Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 2 de 19Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 3 de 19Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 4 de 19Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 5 de 19Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Colaboradores: Christophe Tilliet, Inês Blanc de Sousa, Pedro Borges, Rita Barbosa, Inês Piedade, Diogo Camilo
  • Estrutura: A2P
  • águas E Esgotos: Termifrio
  • Electricity: Copreng
  • Telecommunications: Copreng
  • Arquitetura Paisagista: Nélia Martins e João Junqueira, arquitectos paisagistas
  • Cidade: Sintra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 4 de 19

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto para a reabilitação e ampliação de uma escola originalmente desenhada pela Arquiteta Maria do Carmo Matos fez parte de um programa do governamental para renovação das escolas secundárias promovido pela Parque Escolar E.P.E.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 18 de 19
Diagrama

O projeto original, constituído por um conjunto de pavilhões tipo e modulares, antecipou um extenso programa governamental desenvolvido nas décadas de 1960 e 1970 para criar uma rede pública de escolas secundárias no território português. Tratava-se de projetos muito pragmáticos e econômicos, baseados na prefabricação e na repetição com o objetivo de serem replicados ao longo de todo o território Português.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 6 de 19

Dado a reduzida dimensão do lote onde se inseria a escola e a necessidade de duplicar a sua capacidade construtiva para dar resposta às necessidades atuais foi decidido demolir todos os edifícios térreos e manter e reabilitar os restantes. Todos os novos edifícios têm dois pisos com exceção de uma extensa pala que que articula os novos e os antigos. A densificação garantida pela pala e pela inserção cuidadosa dos novos edifícios permitiu dar forma aos espaços intersticiais entre os pavilhões, criando uma sequência de pátios destinados às atividades exteriores.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 16 de 19
Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 19 de 19
Planta
Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 5 de 19

Os edifícios preservados são maioritariamente salas de aulas. O antigo ginásio é agora uma cantina e cafetaria e um local de reunião dos alunos. Os edifícios novos foram destinados à biblioteca, auditório/sala polivalente, laboratórios, ginásio, balneários e campos cobertos e descobertos para desporto. O edifício da biblioteca, da sala polivalente e da recessão criou uma nova frente de rua que não existia e serve também a comunidade local.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 2 de 19

Os elementos mais interessantes nos edifícios existentes foram mantidos – as escadas, as caixilharias de madeira exótica, as grelhas e os elementos de betão prefabricado – atualizando os seus níveis de desempenho mas preservando o seu carácter e autenticidade. A linguagem arquitetônica e os materiais – betão, madeiras aparentes, barramentos cimenticios - usados nas novas construções foram inspirados no projeto original garantindo continuidade entre o antigo e o novo e criando uma nova unidade no conjunto.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 13 de 19

Tanto nos edifícios novos como nos antigos as coberturas foram (re)desenhadas para permitir a  integração das extensas áreas técnicas exigidas pelos regulamentos atuais. Cada cobertura é coroada com uma entrada de luz natural no centro do edifício que serve também como acesso de manutenção às máquinas sob a cobertura.

Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos - Imagem 14 de 19

Estes “chapéus”/cobertura, com estrutura de madeira, são revestidas com uma pele de grandes escamas quadradas de telas de asfalto revestidas com xisto. Estes elementos muito expressivos, discretos a partir do nível do chão para não perturbarem a leitura dos edifícios, são essenciais para uma leitura coerente e unitária do conjunto a partir das encostas da Serra de Sintra a meio das quais a escola está localizada.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sintra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Santa Maria / Appleton e Domingos Arquitectos" [Santa Maria High School / Appleton e Domingos Arquitectos] 08 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798043/escola-de-santa-maria-appleton-e-domingos-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.