4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016

A Finnish Association of Architects (SAFA) anunciou os 4 projetos finalistas que disputam pelo Finlandia Prize for Architecture de 2016. Agora, em seu terceiro ano, o prêmio continua com o objetivo de "aumentar a consciência pública sobre a arquitetura finlandesa de alta qualidade e [destacar] seus benefícios para nosso bem estar".

Seguindo a tradição da premiação, enquanto os finalistas foram selecionados por um painel de arquitetos, o projeto vencedor final será escolhido por um não-arquiteto. Neste ano, o ex-Primeiro Ministro da Finland Paavo Lipponen terá a honra de escolher o vencedor.

Saiba mais sobre os 4 projetos, a seguir.

Teatro Lappeenranta / ALA Architects

© Tuomas Uusheimo

O Teatro Lappeenranta é, estranhamente, alojado para um teatro, dentro de uma extensão de um shopping. A pré-seleção do júri considera que o conceito de abrigar um teatro num grande edifício público, no final das contas, cria uma intrigante configuração para uma nova tipologia de teatro que está para emergir. O foyer do teatro se abre para o saguão principal do shopping. Os espaços públicos são mobilhados com superfícies escuras monocromáticas e metálicas, providenciando um contraste para com a abundância de cores e informações estimulantes do shopping. Construído em um único pavimento, o teatro se centra em torno de um pequeno grupo de grandes saguões. Sua elegante simplicidade eleva a ambiência acima e além do comum. Completo em 2015, o teatro foi projetado por ALA Architects (arquitetos Juho Grönholm, Antti Nousjoki, Janne Teräsvirta e Samuli Woolston).

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016 - Mais Imagens+ 13

Löyly / Avanto Architects

© kuvio.com

Löyly foi criado no distrito de Helsinki em Helsinki neste ano. De acordo com o júri de pré-seleção, poucos edifícios em Helsinki que são abertos ao público faz uso completo de sua localização ao mar como faz Löyly. O horizonte é visível de quase todas as partes abertas e as vistas também podem ser observadas da cobertura. O edifício é revestido em lâminas de madeira que refletem a luz, graças ao seu perfil triangular. A madeira utilizada na elevação irá adquirir uma patina cinza ao longo do tempo, para que então, de certa distância, possa parecer pedras de granito emblemáticas da costa de Helsinki. As lâminas providenciam privacidade discreta para os usuários das saunas, enquanto permitem uma vista do mar de dentro. O edifício foi projetado pela Avanto Architects (arquitetos Ville Hara, Anu Puustinen, Antti Westerlund and Hiroko Mori; architect students Laura Nenonen e Xiaowen Xu).

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016 - Mais Imagens+ 13

Arena Esportiva Rovaniem, Railo / APRT Architects

© Aaro Artto

O espectador fica fora da Arena Esportiva Rovaniemi, Railo, o edifício residencial e comercial em forma de rocha , uma vez completo, formará uma avenida-fenda serpenteando entre eles. O edifício é localizado dentro do então chamado “Reindeer Antler” projetown plan designed by Alvar Aalto, near the town centre of Rovaniemi. The stand has a very different look depending on the direction from which it is viewed. When seen directly from the front, from the other side of the pitch, the structure looks like a lean and lightweight canopy supported by columns. The best view of the spectator stand is from a distance: a large-scale, statuesque sports arena. According to the Pre-Selection Jury, the new sports arena and multipurpose building add a contemporary edge to the city’s high-quality architecture. Railo was designed by APRT Architects (architects Aaro Artto, Teemu Palo, Yrjö Rossi, Hannu Tikka and Jussi Vakkilainen).

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016 - Mais Imagens+ 13

Capela Suvela / OOPEAA

© Mika Huisman

A Capela Suvela cria um ponto alto natural em seu entorno. Alguns dos espaços são usados pelos habitantes do parque da cidade de Espoo. O edifício também abriga algumas instalações que servem os habitantes do parque, fazendo dele um natural ponto de encontro para pessoas de todas as idades. O edifício forma uma clara delimitação para as rotas de tráfego em volta dele mesmo e a área de jardim enclausurada. O edifício recoberto de cobre se estende do solo para cima do telhado e do campanário, resultando numa impressão escultural. O interior do saguão principal é marcante em sua simplicidade. Completa em 2016, a capela foi projetada pelo OOPEAA Office for Peripheral Architecture (arquitetos Anssi Lassila, Iida Hedberg, Juha Pakkala, Teemu Hirvilammi, Jussi-Pekka Vesala, Hanna-Kaarina Heikkilä, Anis Souissi e Miguel Silva).

4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016 - Mais Imagens+ 13

O júri deste ano foi composto pelo Presidente Pirjo Sanaksenaho, Sari Nieminen, Eero Lundén e Janne Pihlajaniemi. Juntos escolheram quatro projetos, cada um servindo, de sua maneira, como uma "sala de estar" para os habitantes locais.

"As novas edificações finalistas representam edifícios de diversas funções e localizações geográficas diferentes", diz Sanaksenaho. "O que eles têm em comum é que todos eles formam um espaço público para se passar o tempo – uma igreja, um equipamento esportivo, um espaço cultural e um de lazer. Em cada um destes edifícios, a arquitetura foi utilizada para dar interesse e personalidade dentro de seus respectivos ambientes".

O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação em Helsinki no dia 13 de outubro de 2016. Saiba mais sobre o Prêmio Finlândia e sobre os projetos finalistas, aqui.

Notícia via SAFA.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "4 projetos nomeados como finalistas para o Finlandia Prize de 2016" [4 Projects Named as Finalists for the 2016 Finlandia Prize] 24 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797857/4-projetos-nomeados-como-finalistas-para-o-finlandia-prize-de-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.