que visitam este lugar estão cansados, corporal e mentalmente, por causa da sua longa luta contra a doença. Desta forma, desejávamos oferecer um lugar onde eles pudessem re-energizar seu estado apático e deprimido e que os ajudasse a relembrar seus tempos felizes, evocando seus sentidos. Isto ajudará a criar algumas oportunidades para que os pacientes possam olhar para o passado e criar uma energia positiva através da motivação da natureza.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang
Planta
Planta
© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

Outra consideração importante deste projeto é a sensibilidade da sua implantação e orientação em relação à topografia do terreno. Não queríamos desconectar o fluxo da natureza no vale do bosque atrás do local devido ao nosso novo edifício. Portanto, o espaço central deste edifício está levantado, de maneira que o ar da natureza entre no pátio frontal. Um pórtico de madeira de 2,1 metros de largura e a a cobertura estão instalados tanto na parte frontal quanto na parte posterior da cafeteria e garantem que os hóspedes contem com um espaço de encontro que está envolto pelo entorno.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

As portas dobráveis permitem uma abertura total dos espaços da área coberta exterior, oferecendo uma experiência natural mais atrativa. É o mesmo que "twat-ma-ru" e "deul-a-Yeol-gae-chang" em Sa-rang-bang, que são elementos da arquitetura tradicional coreana. Este espaço foi desenhado para proporcionar um entorno tranquilo, maravilhoso e natural onde as pessoas possam descansar e relaxar. 

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang
Corte
Corte
© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A marcação de madeira ao redor do edifício se instala com um espaço de 3cm entre cada peça. Estes vazios permitem que a vegetação entre e saia, esfumaçando os limites do edifício.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A própria natureza faz com que este espaço mude a cada momento.

A luz do sol brilha através da água no jardim.

A sombra da malha de madeira mostra o tempo e a estação.

O som das gotas de água que caem no jardim durante os dias de chuva.

As pequenas folhas trêmulas do vento.

© Woohyun Kang
© Woohyun Kang

A lembrança agradável é reconhecida e se incrusta na experiência das pessoas e sua memória fará com que elas voltem a este lugar. A memória dos sentidos é a essência fundamental que faz com que as pessoas relembrem a estadia na fazenda. Com o uso do 'sentido da natureza', o espaço converte-se em um entorno de cura onde as pessoas podem desfrutar deste lugar.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retiro de Cura na Coreia do Sul / Archihood WXY" [Korean Dandelion Farm / Archihood WXY] 09 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800761/retiro-de-cura-na-coreia-do-sul-archihood-wxy> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.