Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers

  • Arquitetos: Richard Rogers Richard Rogers
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1986

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após a conclusão do Centre Pompidou em 1977 com Renzo Piano, Richard Rogers foi encarregado de projetar um novo edifício para substituir o edifício de seguros Lloyd original em Londres.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 2 de 16

Seria a segunda expansão na história da sede da empresa devido às condições superlotadas de centenas de pessoas trabalhando com casos de seguros internacionais. Concluído em 1986, o edifício Lloyd's trouxe uma estética arquitetônica de alta tecnologia para o distrito financeiro medieval de Londres que foi implementado anteriormente no projeto do Centro Pompidou em Paris.

Desde 1928, o local abriga o Lloyd's de Londres; Uma das maiores empresas de seguros do mundo que remonta ao século XVII. Depois que se originou no século 17, o Lloyd's de Londres cresceu de uma companhia de seguros que trabalham no Reino Unido para trabalhar em escala global, tendo em pessoal e clientela a uma taxa sem precedentes, o que exigiu várias expansões; O maior e mais proeminente ser Roger's.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 3 de 16
Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 13 de 16

Semelhante ao Centro Pompidou o edifício Lloyd's é projetado "de dentro para fora." Todas as funções de serviço são removidos do interior e colocados no exterior do edifício. Isso não só permite fácil substituição e manutenção nos elevadores, encanamento ou instalações elétricas, mas ele libera o interior para criar um plano aberto e flexível que permite a atividade ininterrupta em cada nível.

Com o planejamento espacial aberto, o interior é capaz de ser reconfigurado em um momento a momento com divisórias que podem subdividir cada andar e criar espaços novos e interessantes.

O edifício do Lloyd's of London consiste em três torres principais - cada uma anexada à sua própria torre de serviço - que são concentricamente orientadas em torno de um átrio de 60 metros no coração do edifício. Cada andar funciona como uma galeria com vista para o átrio; No entanto, apenas os quatro primeiros andares estão abertos para o átrio, enquanto o resto são fechados por painéis de vidro.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 4 de 16

Ao longo do átrio, há uma série de escadas rolantes que atravessam o vazio para criar uma circulação interior que liga os pisos dos subscritores, aumentando o dinamismo do espaço.

Quando Roger assumiu o projeto, ele exigiu a demolição do edifício original de 1928, mas em vez de demolir completamente todos os vestígios de história para o Lloyd's de Londres, ele manteve parte da fachada original como uma homenagem. A arquitetura histórica do passado, justaposta ao estilo high-tech do novo prédio do Lloyd, parece quase contraditória e forçada, mas os dois estilos parecem coexistir de uma maneira que retrata a modernização de Londres.

Além dos sistemas mecânicos e circulatórios colocados no exterior, a fachada do edifício do Lloyd's de Londres não é contígua no sentido de que parece ser um "kit de peças", onde os espaços interiores parecem ser modulares. Sua fachada aparentemente compartimentada reforça sua modularidade no plano, mas é visualmente mais aparente na elevação.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 8 de 16

Todo o edifício é envolto em aço inoxidável dando ao edifício uma alta tecnologia, quase pós-moderna, estética. A fachada aerodinâmica justaposta às funções mecânicas e de serviço no exterior evoca os avanços tecnológicos de sua construção, bem como expressar o foco principal do edifício na funcionalidade.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 14 de 16

A estética parece ter uma qualidade quase inacabada à sua construção; Roger ainda deixou as gruas da construção no topo do edifício como um elemento decorativo para o edifício, mas a sua presença sugere insight sobre a estética moderna, bem como criar um lugar para o Lloyd's de Londres edifício dentro modernismo arquitetônico.

Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers - Imagem 16 de 16
Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leadenhall St, Londres EC3A 4AX, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Lloyd's of London Building / Richard Rogers" [Architecture Classics: Lloyd's of London Building / Richard Rogers] 10 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799481/classicos-da-arquitetura-lloyds-of-london-building-richard-rogers> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.