Sete Círculos / Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto

Sete Círculos / Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto

Depois de “Duas Linhas” lançado em 2009, editado por Pedro Campos Costa e Nuno Louro, sobre a ocupação do território português e a sua paisagem, Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto avançam para "Sete Círculos" o livro sobre Lisboa que pretende questionar os limites da cidade contemporânea. A interrogação central é o que é o centro, onde está o limite entre o espaço rural e o espaço urbano? Mas a pretensão é a de ser mais que um livro. Será também um conjunto de exposições de fotografia e de vários debates no território nacional, e isso é o pretexto para criar o debate e contribuir para ele.

Pensar, olhar, investigar, descobrir, especular e criar novas perspectivas sobre os limites das cidades. Não só desta realidade urbana, mas de tantas outras que parecem condenadas às normativas e ao vocabulário apertado, à ditadura do sempre foi assim, ao peso da história que nos cega, ou ao economicamente útil e politicamente mais correto.

Debater os limites é também perceber como autarquias, que têm limites administrativos vizinhos, podem ser atravessadas por diversos elementos, pela água, pela topografia, pelas necessidades de mobilidade ou mesmo por simples novas narrativas que criem outras perspetivas de desenvolvimento conjunto. Nada de novo e de uma enorme banalidade, mas de uma enorme importância se não conseguirmos ultrapassar esses obstáculos que existem no dia a dia.

FICHA TÉCNICA

Editores: Pedro Campos Costa, Eduardo Costa Pinto.
Fotógrafos: Tiago Casanova, Duarte Belo.
Autores convidados: José Sarmento de Matos, Gonçalo Byrne, João Nunes, Gonçalo M. Tavares, Javier Arpa Fernandez, Filippo inelli, Mário Alves, Olivia Bina, Adriana Veríssimo Serrão, Francesc Muñoz, Michael Sorkin, Alvaro Domingues, Mary Bowman, Eduardo Brito-Henriques.
Tradução: Miguel Figueiredo, Daniel Reifferscheid.
Design Gráfico: R2 design.
Vídeo: Pedro Negrão, Jorge Costa.
Apoio Financeiro: DGArtes, Fundação Millennium BC
Apoio Institucional: Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal de Palmela, Câmara Municipal Setúbal, Câmara Municipal do Porto, Ordem dos Arquitetos Secção Regional Sul (OASRS), Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP).
Parceiros Institucionais: Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Faculdade Ciências da Universidade do Porto, Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Oficina, Teatro Municipal de Faro, Teatro Municipal Joaquim Benite, Forum Romeu Correia.
Apoio media: Jornal Público.
Parcerias: Terreform: Center for Advanced Urban Research, Circo de Ideias.

Para mais informações, acesse o site oficial do livro.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Sete Círculos / Pedro Campos Costa e Eduardo Costa Pinto" 12 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799297/sete-circulos-pedro-campos-costa-e-eduardo-costa-pinto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.