Equipe vencedora do Concurso CBCA ganha 9º Concurso para Estudantes de Projetos em Aço Alacero 2016

Após vencerem o 9º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço – CBCA, a equipe de estudantes de arquitetura da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) conquistou o primeiro lugar no 9º Concurso para Estudantes de Projetos em Aço Alacero 2016, promovido pela Associação Latino-americana do Aço – Alacero. O Brasil dividiu a primeira colocação com equipe da Universidade de Santiago do Chile. O anúncio dos vencedores aconteceu no dia 24 de outubro durante o Congresso Alacero 57, no Rio de Janeiro. André Mesquita Britto, Caio Ferraz de Almeida Prado, Kamal Yazbek e Pedro Fagundes Herman, orientados pelo professor Francisco Barros e co-orientados pela professora Stella Tedesco, receberam a missão de representar o Brasil na competição internacional.

O prêmio recebido foi de US$ 10 mil, dividido entre Brasil e Chile. O concurso também premiou com Menção Honrosa a equipe do Instituto Politécnico Nacional, do México.

Cortesia de Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA

Com a participação de 672 estudantes da América Latina, o tema Centro Cultural foi desenvolvido através de projetos que utilizam o aço como material construtivo econômico e eficiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população através da construção de um equipamento cultural que cria um novo espaço de convivência. Esta estratégia de intervenção em zonas carentes de infraestrutura serve para revitalizar bairros e como pólo de desenvolvimento para a organização de toda a cidade.

Desde 2008, o CBCA e Alacero são parceiros na realização do Concurso para Estudantes de Arquitetura, sendo o CBCA responsável pela realização da etapa nacional do concurso. Ao longo desses anos, o concurso CBCA contou com mais de 1200 equipes inscritas e uma média de 112 faculdades participantes por ano.  Em 2016, houve recorde de inscrições com 322 equipes e 146 universidades de 23 estados, sendo considerado hoje um dos concursos mais importantes para os estudantes de arquitetura do Brasil. 

Partido Arquitetônico do Projeto

A implantação adotada tem como principal característica a manifestação do valor histórico representado pela Companhia Nitro Química para a população local. O terreno escolhido para a intervenção antigamente sediava um dos edifícios da Companhia, porém hoje encontra-se desocupado e sem uso. O terreno, de caráter singular em uma área tão consolidada, encontra-se localizado entre dois dos principais modais de transporte público que dão acesso à região, a estação São Miguel Paulista da CPTM e o Terminal Rodoviário de São Miguel. A orientação do volume principal tem como objetivo interligar os dois modais de transporte, através de novos fluxos gerados por vias terrestres e aéreas que se sobrepõem.

Cortesia de Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA

Além disso, foi criado também um eixo perpendicular ao volume, visando a uma maior integração “norte-sul” voltada principalmente à população dos bairros vizinhos e de Guarulhos, localizados do outro lado da Rodovia Ayrton Senna.

A geometria regular proporcionada pelo conjunto de pórticos contraventados e posicionados de forma linear, funciona como um exoesqueleto que suporta os volumes internos, onde acontecem os programas solicitados. A materialidade adotada, por sua vez, se mostrou essencial viabilizou a concepção do projeto, de acordo com as características estabelecidas durante o processo de desenvolvimento. A alta resistência do aço garantiu a necessidade de vencer grandes vãos com peças menores e menos pesadas, possibilitando a máxima permeabilidade visual que era buscada. A facilidade na modulação, a fabricação industrial e seriada, a precisão exigida no dimensionamento de peças para áreas técnicas (como é o caso do teatro) e a simples e rápida montagem de sua estrutura foram outros dos pontos fundamentais que levaram à adoção do uso de estrutura metálica como premissa básica para elaboração do projeto.

Cortesia de Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA

A sua disposição no terreno proporciona espaços públicos com diferentes qualidades. Onde a nova volumetria encontra os edifícios preexistentes, forma-se uma pequena praça de acesso que acolhe o pedestre. Sob a estrutura metálica em pórtico, uma grande praça coberta abriga o transeunte, atividades de lazer e manifestações culturais. No extenso terreno antes baldio, onde se encontra a antiga chaminé, único elemento sobrevivente de sua anterior ocupação, é criado um parque público, com novos caminhos e espaços de lazer, convivência, contemplação e atividades variadas.

O novo equipamento público é pensado como elemento catalizador das transformações que a região vem passando, visando à valorização da histórica local, de sua diversidade sociocultural e de suas tradições culturais, com a costura e conexão do tecido urbano hoje fragmentado, criando espaços livres e generosos e, proporcionando àquela população maior qualidade de vida, oferecendo novas experiências e possibilidades de vivências ainda mais ricas e diversas.

Cortesia de Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço - CBCA é uma entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil. Desde 2002, ano de sua fundação, procura ampliar a participação da construção em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Esta divulgação de prêmio/bolsa de estudos foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar divulgação de prêmio/bolsa de estudos". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Eduardo Souza. "Equipe vencedora do Concurso CBCA ganha 9º Concurso para Estudantes de Projetos em Aço Alacero 2016" 10 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799185/equipe-vencedora-do-concurso-cbca-ganha-9o-concurso-alacero-para-estudantes-de-projeto-em-aco-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.