Museu Nacional da Suíça / Christ & Gantenbein

Museu Nacional da Suíça / Christ & Gantenbein - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Christ & Gantenbein; Christ & Gantenbein
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7400
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roman Keller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  INCHFURNITURE
  • Construtora Principal: ARGE
  • Planejador: SLM Proplaning AG
  • Paisagismo: Vogt Landschafts architekten
  • Construtora: Peter Guggisberg, Mike Sütterlin, Matthias Rötzel
  • Cidade: Zurique
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Roman Keller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ampliação do Museu Nacional de Zurique, cuja celebração de abertura aconteceu em julho de 2016, complementa o edifício do museu original de 1898, desenhado pelo arquiteto Gustav Gull. A nova ala se encontra no lado contíguo ao Parque Platzpitz. Os edifícios antigos e novos se acoplam diretamente entre si a fim de formar um conjunto arquitetônico e urbano. Os elementos históricos e modernos de construção se enfrentam entre si com êxito. O novo edifício incorpora diretamente algumas das características existentes do contexto na sua arquitetura. A localização do edifício acomoda as árvores e os caminhos do parque histórico e a característica tipológica da cobertura do antigo edifício estabelece o tema volumétrico da nova estrutura. As dobras expressivas nos telhados podem ser entendidas como uma interpretação contemporânea do historicismo articulado de Gull. O novo é, portanto, inconcebível sem o antigo, mas é, sem dúvidas, moderno.

© Roman Keller

Arquitetonicamente falando, o conjunto consta de dos aspectos muito diferentes: o elegante e antigo histórico desenhado em uma forma aberta em U e o caráter escultórico da nova ala que fecha o complexo de edifícios, permitindo assim um movimento contínuo através das velhas e novas tramas. A nova ala inclui espaços de exposição flexíveis, uma biblioteca e um amplo auditório para eventos públicos. O motivo central do novo edifício é a ponte. Estende-se em um amplo espaço que oferece um depósito de água que conecta um novo pátio interior com o parque. A ponte prominente chega ao interior como um conjunto monumental de escadas que conduz a área de exposição maior e como uma tribuna no auditório.

Planta de Situação

Sendo edifícios tão diferentes, seus atributos arquitetônicos compartilhados são muito evidentes e servem para criar uma unidade entre o velho e o novo. Os fortes muros de pedra do antigo edifício do século XIX são replicados nas espessas paredes de 80 centímetros da nova ala, que cumprem com os altos requisitos de isolamento térmico da norma Minergie-P Eco. O concreto desenvolvido especialmente para seu uso na nova ala corresponde a fachada do antigo edifício e os pisos de concreto polido na nova ala sugerem uma interpretação moderna dos terraços decorativos no edifício antigo. 

© Roman Keller

O concreto domina o interior do novo museu na combinação dos elementos técnicos deixados propositalmente a vista na cobertura, o que cria uma atmosfera quase industrial, robusta, ampla e aberta a uma variedade de formas de exposição e apresentação. Os novos espaços no Museu Nacional de Zurique são concebidos como naves industriais: conservadores e ao mesmo tempo experimentais.

Planta - térreo

A fase de construção da nova ala também inclui medidas de segurança (contra terremoto e incêndio) e uma ampla renovação de uma grande parte do antigo edifício de acordo com os critérios do patrimônio nacional. A entrada principal do museu foi descolada para lugar onde a ala antiga do museu se encontra com a ala ao lado do rio Limmat, que costumava ser a sede da escola de belas artes. Junto com a nova entrada, toda a infraestrutura de visitas, incluindo o hall, guarda-volume, loja e restaurante foi remodelada. Durante o verão, o restaurante e o bar oferecem instalações ao ar-livre na nova praça, agregando uma nova dimensão e vitalidade a esta central localização urbana, justo em frente a estação principal. Um centro de estudos modernos aberto ao público encontra-se agora nos níveis superiores da histórica ala do rio Limmat e a administração do museu está situada na planta superior do edifício do antigo museu.

© Roman Keller

A fase final da remodelação estrutural do Museu Nacional de Zurique está ainda por vir, entretanto, a partir de 2017 até 2020, a histórica ala oeste e a torre serão submetidas a renovação. Em 2020, o museu estará mais uma vez a disposição do público em sua totalidade, iniciando assim um novo capítulo na apresentação do museu da história da Suíça.

© Roman Keller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zurique, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Nacional da Suíça / Christ & Gantenbein" [Swiss National Museum / Christ & Gantenbein] 02 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796393/museu-nacional-da-suica-christ-and-gantenbein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.