O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. China
  5. SOM
  6. 2016
  7. Beijing Greenland Center / SOM

Beijing Greenland Center / SOM

Beijing Greenland Center / SOM
Beijing Greenland Center / SOM, © Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong

© Lv Hengzhong © Lv Hengzhong © Lv Hengzhong © Lv Hengzhong + 14

  • Proprietário e Empreendedor

    Greenland Group
  • Arquitetos

    Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Engenharia Estrutural

    Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Engenharia de Serviços

    Skidmore, Owings & Merrill LLP
  • Gestão de Projeto

    Michael Pfeffer
  • Empreiteira

    Beijing Liujian Construction Group Co., Ltd.
  • Mais informações Menos informações
© Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pequim: Ancorado ao distrito de negócios Dawangjing de Pequim, o Beijing Greenland Center é um edifício referencial e altamente sustentável de uso misto, equidistante em relação ao agitado centro da cidade e o aeroporto. A torre de 260 metros de altura e 55 pavimentos prioriza a sustentabilidade e eficiência. Foi revestida por uma fachada envidraçada prismática trapezoidal que gera um auto-sombreamento para melhorar o desempenho ambiental do edifício.

© Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong

A equipe de projeto buscou criar uma torre elegante e chamativa por meio da exploração da interação entre formas simples, luz e sombra. Em resposta aos céus nublados de Pequim, a torre captura e reflete luz natural para animar o bairro que a rodeia. O edifício é habilitado a múltiplos programas - escritórios e apartamentos de Classe A - e conecta-se a um anexo comercial de vários pavimentos. A torre abriga 178 apartamentos sobre 4 pavimentos de escritório, organizados em torno de uma simples planta retangular com um núcleo central para maximizar a flexibilidade. O padrão fascinante da fachada é formado pela técnica de escultura de baixo relevo: a função de módulos trapezoidais isósceles funcionando como prismas, capturando a luz e refratando-a para criar um jogo de luzes e sombras. Cada face é composta de dois painéis de vidro verticais de baixa emissividade. Dois tipos trapezoidais se alternam em um padrão regular por toda a altura da torre em direção ao céu, ou bairro abaixo. A pele trapezoidal aumenta o rendimento do edifício, proporcionando um auto-sombreamento com economia de energia em todas as faces.

© Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong

O projeto tem como objetivo alcançar uma redução de 30% no consumo de energia e água em comparação à média utilizando medidas sustentáveis, tais como um sistema de controle digital direto de automação, uma roda de recuperação de calor, bombas de velocidade variável para calefação e refrigeração, e um economizador de água para utilizar no resfriamento por evaporação. 

Diagrama
Diagrama

Dirigindo-se a uma necessidade de desenvolvimento urbano de uso misto ambientalmente responsável, o Beijing Greenland Center é um exemplo muito visível de como um projeto visualmente impactante também pode ser altamente flexível e sustentável.

© Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong

Um vibrante bairro novo em Pequim

Pequim Dawangjing é um novo bairro localizado no nordeste de Pequim, no meio caminho entre o centro histórico da cidade e o aeroporto Beijing Capital International Airport. O complexo de uso misto foi projetado pelo SOM para ser um bairro verde, passível de caminhar, que priorize a qualidade de vida e o uso responsável dos recursos naturais.Adjacente à Capital-Airport Freeway e à 5th Ring Road, e perto do metro M15, Dawangjing integra-se perfeitamente  ao ambiente construído na área Wangjing de Pequim e traz novos espaços verdes, culturais e cívicos e opções residenciais, comerciais e de escritórios ao crescente bairro de Pequim. Várias torres projetadas pelo SOM, incluindo o Beijing Greenland Center e um conjunto de três torres no Poly International Plaza, ancoram o distrito.

Planta
Planta

Uma visão para o pedestre e para o sustentável

O plano diretor estabelece princípios e diretrizes para o bairro de Dawangjing que reduzem o impacto ambiental e tornam a caminhada e o uso da bicicleta mais seguros e mais atraentes. Um novo parque é a peça central da região e incorpora serviços como cafeterias e instalações recreativas para fomentar a interação e um sentido de comunidade. As ruas foram projetadas para serem tão verdes e acolhedoras quanto o parque, com ciclovias e calçadas estabelecidas com características sustentáveis. Espaços comerciais na escala do pedestre reforçam uma paisagem urbana ativa, e as entradas principais aos escritórios e hotéis estão localizadas ao longo das vidas de pedestres. As estratégias para a volumetria dos edifícios enfatizam a escala humana, e as diretrizes de projeto recomendam a criação de edifícios atemporais com fachadas moduladas - uma abordagem de longo prazo que se concentra nos princípios de projeto e planejamento que persistirão no tempo.

© Lv Hengzhong
© Lv Hengzhong
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Beijing Greenland Center / SOM" [Beijing Greenland Center / SOM] 26 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800068/beijing-greenland-center-som> ISSN 0719-8906